Concurso Polícia Penal DF: dicas de preparação antes do edital - IMP Concursos

Notícias

20 de agosto de 2021

Concurso Polícia Penal DF: dicas de preparação antes do edital

A informação de que o edital do Concurso para Polícia Penal DF sairá, entre outubro e dezembro, foi dada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sinpol DF). Se a informação for confirmada, a convocação dos aprovados será em 2022.

Número de vagas e fases do certame

O certame terá cinco fases e deve contemplar 1179 vagas (449 imediatas e 779 de formação de cadastro de reserva).

  • Prova objetiva;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação social e vida pregressa;
  • Curso de formação.

Então, se você está se preparando para carreira policial ou especificamente para o concurso da polícia penal DF, não perca mais nem um minuto.

Se liga nessas dicas de preparação antes do edital aqui do Blog do IMP, pois estudar antes do edital ser publicado requer estratégia, organização de tempo de estudo e de matérias e nós vamos te ajudar nesse caminho.

Dicas do Especialista para o Concurso Polícia Penal DF

Como missão dada é missão cumprida, nossa especialista, Suzele Veloso,  advogada, pós-graduada em Direito Público, mestranda em Direito e  professora para concursos públicos há mais de 14 anos, vai ajudar você a organizar seu estudo de forma otimizada. 

Nesse artigo você vai encontrar:

  • Informações sobre a possível banca do certame;
  • Tipo de questões;
  • Como planejar o estudo antes do edital;
  • O que estudar antes do edital;
  • Principais matéria cobradas no certame;
  • Principais erros que os candidatos cometem na preparação antes do edital.

Você acredita que o edital para o concurso da polícia penal DF será lançado ainda esse ano?

Sim, a possibilidade de publicação ainda esse ano é grande, pois o processo está em efetivo andamento desde fevereiro, quando foi publicada a autorização para sua realização.

Recentemente foi publicada a portaria n.º 243, assinada pelo titular da Secretaria de Administração Penitenciário do DF, regulando a avaliação médica para o concurso. E também, no site da SEAP-DF consta a informação de previsão de publicação do edital no último trimestre deste ano, informação que também foi divulgada pelo Sindicato dos Policiais Penais do DF.

No último concurso a banca foi a Fundação Universa, você acha que manterão a mesma banca?

Não. O TJDFT determinou a extinção da Fundação Universa em outubro de 2020 em razão de graves problemas enfrentados pela Instituição. Dessa forma, não existe mais a possibilidade de que o novo concurso seja realizado por essa banca. Aguardamos a escolha de uma nova banca para o concurso.

Quanto ao padrão da prova, você acredita que será semelhante a prova de 2014 com itens de certo e errado?

É provável que sim, há uma grande possibilidade da prova ser organizada pelo CEBRASPE, banca que adota o critério Certo ou Errado para correção de questões. 

O CEBRASPE tem sido a banca escolhida nos mais importantes concursos na área de segurança no país. Assim, é possível que seja escolhida para a organização deste concurso.

Quais as principais matérias devem ser cobradas no próximo no concurso da Polícia Penal DF ? 

Sobretudo, o estudo para as provas desta área deve incluir os seguintes conteúdos:

  • Direitos humanos;
  • Direito penal, direito processual penal e legislações extravagantes;
  • Direito administrativo;
  • Direito constitucional;
  • Língua portuguesa, 
  • Além dos conteúdos que por lei são obrigatórios nos concursos públicos do DF:  LODF, LC 840 e RIDE.

Quais seriam as suas dicas gerais para quem está de olho no certame começar a se preparar antes do edital? 

Primeiramente, um bom planejamento de estudos precisa aliar: teoria, exercícios, revisões e simulados.

Depois, organizar as matérias de modo que o candidato consiga estudar a teoria, praticar em exercícios, revisar através de resumos, mapas, e testar o nível de conhecimento através dos simulados garantirá uma preparação completa.

E por fim, organizar um local apropriado para o estudo e estabelecer (e cumprir) uma carga horária diária de estudos dentro das condições do candidato.

Vale a pena se basear no edital anterior para estudar para o Concurso da Polícia Penal DF? 

Sim.

Porém é preciso considerar que, como o edital anterior já tem mais de 5 anos e como não será a mesma banca que realizará o concurso, é importante se atentar para os conteúdos de editais na área de execução penal mais recentes, como por exemplo, o edital do DEPEN.

Quais matérias estudar antes do edital?

A princípio, as matérias que são obrigatórias em concursos do DF, tais como:: LODF, LC 840/11 e RIDE. E também, aquelas cujo peso são maiores nas notas, tais como direitos humanos, direito penal, processo penal e legislações correlatas.

Quais os principais erros que os candidatos cometem ao estudar antes da publicaçãodo edital?

Sobretudo, não se conscientizar de que o nível e a quantidade de estudo antes do edital são tão importantes quanto a quantidade e o nível de estudos após a publicação do edital.

Muitas vezes, por não ter sido publicado o edital, o candidato negligencia o estudo e não se dedica o suficiente para que, quando o edital for publicado, ele tenha tempo de fazer os ajustes e se for caso, as revisões referentes aos conteúdos que já estudou antes.

Não se trata de exagero e sacrifício antes da publicação do edital, mas da seriedade em entender que estudar sem a pressão de um edital publicado e prova com data marcada é bem melhor.

Agora uma dica de preparação para quem já está estudando para carreiras policiais há algum tempo?

Refazer o máximo de questões específicas para concursos da área de segurança pública. São provas diferenciadas, bem específicas e que cobram os conteúdos de forma muito aprofundada.

Leia também:


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.