Organizar o estudo de Gramática para o TJDFT não é uma tarefa simples. Mas não se preocupe, o Blog do IMP está aqui para te ajudar. Prosseguindo com a série de artigos especiais que estamos publicando para o certame, preparamos junto com nosso especialista, professor Fernando Moura, dicas importantes que vão te orientar a organizar melhor a sua preparação.
A grande mudança é sem dúvida a escolha da banca Fundação Getúlio Vargas (FGV). As provas anteriores sempre foram executadas pelo Cespe/Cebraspe. Segundo Fernando Moura, o edital da FGV traz peculiaridades relacionadas à linguagem e à lógica, além de diversos elementos tipológicos, discursivos e estilísticos. “Trata-se de uma banca diferenciada: apresenta questões originais, imprevisíveis e, por vezes, muito complexas”, explica ele.
A boa notícia é que organizando direitinho é possível estudar todo o conteúdo até o dia da prova. Mas vale ressaltar que o candidato precisa dominar os aspectos teóricos de texto e de gramática e resolver muitas questões elaboradas pela banca.
A dica de ouro é: prioridade ao texto.
Por meio de uma sequência de textos de diversos tipos e gêneros. Às vezes, como ocorreu no concurso para o cargo de inspetor da PCRJ (2022), a prova traz textos longos.
Sugiro que o candidato separe, pelo menos, duas horas por dia para o estudo dos aspectos teóricos. Também recomendo que, antes de iniciar a rotina de estudos, analise um texto e a(s) questão (ões) relacionada (s) a ele. É imprescindível o treino para a realização da prova discursiva, que tem caráter eliminatório e classificatório.
Primeiro subestimar as questões de interpretação. Não conhecer a linguagem da instituição e as estratégias de cobrança e por fim, não treinar a produção de textos (prova discursiva).
No dia da prova o candidato deve estar atento, pois cada detalhe vai fazer toda a diferença na sua aprovação. Entre os erros mais comuns, estão:
As questões de gramática da FGV exigem, especialmente, domínio das classes gramaticais e das suas respectivas funções sintáticas (relações de coordenação e de subordinação entre termos e entre orações). É necessário atenção aos desencadeamentos semânticos. Atenção aos deslocamentos e às inversões.
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