O concurso PMDF é um dos mais concorridos do país e a publicação do edital está cada vez mais perto. São cerca de 2100 vagas, com formação de cadastro reserva, e com exigência de nível superior. Se você está se preparando, aqui vai um conteúdo imperdível sobre Legislação Aplicável à PMDF, que você só encontra aqui no Blog do IMP.
Segundo o nosso professor Paulo Sérgio, especialista em trânsito pela PMDF e docente de Legislação de Trânsito e Legislação Aplicada à PMDF e CBM há 22 anos, a disciplina sempre foi um diferencial na aprovação do candidato.
“ A Legislação Aplicada à PMDF sempre foi um grande diferencial nas provas aplicadas anteriormente e, com certeza, também será nesse certame, pois possibilita ao aluno o conhecimento de toda a carreira policial e facilita o entendimento de outras disciplinas, tais como: Direito Penal e Direito Penal Militar. Sendo assim, possibilita ao aluno acertar questões em várias disciplinas durante a realização da prova”, explica ele.
Nosso especialista explica que o novo edital deve ser bem semelhante ao do último concurso em 2018. Podendo sofrer pequenas alterações.
Possíveis bancas organizadoras para o certame?
Apesar de existiremmuitas especulações sobre o tema, nenhuma banca pode ser descartada por tratar-se de processo licitatório. Contudo, algumas bancas têm ganhado diversos certames, tais como: AOCP, FGV e o próprio Cebraspe.
Para começar, vamos entender melhor do que trata a Legislação aplicável à PMDF. A disciplina aborda situações, obrigações, deveres, direitos e prerrogativas dos policiais militares do DF. Engloba assuntos como a carreira PM, os requisitos para promoção, as licenças, a remuneração e a transferência para a inatividade do Policial Militar.
Dentre as diversas leis que compõem a Legislação Aplicável à PMDF, é importante que o aluno dê especial atenção aos seguintes tópicos:
Quer mais informações?
Se liga nas dicas que o professor Paulo Sérgio compartilhou com a gente. Rola o cursor e aproveita que no final tem aula online gratuita.
Sim. Com o advento da Lei Federal nº 13.954/2019 que versa sobre “a Proteção Social dos Militares”, conhecida como a “Lei de Previdência dos Militares”, o tempo de serviço policial militar que era de 30 anos passou para 35 anos de serviço para que o mesmo possa requerer transferência para a inatividade. Isso alterou vários artigos do Decreto-lei 667/1969 e também do Estatuto dos Policiais Militares (Lei 7.289/1984). Daí a importância do aluno buscar uma legislação atualizada e um curso preparatório que o auxilie e direcione os seus estudos.
Isso depende muito da banca organizadora, mas deve ficar entre o mínimo de 03 e o máximo de 10 questões.
Infelizmente a maioria dos alunos prioriza muito as disciplinas específicas, esquecendo-se dos conhecimentos básicos, tais como: Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico que são essenciais para a sua aprovação.
Se possível, o aluno deve buscar um curso preparatório com professores capacitados que irão direcionar os seus estudos visando sua aprovação no certame.
Leia também:
2023 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.