Concurso PMDF 2022: edital, provas e dicas de estudo - IMP Concursos

Notícias

21 de outubro de 2021

Concurso PMDF 2022: edital, provas e dicas de estudo



Segundo o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Márcio Cavalcanti, o pedido de autorização financeira e orçamentária para o concurso PMDF 2022 será enviado ainda em 2021 à Secretaria de Economia. Serão solicitados o preenchimento de vagas tanto para soldados (praças) como para oficiais.

Vacância Atual PMDF: 8 mil

O efetivo previsto em lei para a Corporação é de 18.673 policiais militares na ativa e, atualmente, segundo a própria instituição, este efetivo está em aproximadamente 10.800 policiais militares, englobando Oficiais e Praças.

Isso quer dizer que, além de vagas para Oficiais e Praças, o candidato aprovado terá a possibilidade de ascensão bem mais rápida na carreira policial.

Expectativas de Vagas concurso PMDF 2022

Há previsão de 2100 vagas para soldado, que exige formação de nível superior. Porém, segundo nosso especialista, professor Paulo Sérgio, especialista em trânsito pela PMDF e docente de legislação de trânsito e legislação aplicada a PMDF e CBM há 22 anos, existe a possibilidade de serem convocados um número maior de aprovados.

“As possibilidades de isso ocorrer são muito boas, devido à falta de efetivo. Contudo, tudo vai depender do que estiver previsto no edital”, explica ele.

• PREPARATÓRIO PRESENCIAL PMDF

Critérios para o cargo

No último concurso, realizado em 2018, além da graduação, o candidato precisava ter idade entre 18 e 30 anos e carteira de habilitação categoria B. Também é necessário ter altura mínima de 1m65 (homens) e 1m60 (mulheres).

Curso de Formação PMDF 2022

Com o pedido de autorização sendo enviado esse ano, a expectativa é de que o concurso seja realizado em 2022. Já o curso de formação, que é a última etapa da seleção, deve ficar para 2023.

Nesse artigo você vai encontrar dicas sobre:

  • Como estudar Legislação Aplicada à PMDF;
  • Ordem de estudo correta dos temas da disciplina;
  • Temas da disciplina que devem ser cobrados no concurso PMDF 2022;
  • Como planejar e montar um cronograma de estudos;
  • Bancas que são cotadas para o certame;
  • Aula online gratuita.

Concurso PMDF 2022: Dicas de Legislação Aplicada

Se você está de olho em uma vaga no concurso PMDF 2022, o Blog do IMP vai te ajudar. Confere aí todas as dicas do professor Paulo Sérgio para você estudar Legislação Aplicada à PMDF, já que a disciplina é um grande diferencial par o certame e pode ser decisivo para a sua aprovação.

“A Legislação Aplicada a PMDF sempre foi um grande diferencial nas provas aplicadas anteriormente e, com certeza, também será nos próximos certames, pois possibilita ao aluno o conhecimento de toda a carreira policial e facilita o entendimento de outras disciplinas, tais como direito penal e direito penal militar, por diferenciar as transgressões disciplinares dos crimes militares e crimes comuns e propiciar ao aluno conhecer os postos e graduações existentes na Corporação. Sendo assim, possibilita ao aluno os acertos de questões em várias disciplinas durante a realização da prova”.

Professor, para começar explique o que é a Legislação Aplicada à PMDF?

Em primeiro lugar, precisamos que o candidato entenda que ao estudar a Legislação aplicada a PMDF, terá a oportunidade de conhecer os seus direitos, deveres e prerrogativas durante a sua vida profissional dentro da corporação, mesmo antes do ingresso. Isso possibilita um amplo conhecimento da instituição policial, o que facilitará melhor compreensão dos trabalhos e missões a serem executadas.

Quais os assuntos estão dentro da disciplina?

A Legislação aplicada a PMDF engloba as seguintes leis e decretos:

1)    Lei nº 7.289/1984 – Estatuto dos Policiais Militares da PMDF;

2)    Lei nº 10.486/2002 – Lei de Remuneração dos Militares do DF;

3)    Lei nº 12.086/2009 – Lei de Promoções dos Militares do DF;

4)    Lei nº 6.450/1977 – Lei de Organização Básica da PMDF – LOB/PMDF;

5)    Decreto Federal nº 10.443/2020 – Regulamenta a Organização Básica da PMDF – LOB;

6)    Decreto Lei nº 667/1969 e Decreto Federal nº 88.777/83 (R-200) – Reorganiza as Polícias Militares dos Estados e do DF.

No concurso PMDF 2022, quais os assuntos da disciplina você acredita que serão cobrados?

Olha, acredito que, como tivemos alterações recentes voltadas para a chamada Lei de proteção social dos militares (“Lei de previdência dos militares”), que alterou de 30 para 35 anos de serviço o tempo mínimo que o militar deve cumprir na carreira PM, é bom o aluno ficar atento aos temas relativos ao ingresso na corporação, direitos, deveres, obrigações, remuneração, promoções dos militares do DF e transferência para a inatividade previstos na legislação vigente.  

Como o aluno deve se organizar para estudar a disciplina?

Para começar os estudos, o aluno deve conhecer o Estatuto dos Policiais Militares do DF (lei 7.289/84), pois ele servirá de base para as demais Leis e Decretos que compõem toda a legislação aplicada à PMDF.

O aluno deve conhecer:

  • Requisitos para ingresso, os círculos hierárquicos existentes, os critérios para promoção, bem como os motivos para transferência para a inatividade.

• PREPARATÓRIO PRESENCIAL PMDF

Existe um esquema ideal de estudo da disciplina para concurso PMDF 2022?

Bom, nesse quesito, é importantíssimo o aluno se organizar para começar os estudos, iniciando com o acompanhamento das aulas e leitura das Leis e Decretos:

  • Primeiro com o Estatuto PMDF;
  • Logo depois, a Lei de Remuneração;
  • Na sequência a Lei de Promoções e a Lei de Organização Básica;
  • Por fim, concluir com os decretos que reorganizam as Polícias militares em todo o Brasil.

Resolução de questões e revisão

O aluno, deve dispensar um período de estudos, com a resolução de questões e revisão dos tópicos estudados a cada semana, buscando principalmente a resolução de provas de concursos anteriores, seja para o curso de formação de oficiais (CFO), de Praças (CFP) ou de Habilitação de Oficiais (CHOAEM).

Quantas questões você acredita que o concurso PMDF 2022 vai trazer sobre a Legislação Aplicada?

Considerando as provas aplicadas em concursos anteriores para oficiais e praças, devemos ter entre 03 (três) e 10 (dez) questões voltadas para a Legislação aplicada à PMDF.

Com relação a banca escolhida, você tem algum palpite?

Acredito que, pelo histórico de certames anteriores, o CEBRASPE e o IADES são fortes concorrentes para os editais, tanto para o CFP (Curso de Formação de Praças), quanto para o CFO (Curso de Formação de Oficiais) e para o CHOAEM (Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, Especialistas e Músicos). 

Leia também:


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.