O tão esperado edital do concurso da Polícia Penal do DF (PPDF) foi publicado. Com 1.179 vagas, o certame está sob a responsabilidade do Instituto AOCP. As provas objetivas serão aplicadas no dia 26 de junho de 2022.
Com o edital publicado, é claro que você precisa estar atento a algumas informações muito importantes que vão te ajudar a organizar ou reorganizar a sua preparação. Nossos professores, Vítor Falcão e Thiago Medeiros, analisaram o edital e separaram os principais pontos que o candidato precisa entender para otimizar sua preparação e conseguir um bom rendimento para esse que é um dos maiores concursos para carreira policial do DF.
Vamos lá!! Para começar, preparamos para você um resumo bem objetivo do edital.
Sobre as vagas:
O Instituto AOCP será a organizadora do concurso da Polícia Penal DF. De forma geral, a banca traz enunciados objetivos e diretos, sem pegadinhas, por isso é imprescindível que o candidato tenha muito domínio do conteúdo. Uma questão pode fazer toda a diferença na hora da aprovação, levando-se em consideração que uma questão errada vai anular uma certa.
Como a banca não tem tradição em provas neste estilo de Certo e Errado, embora já tenha feito algumas provas nessa linha, a dica para estudar é: utilizar as provas anteriores da banca e pegar as questões de múltipla escolha, resolver item por item, jugando e justificando o por que de cada um.
Segundo Thiago Medeiros, são quase três meses para se preparar, um tempo razoável até a data da prova. Ele recomenda que o estudo seja feito de forma estratégica e destaca as disciplinas que representam uma grande quantidade de questões: Direito Penitenciário e Criminologia, Português e Direito Penal e Processual Penal.
Para o dia da prova, o professor destaca que a dica é organizar o tempo para realizar as 150 questões nas cinco horas de prova. O que dá ao candidato cerca de dois minutos para analisar cada questão. Um tempo bem favorável.
É muito importante o candidato estar atento à sua pontuação. O edital estabelece notas mínimas de corte, tanto em conceitos básicos como nos específicos, e isso será um critério de eliminação. Portanto na hora de estudar, de fazer simulados, fique atento se você está atingindo o percentual mínimo.
Serão cinco fases, sendo que o Curso de Formação será realizado em Brasília/DF, terá duração de 180 horas/aula e tem caráter eliminatório. Nessa fase serão classificados até 1600 candidatos. Vale ressaltar que quando estiver fazendo o Curso de Formação, o candidato ainda não está nomeado e provavelmente não será remunerado.
“A boa notícia é que são muitas vagas para o curso de formação, tradicionalmente quem faz o curso de formação é nomeado”, explica Vitor Falcão.
O programa de Teste de Aptidão Física (TAF) está pesado, por isso é preciso ter atenção. Não dá para o candidato deixar para se preparar para o TAF depois da aprovação, porque não dará tempo de se habituar. Enquanto estiver estudando para a prova objetiva, o candidato precisa deixar o sedentarismo de lado e se fortalecer.
Para te ajudar a entender ainda mais as particularidades do edital do Concurso da Polícia Penal DF, assista essa análise feita pelos nossos especialistas no canal do IMP Concursos do YouTube.
Leia também:
2023 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.