PROCON/DF: Edital publicado com 174 vagas para níveis médio e superior! - IMP Concursos

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17 de janeiro de 2023

PROCON/DF: Edital publicado com 174 vagas para níveis médio e superior!

Saiu mais um edital!!!

Desta vez para o PROCON/DF, com 174 vagas para os cargos de Técnico de Atividades de Defesa do Consumidor: Agente Administrativo, Analista de Atividades de Defesa do Consumidor e Fiscal de Defesa do Consumidor.

As remunerações iniciais são de até R$ 6.616,62 e os interessados poderão se inscrever no site da banca organizadora (Quadrix) entre os dias 17/02 e 17/03/2023 e efetuar o pagamento da taxa de R$ 80,00, para realização das provas em 30/04/2023.

Confira os detalhes do edital:

Banca organizadora: Instituto Quadrix;
Vagas: 69 imediatas + 105 CR;
Cargos ofertados:
-Técnico de Atividades de Defesa do Consumidor: Agente Administrativo;
-Analista de Atividades de Defesa do Consumidor (diversas especialidades);
-Fiscal de Defesa do Consumidor.
Salários iniciais: de até R$ 6.616,62;
Escolaridade: níveis médio e superior;
Taxas de inscrição:
-Técnico: R$ 80,00;
-Demais cargos: R$ 95,00.
Inscrições: 17/2 a 17/3;
Provas: 30/4.

Confira as vagas disponíveis:

Nível médio

-Técnico de Atividades de Defesa do Consumidor – Agente Administrativo: 24 vagas imediatas + 27 CR.

Nível superior

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor:

-Administração: 6 vagas imediatas + 12 vagas CR;
-Arquivologia: 1 vaga imediata + 2 vagas CR;
-Contabilidade: 3 vagas imediatas + 3 vagas CR;
-Direito e Legislação: 19 vagas imediatas + 19 vagas CR;
-Economia: 1 Vaga imediata + 2 vagas CR;
-Especialista em Recursos Humanos: 1 vaga imediata + 1 vaga CR;
-Jornalismo: 2 vagas imediatas + 2 vagas CR;
-Modernização da Gestão Pública: 2 vagas imediatas + 2 vagas CR.

Fiscal de Defesa do Consumidor: 10 vagas imediatas + 35 vagas CR.

Inscrições e remunerações:

As inscrições podem ser feitas no site da banca examinadora, Quadrix, do dia 17/02 até o dia 17/03. Os valores variam de acordo com o cargo:

-Técnico: R$ 80,00;
-Demais cargos: R$ 95,00.

Os salários iniciais:

Técnico de Atividades de Defesa do Consumidor – Agente Administrativo: R$ 4.898,91;

Analista e Fiscal: R$ 6.616,62.

Requisitos para ingressar e descrição sumária de cada cargo:

Técnico de Atividades de Defesa do Consumidor – Agente Administrativo: Nível médio

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor:

-Administração: certificado,  devidamente  registrado,  de  conclusão  de curso  de  ensino médio, expedido  por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio do sistema de ensino.

Descrição sumária: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades administrativas referentes à gestão de pessoas, finanças,  orçamento,  patrimônio,  material, transporte,  cargos  e  salários  e,  organização  e  métodos;  participar  de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Arquivologia: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso  de  graduação  em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro na DRT/Ministério do Trabalho.

Descrição sumária: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades arquivísticas, estudos e pesquisas com enfoque histórico administrativo sobre gerenciamento de informação e de gestão documental e sua aplicação; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área

Contabilidade: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de  graduação  em Contabilidade, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.

Descrição sumária: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades relacionadas à contabilidade em geral,  com  vistas  à  elaboração  orçamentária  e  ao  controle  da  situação  financeira  e  patrimonial;  participar  de  programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Direito e Legislação: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Descrição sumária: planejar,  coordenar,  supervisionar,  avaliar  e  executar  atividades  referentes  ao  estudo  e  à orientação  de  atos  que  envolvam  conhecimento  técnico  das  legislações  consumeristas,  bem  como  quaisquer  outras  que demandem  saber  jurídico  de  interesse  do  PROCON-DF; participar  de  programas  de  desenvolvimento  que  envolvam  conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Economia: diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.

Descrição sumária: planejar,  coordenar,  supervisionar,  avaliar  e executar  atividades  referentes  à  pesquisa,  análise econômica e sua aplicação; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Especialista em Recursos Humanos: diploma, devidamente registrado,  de  conclusão  de curso  de  graduação  em Administração, Pedagogia ou Psicologia, ou outro  curso  superior  com  especialização  em  Recursos  Humanos  de,  no  mínimo,  360  horas, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe;

Descrição sumária: planejar,  coordenar,  supervisionar,  avaliar  e  executar  atividades  de  administração  e  psicologia aplicada ao trabalho, tais como recrutamento, seleção, treinamento, acompanhamento e avaliação de desempenho, análise de cargos e salários; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Jornalismo: diploma de nível superior em Comunicação Social – Jornalismo, além de registro no Conselho de Classe;

Descrição sumária: planejar,  coordenar, supervisionar, avaliar  e  executar  atividades  relacionadas  à  cobertura  dos eventos e das reuniões, quando o PROCON-DF for parte e manifestar-se sobre os tópicos referentes à área de comunicação social; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Modernização da Gestão Pública diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social -Jornalismo, fornecido por instituição  de  ensino  superior  reconhecida  pelo  Ministério  da  Educação,  e  registro  no  Conselho  de Classe.

Descrição sumária: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades relacionadas a planos, programas e  projetos  com  ênfase  na  melhoria  da  gestão  pública;  participar  de  programas  de  desenvolvimento  que  envolvam  conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Fiscal de Defesa do Consumidor: diploma,  devidamente  registrado,  de  conclusão  de curso  de  graduação  em qualquer  área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.

Descrição sumária: planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades de fiscalização relativas às normas de defesa do consumidor; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área.

Fases do concurso

As fases do concurso público estão descritas no quadro a seguir:

Prova objetiva:

A prova objetiva, de  caráter  eliminatório  e  classificatório,  será  composta  de 120itens,  valerá 120,00 pontos e  avaliará  as habilidades e os conhecimentos do candidato.

Cada área de  conhecimento  será  constituída por itens  para  julgamento,  agrupados  por  comandos  que  deverão  ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha  de  respostas da prova  objetiva,  para  cada  item, 2  (dois)campos  de  marcação:  o  campo  designado  com  a  letra  C,  que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com a letra E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Cada item marcado em discordância com o gabarito oficial anula um item marcado certo.

Será reprovado na prova objetiva e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) obtiver nota inferior a 12,00 pontos na área de conhecimentos básicos;
b) obtiver nota inferior a 21,00pontosna área de conhecimentos específicos;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos na nota final da prova objetiva.

Prova discursiva:

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados  nas  provas  objetivas  e  mais  bem  classificados  até  o  quantitativo  equivalente  a 3  (três) vezes  o  somatório  das vagas imediatas e de cadastro de reserva, respeitados os empates na última colocação, de acordo com o quadro a seguir:

Aspectos formais e linguísticos (AFL):

a) Apresentação (AP), com pontuação máxima limitada ao valor de 2,00 pontos: serão avaliados o respeito às margens delimitadoras do texto, a estruturação dos parágrafos (sobretudo a indicação de parágrafos) e a legibilidade.
b) Coerência (CR), com pontuação máxima limitada ao valor de 2,00 pontos: serão avaliados a clareza do texto e o nexo entre as ideias  apresentadas.  O texto deve ser construído com  linguagem adequada e clara, de modo que a compreensão não seja prejudicada por obstáculos como obscuridade, contradições, falta de articulação entre ideias e falha na construção de sentidos.
c) Coesão (CS), com pontuação máxima limitada ao valor de 2,00 pontos: será avaliada a conexão entre os elementos formadores do  texto  (parágrafos,  ideias,  períodos,  orações  e argumentos).  A conexão deve ser estabelecida pelo emprego adequado e diversificado dos mecanismos linguísticos necessários para a construção do texto.
d) Tipo Textual (TT), com pontuação máxima limitada ao valor de 2,00 pontos: será avaliado o  atendimento ao  tipo  textual dissertativo,  o  que  inclui  a  estruturação  adequada  do  texto,  o  qual  deve  apresentar,  de  forma  bem  definida,  introdução, desenvolvimento e conclusão. O texto não deve apresentar divisão em itens ou tópicos, e não devem ser feitas menções diretas às partes que o compõem.
e) Linguagem (LG), com pontuação máxima limitada ao valor de2,00 pontos: será avaliado o uso adequado da língua portuguesa em seu padrão culto.

Conteúdo programático do Edital!

TÉCNICO DE ATIVIDADES DE DEFESA DO CONSUMIDOR:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

1.1.2LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.  3  Ortografia  oficial.  4  Mecanismos  de  coesão  textual.  4.1  Emprego  de  elementos  de  referenciação,  substituição  e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.  5.3  Relações  de  subordinação  entre  orações  e  entre  termos  da  oração.  5.4  Emprego  dos  sinais  de  pontuação.  5.5 Concordância  verbal  e  nominal.  5.6  Regência  verbal  e  nominal.  5.7  Emprego  do  sinal  indicativo  de  crase.  5.8  Colocação  dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.1Adequação do formato do texto ao gênero.

1.1.2ATUALIDADES: 1 Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia,  energia,  política,  economia,  sociedade,  práticas  de  cidadania,  educação, defesa  dos  direitos  do  consumidor,  artes e literatura,  com  suas  vinculações  históricas.  2  Atualidades  e  contextos  históricos,  geográficos,  sociais,  políticos,  econômicos  e culturais referentes ao Distrito Federal. 2.1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

1.1.3NOÇÕES DE INFORMÁTICA E DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES -SEI: 1 Noções de internet, intranet e redes de computadores. 2 Noções  do  Sistema  SEI: conceitos  básicos  dos  modos  de  utilização  de  tecnologias,  ferramentas,  aplicativos  e procedimentos  de  informática. 3 Conceitos  básicos  dos  modos  de  utilização  de  aplicativos  para  edição  de  textos,  planilhas  e apresentações  utilizando-se  a  suíte  de  produtividade  Microsoft  Office  2010  ou  superior. 4 Conceitos  e  modos  de  utilização  de sistemas  operacionais  Windows  7  e  10. 5 Noções  básicas  de  ferramentas  e  aplicativos  de  navegação  (Google  Chrome,  Mozilla Firefox,  Internet  Explorer  e  Edge)  e  correio  eletrônico  (Notes  SmartCloud  e  Verse). 6 Noções  de  computação  na  nuvem  (cloud computing). 7 Conceitos  de  organização  e  de  gerenciamento  de  informações,  arquivos,  pastas  e  programas  em  ambientes compartilhados. 8 Noções  básicas  de  segurança  da  informação  e  proteção  de  sistemas  informatizados.9DecretoDistrital  nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações –SEI).

1.1.4LEGISLAÇÃO: 1 Lei Orgânica do Distrito Federal (Título I –Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título  II –Da  Organização  do  Distrito  Federal.  Título  III –Da  Organização  dos  Poderes.  Título  VI –Da  Ordem  Social  e  do  meio ambiente.) 2 Lei  Complementar  nº  840/2011  e  suas  alterações  (Título  I –Das  Disposições  Preliminares.  Título  II –Dos  Cargos Públicos  e  das  Funções  de  Confiança.  Título  V –Dos  Deveres.  Título  VI –Do  Regime  Disciplinar.  Título  VII –Dos  Processos  de Apuração de Infração Disciplinar.). 3. Decreto Distrital nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do  Poder  Executivo). 4 Lei  nº  10.741/2003 (dispõe  sobre  o  Estatuto  do  Idoso  e  da  outras  providências. Título  I -Disposições Preliminares. Título II -Dos Direitos Fundamentais). 5Lei nº 4.502/2010(cria a carreira Atividades de Defesa do Consumidor do Distrito Federal no Quadro de Pessoal do Instituto de Defesa do Consumidor –PROCON/DF).

1.2 CONHECIMENTOS   ESPECÍFICOS(CARGO 200: TÉCNICO   DE   ATIVIDADES   DE   DEFESA   DO   CONSUMIDOR -AGENTE ADMINISTRATIVO): Direito do Consumidor: 1 Direitos do consumidor. Disposições gerais. Direitos básicos do consumidor. Ônus da prova. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. 2 Da proteção contratual.  Contratos  bancários  e  superendividamento.  Da  defesa  dos  interesses  do  consumidor  em  juízo  e  das  sanções administrativas. 3  Política Nacional das Relações de Consumo. 4 Proteção à saúde e à segurança. 5 Desconsideração da pessoa jurídica. 6 Práticas comerciais. Oferta, publicidade e propaganda. Decadência e prescrição. Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastro de consumidores. 7 Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874/2019).

8 Legislação  específica:8.1  Decretos:  Decreto-Lei  nº  2.848/1940  (institui  o  Código  Penal –Título  XI –Dos  Crimes  contra  a Administração Pública). Decreto nº 2.181/1997 (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor). Decreto nº7.962/2013 (Contratação no  Comércio  Eletrônico).  Decreto  nº  11.034/2022  (Serviço  de  Atendimento  ao  Consumidor-SAC). 8.2  Leis  Federais:  Lei  nº 7.347/1985  (Ação  Civil  Pública).  Lei  nº  8.078/1990  (dispõe  sobre  a  proteção  do  consumidor  e  dá  outras  providências).  Lei  nº 8.137/1990 e suas alterações (Crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo). Lei nº 8.429/1992 e  alterações  (Improbidade  Administrativa).  Lei  nº  10.962/2004  (Oferta  e  as  formas  de  afixação  de  preços-regulamentada  pelo Decreto Federal nº 5.903/2006). Lei nº 12.291/2010 (Disponibilização do Código de Defesa do Consumidor). Lei nº 12.933/2013 (Benefício Meia Entrada-regulamentada pelo Decreto Federal nº 8.537/2015). 8.3. Legislação Distrital: Lei nº2.529/2000 (Dispõe sobre  a  obrigatoriedade  das empresas  públicas  e  privadas,  repartições, hospitais  públicos  e  privados,  ambulatórios,  bem como cartórios, agências bancárias, concessionárias e permissionárias de serviço público do Distrito Federal, empresas de transportes aéreos  e  terrestres,  nacionais  e  internacionais  que  atuam  em  seu  território,  eventos  culturais  e  esportivos,  shows  artísticos, cinemas e teatros a atender aos usuários dos seus serviços,  em tempo razoável).  Lei nº 2.668/2001 (Dispõe sobre a criação do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal-Procon DF). Lei nº6.259/2019 (Dispõe sobre a contagem do prazo para sanar vício de produtos de que trata o art. 18, § 1º, da Lei federal n. 8.078, de 11 de setembro de 1990 –Código de Defesa do Consumidor). Lei nº6.316/2019 (Dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento ao consumidor de informações e documentos por parte  de  operadoras de  plano  ou  seguro  privado  de  assistência  à  saúde  no  caso  de  negativa  de  cobertura  e  dá  outras providências). Lei nº6.332/2019 (Institui normas protetivas do consumidor, com ampliação do direito à informação e formas de comunicação sobre programas de pontuação e cartão fidelidade sobre produtos adquiridos e serviços prestados presencialmente, possibilita o exercício deste direito sem sua apresentação, mediante simples informação do CPF, e dá outras providências).Lei nº 6.481/2020 (Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de telefone do serviço de atendimento ao consumidor –SAC em sítios  eletrônicos).  Lei  nº  6.930/20210  (Veda  às  instituições  financeiras,  no  Distrito  Federal,  ofertar  e  celebrar  contrato  de empréstimo financeiro e cartão de crédito consignado com idosos, aposentados e pensionistas por meio de ligação telefônica). Decreto nº 41.381/2020 (Regulamenta a Lei Distrital n. 5.879/2017, que proíbe toda forma de publicidade e propaganda no interior das  escolas  de  educação  básica  das  redes  pública  e  privada  do  Distrito  Federal,  e  dá  outras  providências).

Noções  de  Direito Administrativo:1Estado,  governo  e  Administração  Pública: conceitos;  elementos;  poderes;  organização;  natureza;  fins;  e princípios.  2  Organização  administrativa  da  União:  administração  direta e  indireta. 3  Agentes  públicos:  espécies  e  classificação; poderes,  deveres  e  prerrogativas;  cargo,  emprego e  função  pública.  4  Poderes  administrativos:  poder  hierárquico;  poder disciplinar;   poder   regulamentar;   poder   de   polícia;   uso   e   abuso   do   poder.   5   Serviços   públicos:   conceito,   classificação, regulamentação   e   controle;   forma,   meios   e   requisitos; delegação   (concessão,   permissão   e   autorização).   6   Controle   e responsabilização  da  Administração:  controle  administrativo;  controle  judicial;  controle  legislativo;  responsabilidade  civil  do Estado. 7 Lei nº 14.133/2021. 7.1 Licitações: conceito; objeto; finalidades; princípios; obrigatoriedade; dispensa; inexigibilidade; vedação; modalidades; procedimentos; fases; revogação; invalidação; desistência; e controle.

Noções de Direito Constitucional: 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos  e  deveres  individuais  e  coletivos,  direitos  sociais,  nacionalidade,  cidadania,  direitos  políticos,  partidos  políticos. 3 Organização  político administrativa.  3.1  União,  estados,  Distrito  Federal,  municípios  e  territórios.  4  Administração  pública. 4.1 Disposições  gerais,  servidores  públicos.  5  Poder  Legislativo.  5.1  Congresso  Nacional,  Câmara  dos  Deputados,  Senado  Federal, deputados  e  senadores.  6  Poder  Executivo.  6.1  atribuições  do  presidente  da  República  e  dos  ministros  de  Estado.  7  Poder Judiciário. 7.1 Disposições gerais. 7.2 Órgãos do Poder Judiciário. 7.2.1 Competências. 7.3 Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 7.3.1 Composição e competências. 8 Funções essenciais à justiça. 8.1 Ministério Público, Advocacia Pública e Defensoria Pública.

Noções de  Administração  Pública:1  Características  básicas  das  organizações  formais  modernas:  tipos  de  estrutura  organizacional; natureza;  finalidades;  e  critérios  de  departamentalização.  2  Processo  organizacional:  planejamento;  direção;  comunicação; controle;  e  avaliação.  3  Gestão  de  processos.  4  Gestão  da  qualidade.  5  Gestão  de  projetos.

Noções  de raciocínio  lógico: 1 Estruturas   lógicas.2   Lógica   de   argumentação   (analogias,   inferências,   deduções   e   conclusões).   3   Lógica   sentencial   (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de DeMorgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio logico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

ANALISTA DE ATIVIDADES DE DEFESA DO CONSUMIDOR

2.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS

2.1.2 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.  3  Ortografia  oficial.  4  Mecanismos  de  coesão  textual.  4.1  Emprego  de  elementos  de  referenciação,  substituição  e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.  5.3  Relações  de  subordinação  entre  orações  e  entre  termos  da  oração.  5.4  Emprego  dos  sinais  de  pontuação.  5.5 Concordância  verbal  e  nominal.  5.6  Regência  verbal  e  nominal.  5.7  Emprego  do  sinal  indicativo  de  crase.  5.8  Colocação  dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.1 Adequação do formato do texto ao gênero.2.1.2 ATUALIDADES: 1 Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia,  política,  economia,  sociedade,  práticas  de  cidadania,  educação,  defesa  dos  direitos  do  consumidor,  artes e literatura,  com  suas  vinculações  históricas.  2  Atualidades  e  contextos  históricos,  geográficos,  sociais,  políticos,  econômicos  e culturais referentes ao Distrito Federal. 2.1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

2.1.3 NOÇÕES DE INFORMÁTICA E DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES -SEI: 1 Noções de internet, intranet e redes de computadores. 2 Noções  do  Sistema  SEI:conceitos  básicos  dos  modos  de  utilização  de  tecnologias,  ferramentas,  aplicativos  e procedimentos  de  informática. 3 Conceitos  básicos  dos  modos  de  utilização  de  aplicativos  para  edição  de  textos,  planilhas  e apresentações  utilizando-se  a  suíte  de  produtividade  Microsoft  Office  2010  ou  superior. 4 Conceitos  e  modos  de  utilização  de sistemas  operacionais  Windows  7  e  10. 5 Noções  básicas  de  ferramentas  e  aplicativos  de  navegação  (Google  Chrome,  Mozilla Firefox,  Internet  Explorer  e  Edge)  e  correio  eletrônico  (Notes  SmartCloud  e  Verse). 6 Noções  de  computação  na  nuvem  (cloud computing). 7 Conceitos  de  organização  e  de  gerenciamento  de  informações,  arquivos,  pastas  e  programas  em  ambientes compartilhados. 8 Noções  básicas  de  segurança  da  informação  e  proteção  de  sistemas  informatizados.9DecretoDistrital  nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações –SEI).

2.1.4LEGISLAÇÃO: 1 Lei Orgânica do Distrito Federal (Título I –Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título  II –Da  Organização  do  Distrito  Federal.  Título  III –Da  Organização  dos  Poderes.  Título  VI –Da  Ordem  Social  e  do  meio ambiente.) 2 Lei  Complementar  nº  840/2011  e  suas  alterações  (Título  I –Das  Disposições  Preliminares.  Título  II –Dos  Cargos Públicos  e  das  Funções  de  Confiança.  Título  V –Dos  Deveres.  Título  VI –Do  Regime  Disciplinar.  Título  VII –Dos  Processos  de Apuração de Infração Disciplinar.). 3. Decreto Distrital nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do  Poder  Executivo). 4 Lei  nº  10.741/2003 (dispõe  sobre  o  Estatuto  do  Idoso  e  da  outras  providências. Título  I -Disposições Preliminares.Título II -Dos Direitos Fundamentais). 5 Lei nº 4.502/2010(cria a carreira Atividades de Defesa do Consumidor do Distrito Federal no Quadro de Pessoal do Instituto de Defesa do Consumidor –PROCON/DF).

2.2CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ANALISTA DE ATIVIDADES DE DEFESA DO CONSUMIDOR – ADMINISTRAÇÃO:

Administração  Geral: 1  Evolução  da  administração.  1.1  Principais  abordagens  da  administração  (clássica  até  contingencial).  2 Processo  administrativo.  2.1  Funções  de  administração.  2.1.1  Planejamento,  organização,  direção  e  controle.  2.2  Processo  de planejamento. 2.2.1 Planejamento estratégico. 2.2.1.1 Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. 2.2.2 Análise competitiva  e  estratégias  genéricas.  2.2.3  Redes  e  alianças.  2.2.4  Planejamento  tático.  2.2.5  Planejamento  operacional.  2.2.6Administração por objetivos. 2.2.7 Balanced scorecard. 2.2.8 Processo decisório. 2.3 Organização. 2.3.1 Estrutura organizacional. 2.3.2 Tipos de departamentalização. 2.3.2.1 Características, vantagens e desvantagens de cada tipo. 2.3.3 Organização informal. 2.3.4 Cultura organizacional. 2.4 Direção. 2.4.1 Motivação e liderança. 2.4.2 Comunicação. 2.4.3 Descentralização e delegação. 2.5 Controle. 2.5.1 Características. 2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens. 2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional. 3 Gestão de pessoas. 3.1 Equilíbrio organizacional. 3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 3.3 Recrutamento e  seleção  de  pessoas.  3.3.1  Objetivos  e  características.  3.3.2  Principais  tipos,  características,  vantagens  e  desvantagens.  3.3.3 Principais técnicasde seleção de pessoas. 3.3.3.1 Características, vantagens e desvantagens. 3.4 Análise e descrição de cargos. 3.5 Capacitação  e  desenvolvimento  de  pessoas.  3.6  Gestão  de  desempenho.  3.7  Gestão  por  competências.  3.8  Sistemas  de Recompensas. 3.9 Clima Organizacional. 3.10 Qualidade de Vida no Trabalho. 3.11 Grupos e equipes de trabalho. 3.12 Gestão da Mudança. 4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 4.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade.  4.2  Ferramentas  de  gestão  da  qualidade.  5  Gestão  de  projetos.  5.1  Elaboração,  análise  e  avaliação  de  projetos.  5.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 5.3 Projetos e suas etapas. 6 Gestão de processos. 6.1 Conceitos da abordagem por processos. 6.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 6.3 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. 6.4 BPM. 7 Administração Financeira. 7.1 Indicadores de Desempenho.  Tipo. Variáveis. 7.2 Princípios  gerais  de  alavancagem  operacional  e  financeira.  7.3  Planejamento  financeiro  de  curto  e  longo  prazo.  7.4  Conceitos básicos  de  análise  de  balanços  e  demonstrações  financeiras.  8.  Gestão  de  Riscos.

Administração  Pública: 1  As  reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. 2 Administração Pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. 3 Processos participativos de gestão pública.  3.1  Conselhos  de  gestão,  orçamento  participativo,  parceria  entre  governo  e  sociedade.  4  Governo  eletrônico; transparência  da  administração  pública;  controle  social  e  cidadania;  accountability.  5  Gestão  por  resultados  na  produção  de serviços públicos. 6 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. 7 Administração de compras e materiais.7.1  Processos  de  compras  governamentais  e  gerenciamento  de  materiais e  estoques.  8  Governabilidade  e  governança; intermediação  de  interesses  (clientelismo,  corporativismo  e  neocorporativismo).  9  Mudanças  institucionais.  9.1  Conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.  10  Processo  de  formulação  e  desenvolvimento  de  políticas.  10.1  Construção  de  agendas,  formulação  de  políticas, implementação  de  políticas.  11  As  políticas  públicas  no  Estado  brasileiro  contemporâneo;  descentralização  e  democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social. 12 Planejamento e avaliação nas políticas públicas.  12.1  Conceitos  básicos  de  planejamento.  12.2  Aspectos  administrativos,  técnicos,  econômicos  e  financeiros.  12.3 Formulação de programas e projetos. 12.4 Avaliação de programas e projetos. 12.5 Tipos de avaliação. 12.6 Análise custo-benefício e  análise  custo-efetividade.  13  Lei  nº  12.527/2011  (Lei  de  acesso  à  informação).  14  Lei  Complementar  nº  131/2009  (Lei  da Transparência).

Administração  orçamentária  e  financeira: 1  Orçamento  público.  1.1  Conceito  1.2  Técnicas  orçamentárias.  1.3 Princípios  orçamentários.  1.4  Ciclo  orçamentário.  1.5  Processo  orçamentário.  2  O  orçamento  público  no  Brasil.  2.1  Sistema  de planejamento  e  de  orçamento  federal.  2.2  Plano  plurianual.  2.3  Diretrizes  orçamentárias.  2.4  Orçamento  anual.  2.5  Sistema  e processo de orçamentação. 2.6 Classificações orçamentárias. 2.7 Estrutura programática. 2.8 Créditos ordinários e adicionais. 3 Programação  e  execução  orçamentária  e  financeira.  3.1  Descentralização  orçamentária  e  financeira.  3.2  Acompanhamento  da execução. 3.3 Sistemas de informações. 3.4 Alterações orçamentárias. 4 Receita pública. 4.1 Conceito e classificações. 4.2 Estágios. 4.3  Fontes.  4.4  Dívida  ativa.  5  Despesa  pública.  5.1  Conceito  e  classificações.  5.2  Estágios.  5.3  Restos  a  pagar.  5.4  Despesas  de exercícios anteriores. 5.5 Dívida flutuante e fundada. 5.6 Suprimento de fundos. 6 Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações (Lei de Responsabilidade Fiscal). 7  Lei nº 4.320/1964 e suas alterações.

Noções  de Direito Administrativo: 1Estado,  governo e Administração Pública:conceitos; elementos; poderes; organização; natureza; fins; e princípios. 2 Organização administrativa da União:  administração  direta  e  indireta.  3  Agentes  públicos:  espécies  e  classificação;  poderes,  deveres  e  prerrogativas;  cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação (concessão, permissão e autorização). 6 Controle e responsabilização da Administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. 7 Lei nº 14.133/2021. 7.1 Licitações: conceito; objeto; finalidades; princípios; obrigatoriedade;  dispensa;  inexigibilidade;  vedação;  modalidades;  procedimentos;  fases;  revogação;  invalidação;  desistência; e controle.

Noções de Direito Constitucional: 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2  Direitos  e  garantias  fundamentais.  2.1  Direitos  e  deveres  individuais  e  coletivos,  direitos  sociais,  nacionalidade,  cidadania, direitos  políticos,  partidos  políticos.  3  Organização  político administrativa.  3.1  União,  estados,  Distrito  Federal,  municípios  e territórios.  4  Administração  pública.  4.1  Disposições  gerais,  servidores  públicos.  5  Poder  Legislativo.  5.1  Congresso  Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, deputados e senadores. 6 Poder Executivo. 6.1 atribuições do presidente da República e dos  ministros  de  Estado.  7  Poder  Judiciário.  7.1  Disposições  gerais.  7.2  Órgãos  do  Poder  Judiciário.  7.2.1  Competências.  7.3 Conselho  Nacional  de  Justiça  (CNJ).  7.3.1  Composição  e  competências.  8  Funções  essenciais  à  justiça.  8.1  Ministério  Público, Advocacia Pública e Defensoria Pública.

Noções de Direito do Consumidor: 1 Direitos do consumidor. Disposições gerais. Direitos básicos do consumidor. Ônus da prova. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. 2 Da proteção contratual. Contratos bancários e superendividamento. Da defesa dos interesses do consumidor em juízo  e  das  sanções  administrativas.  3  Política  Nacional  das  Relações  de  Consumo.  4  Proteção  à  saúde  e  à  segurança.5 Desconsideração  da pessoa  jurídica.  6  Práticas comerciais.  Oferta,  publicidade  e  propaganda.  Decadência  e  prescrição.  Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastro de consumidores. 7 Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei  Federal  nº  13.874/2019).8 Legislação  específica: Lei  nº  8.078/1990  (dispõe  sobre  a  proteção  do  consumidor  e  dá  outras providências).Decreto  nº  2.181/1997  (Sistema  Nacional  de  Defesa  do  Consumidor).Decreto  nº  7.962/2013  (Contratação  no Comércio Eletrônico).Lei  nº  10.962/2004  (Oferta  e  as  formas  de  afixação  de  preços-regulamentada  pelo  Decreto  Federal  nº 5.903/2006).Decreto nº 11.034/2022 (Serviço de Atendimento ao Consumidor-SAC).

ANALISTA DE  ATIVIDADES DE  DEFESA DO CONSUMIDOR –ARQUIVOLOGIA

Conceitos: 1  Arquivística:  princípios  e  conceitos.  2  Políticas  públicas  de  arquivo,  legislação  arquivística.  3  Normas  nacionais  e internacionais de arquivo. 4 Sistemas e redes de arquivo. 5 Gestão de documentos. 5.1 Implementação de programas de gestão de  documentos.  6  Diagnóstico  da  situação  arquivística  e  realidade  arquivística  brasileira.  7  Protocolo:  recebimento,  registro, distribuição,  tramitação  e  expedição  de  documentos.  8  Funções  arquivísticas.8.1  Criação  de  documentos.  8.2  Aquisição  de documentos.  8.3  Classificação  de  documentos.  8.4  Avaliação  de  documentos.  8.5  Difusão  de  documentos.  8.6  Descrição  de documentos.  8.7  Preservação  de  documentos.  9  Análise  tipológica  dos  documentos  de  arquivo.  10Políticas  de  acesso  aos documentos  de  arquivo.  11  Sistemas  informatizados  de  gestão  arquivística  de  documentos.  11.1  Documentos  digitais.  11.2 Requisitos. 11.3  Metadados. 12 Microfilmagem  de  documentos  de  arquivo.13  Artigos  5, 23, 24, 30,  215  e  216  da Constituição Federal. 14 Lei nº 8.159/1991 e decretos regulamentares. 15 Resoluções e Cartas do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

Noções de Direito do Consumidor: 1 Direitos do consumidor. Disposições gerais. Direitos básicos do consumidor. Ônus da prova. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. 2 Da proteção contratual. Contratos  bancários  e  superendividamento.  Da  defesa dos  interesses  do  consumidor  em  juízo  e  das  sanções  administrativas.  3Política Nacional das Relações de Consumo. 4 Proteção à saúde e à segurança. 5 Desconsideração da pessoa jurídica. 6 Práticas comerciais. Oferta, publicidade e propaganda. Decadência e prescrição. Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastro  de  consumidores.  7  Declaração  de  Direitos  de  Liberdade  Econômica  (Lei  Federal  nº  13.874/2019).8 Legislação específica: Lei nº 8.078/1990 (dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências).Decreto nº 2.181/1997 (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor).Decreto nº 7.962/2013 (Contratação no Comércio Eletrônico).Lei nº 10.962/2004 (Oferta e as  formas  de  afixação  de  preços-regulamentada  pelo  Decreto  Federal  nº  5.903/2006).Decreto  nº  11.034/2022  (Serviço  de Atendimento ao Consumidor-SAC).

ANALISTA DE ATIVIDADES DE DEFESA DO CONSUMIDOR –CONTABILIDADE:

Administração  orçamentária  e  financeira: 1  Orçamento  público.  1.1  Conceito  1.2  Técnicas  orçamentárias.  1.3  Princípios orçamentários. 1.4 Ciclo orçamentário. 1.5 Processo orçamentário. 2 O orçamento público no Brasil. 2.1 Sistema de planejamento e  de  orçamento  federal.  2.2  Plano  plurianual.  2.3  Diretrizes  orçamentárias.  2.4  Orçamento  anual.  2.5  Sistema  e  processo  de orçamentação. 2.6 Classificações orçamentárias. 2.7 Estrutura programática. 2.8 Créditos ordinários e adicionais. 3 Programação e  execução  orçamentária  e  financeira.  3.1  Descentralização  orçamentária  e  financeira.  3.2  Acompanhamento  da  execução.  3.3 Sistemas de informações. 3.4 Alterações orçamentárias. 4 Receita pública. 4.1 Conceito e classificações. 4.2 Estágios. 4.3 Fontes. 4.4  Dívida  ativa.  5  Despesa  pública.  5.1  Conceito  e  classificações.  5.2  Estágios.  5.3  Restos  a  pagar.  5.4  Despesas  de  exercícios anteriores. 5.5 Dívida flutuante e fundada. 5.6 Suprimento de fundos. 6 Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações (Lei de Responsabilidade Fiscal). 7 Lei nº 4.320/1964 e suas alterações.

Contabilidade Pública. 5.1 Conceito, objeto e campo de aplicação. 5.2 Atribuições econômicas do Estado: funções alocativas, distributiva e estabilizadora. 5.3 Sistemas Contábeis. 5.3.1 Subsistemas de  informações  orçamentária,  patrimonial,  de  custos  e  compensado.  5.4  Regimes  contábeis:  regime  de  caixa,  regime  de competência  e  regime  misto.  5.5  Variações  patrimoniais  quantitativas  e  qualitativas.  5.6  Plano  de  Contas:  características fundamentais,  estrutura  e  função  das  contas.  5.7  Escrituração  contábil:  lançamentos  de  abertura  do  exercício  financeiro, lançamentos rotineiros durante o exercício financeiro (arrecadação das receitas correntes e de capital, arrecadação da receita de dívida  ativa,  realização  das  despesas  correntes  e  de  capital,  restos  a  pagar,  operações  de  crédito  por  antecipação  de  receitaorçamentária, inscrição de dívida ativa tributária e não tributária, incorporação de bens por doações recebidas, incorporação de heranças vacantes, reconhecimento da valorização de bens, baixa por cancelamento de dívidas passivas de créditos fiscais inscritos de bens móveis e imóveis, diminuição de dívidas por baixa da taxa cambial, registro da depreciação acumulada de bens móveis e móveis, registro da exaustão de minas e florestas, registro da amortização de bens intangíveis, registro de inscrição de dívidas passivas por encampação, registro da correção monetária cambial, restituições a pagar; cauções recebidas e devolvidas, fianças recebidas  e  devolvidas  e  consignações  em  folha  de  pagamento)  e  lançamentos  de  encerramento  do  exercício  financeiro.  5.8 Demonstrações  contábeis:  balancetes,  balanço  orçamentário,  balanço  financeiro,  balanço  patrimonial,  demonstração  das variações patrimoniais, demonstração do fluxo de caixa (estrutura e técnica de elaboração). 5.9 Relatório Resumido da ExecuçãoOrçamentária e Relatório da Gestão Fiscal: conceitos, elaboração e apuração do resultado orçamentário, financeiro e patrimonial. 5.11Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público -MCASP (STN) -9ª edição, aprovado pela Portaria STN nº 1.131, de 04 de novembro de 2021 (Parte I -Procedimentos Contábeis Orçamentários, Parte II -Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Parte III -Procedimentos Contábeis Específicos, Parte IV -Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e Parte V -Demonstrações Contábeis Aplicadas  ao  Setor  Público).

Auditoria:  1 Normas  brasileiras  para  o  exercício  da  auditoria  interna:  independência,  competência profissional, âmbito do trabalho, execução do trabalho e administração do órgão de auditoria interna. 2 Auditoria no setor público federal:  finalidades  e  objetivos;  abrangência  de  atuação;  formas  e  tipos;  normas  relativas  à  execução  dos  trabalhos;  normas relativas  à  opinião  do  auditor;  relatórios  e  pareceres  de  auditoria;  operacionalidade;  objetivos,  técnicas,  procedimentos  e planejamento dos trabalhos de auditoria; programas de auditoria; papéis de trabalho; testes de auditoria; amostragens estatísticas em   auditoria;   eventos   ou   transações   subsequentes;   revisão   analítica;   entrevista;   conferência   de   cálculo;   confirmação; interpretação  das  informações;  observação;  procedimentos  de  auditoria  em  áreas  específicas  das  demonstrações  contábeis.

Noções  de  matemática  financeira: 1Conceitos  básicos:  razões  e  proporções,  divisão  proporcional,  regras  de  três  simples  e compostas, percentagens. 2 Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais,  real  e  aparente.  4  Rendas  uniformes  e  variáveis.  5  Cálculo  financeiro:  custo  real  efetivo  de  operações  de financiamento,  empréstimo  e  investimento.

Noções  de  Direito  Administrativo:1Estado,  governo  e  Administração  Pública: conceitos;  elementos;  poderes;  organização;  natureza;  fins;  e  princípios.  2  Organização  administrativa  da  União:  administração direta e indireta. 3 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação (concessão, permissão e  autorização).  6  Controle  e  responsabilização  da  Administração: controle  administrativo;  controle  judicial;  controle  legislativo; responsabilidade civil do Estado. 7 Lei nº 14.133/2021. 7.1 Licitações: conceito; objeto; finalidades; princípios; obrigatoriedade; dispensa;  inexigibilidade;  vedação;  modalidades;  procedimentos;  fases;  revogação;  invalidação; desistência;  e controle.

Noções de  Direito  Constitucional: 1  Constituição  da  República  Federativa  do  Brasil  de  1988.  1.1  Princípios  fundamentais.  2  Direitos  e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos   políticos.   3  Organização  político administrativa.   3.1   União,  estados,  Distrito   Federal,   municípios   e  territórios.   4 Administração  pública.  4.1  Disposições  gerais,  servidores  públicos.  5  Poder  Legislativo.  5.1  Congresso  Nacional,  Câmara  dos Deputados, Senado Federal, deputados e senadores. 6 Poder Executivo. 6.1 atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado. 7 Poder Judiciário. 7.1 Disposições gerais. 7.2 Órgãos do Poder Judiciário. 7.2.1 Competências. 7.3 Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ).  7.3.1  Composição  e  competências.  8  Funções  essenciais à  justiça.  8.1  Ministério  Público,  Advocacia  Pública  e Defensoria  Pública.

Noções  de Direito  do  Consumidor:  1  Direitos  do  consumidor.  Disposições  gerais.  Direitos  básicos  do consumidor.  Ônus  da  prova.  Responsabilidade  pelo  fato  do  produto  e  do serviço.  Responsabilidade  por  vício  do  produto  e  do serviço. 2 Da proteção contratual. Contratos bancários e superendividamento. Da defesa dos interesses do consumidor em juízo e das sanções administrativas. 3 Política Nacional das Relações de Consumo. 4 Proteção à saúde e à segurança. 5 Desconsideração da pessoa jurídica. 6 Práticas comerciais. Oferta, publicidade e propaganda. Decadência e prescrição. Práticas abusivas. Cobrança de  dívidas.  Bancos  de  dados  e  cadastro  de  consumidores.  7  Declaração  de  Direitos  de  Liberdade  Econômica  (Lei  Federal  nº 13.874/2019).8 Legislação  específica: Lei  nº  8.078/1990  (dispõe  sobre  a  proteção  do  consumidor  e  dá  outras  providências).Decreto  nº  2.181/1997  (Sistema  Nacional  de  Defesa  do  Consumidor).Decreto  nº  7.962/2013  (Contratação  no  Comércio Eletrônico).Lei nº 10.962/2004 (Oferta e as formas de afixação de preços-regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.903/2006).Decreto nº 11.034/2022 (Serviço de Atendimento ao Consumidor-SAC).

ANALISTA  DE  ATIVIDADES  DE  DEFESA  DO  CONSUMIDOR -DIREITO  E LEGISLAÇÃO):Noções  de  Direito  Administrativo:1Estado,  governo  e  Administração  Pública: conceitos;  elementos;  poderes; organização;  natureza;  fins;  e  princípios.  2  Organização  administrativa  da  União:  administração  direta  e  indireta.  3  Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação (concessão, permissão e autorização). 6 Controle e  responsabilização  da  Administração: controle  administrativo;  controle  judicial;  controle  legislativo;  responsabilidade  civil  do Estado. 7 Lei nº 14.133/2021. 7.1 Licitações: conceito; objeto; finalidades; princípios; obrigatoriedade; dispensa; inexigibilidade; vedação; modalidades; procedimentos; fases; revogação; invalidação; desistência; e controle.

Noções de Direito Constitucional: 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos  e  deveres  individuais e  coletivos,  direitos  sociais,  nacionalidade,  cidadania,  direitos  políticos,  partidos  políticos.  3 Organização  político administrativa.  3.1  União,  estados,  Distrito  Federal,  municípios  e  territórios.  4  Administração  pública. 4.1 Disposições  gerais,  servidores  públicos.  5  Poder  Legislativo.  5.1  Congresso  Nacional,  Câmara  dos  Deputados,  Senado  Federal, deputados  e  senadores.  6  Poder  Executivo.  6.1  atribuições  do  presidente  da  República  e  dos  ministros  de  Estado.  7  Poder Judiciário. 7.1 Disposições gerais. 7.2 Órgãos do Poder Judiciário. 7.2.1 Competências. 7.3 Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 7.3.1 Composição e competências. 8 Funções essenciais à justiça. 8.1 Ministério Público, Advocacia Pública e Defensoria Pública.

Direito Civil:1Negócio jurídico. 1.1 Disposições gerais. 1.2 Classificação e interpretação. 1.3 Elementos. 1.4 Representação. 1.5 Condição, termo e encargo. 1.6 Defeitos do negócio jurídico. 1.7 Existência, eficácia, validade, invalidade e nulidade do negócio jurídico. 1.8 Simulação. 2Obrigações. 2.1 Características. 2.2 Elementos 2.3 Princípios. 2.4 Boa-fé. 2.5 Obrigação complexa (a obrigação como um  processo). 2.6  Obrigações  de  dar. 2.7  Obrigações  de  fazer  e  de  não  fazer. 2.8  Obrigações  alternativas  e  facultativas. 2.9 Obrigações divisíveis e indivisíveis. 2.10 Obrigações solidárias. 2.11 Obrigações civis e naturais, de meio, de resultado e de garantia. 2.12 Obrigações de execução instantânea, diferida e continuada. 2.13 Obrigações puras e simples, condicionais, a termo e modais. 2.14 Obrigações líquidas e ilíquidas. 2.15 Obrigações principais e acessórias. 2.16 Transmissão das obrigações. 2.17 Adimplemento e extinção das obrigações. 2.18 Inadimplemento das obrigações. 3Contratos. 3.1 Princípios. 3.2 Classificação. 3.3Contratos em geral. 3.4   Disposições   gerais. 3.5   Interpretação. 3.6   Extinção. 3.7   Espécies   de   contratos   regulados   no   Código   Civil. 4 Responsabilidade civil objetiva e subjetiva. 4.1 Obrigação de indenizar. 4.2 Dano material. 4.3 Dano moral.4.4 Responsabilidade decorrente  de  abuso  de  direito;  responsabilidade  pelos  fatos  de  terceiros; responsabilidade  pelos  fatos  das  coisas;  dano  e indenização;  dano  patrimonial,  dano  pessoal;  dano  coletivo; dano  social.

Direito  Processual  Civil: 1 Jurisdição.  Jurisdição contenciosa  e  voluntária.  Órgãos  da  jurisdição.  Ação  e  Processo.  Flexibilização  processual.2Limites  da  jurisdição  nacional  e cooperação   internacional.   Competência   interna. Cooperação   nacional.   Competências   previstas   na   Constituição   Federal. Competência internacional. Homologação de sentença estrangeira. Carta rogatória. Exequatur.3 Ação e Pressupostos processuais.4Sujeitos  do  processo.5 Atos  processuais:  classificação,  forma,  prazo,  tempo  e  lugar.  Procedimento  ordinário;  Procedimento sumário  e especial.  Petição  inicial,  resposta  do  réu,  revelia,  intervenção  de  terceiros,  litisconsórcio  e  assistência.6Processo  de conhecimento.  Procedimento  Comum.  Disposições Gerais.  Petição  inicial.  Improcedência  liminar  do  pedido.  Audiência  de conciliação ou de mediação. A Fazenda Pública e a solução consensual dos conflitos. Respostas do réu. Contestação e reconvenção. Revelia.  Efeitos materiais  e  processuais.  Revelia  e  a  Fazenda  Pública.  Providências  preliminares  e  saneamento.  Do  julgamento conforme o estado do processo. Da audiência de instrução e julgamento. Das Provas. Sentença e Coisajulgada.7 Recursos: noções gerais, sistema, espécies.8 Juizados especiais cíveis. 9 Ações coletivas: ação civil pública, mandado de segurança coletivo, habeas data coletivo, mandado de injunção coletivo, ação popular, ação de improbidade administrativa.

Direito Empresarial: 1 Evolução: atos  de  comércio,  atividade  de  organização  produtiva  ou  de  circulação(empresa)  e  o  mercado.  2  O  Empresário:  individual,  a Empresa  Individual  de  Responsabilidade  Limitada –EIRELI,  as  sociedades  empresárias  e  o  empresário  rural.  3  Registro  de empresas: órgãos do sistema, atos doregistro de empresas, obrigação de manutenção do registro e a inatividade empresarial. 4O  estabelecimentofísico  e  o  virtual:  conceito  e  natureza,  fundo  de  comércio  e  sucessão  comercial.  5  Sociedades  empresárias:classificação,  características  e  distinções:  sociedade  limitada  e  anônima.  6  Responsabilidade  dos  sócios  eadministradores. Doutrina  da  desconsideração  da  personalidade  jurídica  e  da  desconsideração  inversa  ouinvertida.  7  Cooperativas:  natureza, constituição,  dissolução  e  responsabilidade  dos  cooperados.  8  As empresas  transnacionais:  soberania,  direitos  humanos  e  o Decreto nº 9.571/2018 (Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos). 9 Propriedade intelectual: patentes e licença compulsória. 10. Lei das S.A. –Lei nº 6.404/1976. 11. Falência e Recuperação de Empresas. Intervenção e Liquidação extrajudicial.

Direito  do Consumidor:  1  Direitos  do  consumidor.  Disposições  gerais.  Direitos  básicos  do  consumidor.  Ônus  da  prova. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. 2 Da proteção contratual. Contratos  bancários e  superendividamento.  Da  defesa dos  interesses  do  consumidor  em  juízo  e  das  sanções  administrativas.  3 Política Nacional das Relações de Consumo. 4 Proteção à saúde e à segurança. 5 Desconsideração da pessoa jurídica. 6 Práticascomerciais. Oferta, publicidade e propaganda. Decadência e prescrição. Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e  cadastro  de  consumidores.  7  Declaração  de  Direitos  de  Liberdade  Econômica  (Lei  Federal  nº  13.874/2019).8 Legislação específica:Lei nº 8.078/1990 (dispõesobre a proteção do consumidor e dá outras providências).Decreto nº 2.181/1997 (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor).Decreto nº 7.962/2013 (Contratação no Comércio Eletrônico).Lei nº 10.962/2004 (Oferta e as  formas  de  afixação  de  preços-regulamentada  pelo  Decreto  Federal  nº  5.903/2006).Decreto  nº  11.034/2022  (Serviço  de Atendimento ao Consumidor-SAC).

ANALISTA  DE  ATIVIDADES  DE  DEFESA  DO  CONSUMIDOR – ECONOMIA:

Microeconomia. 1 Teoria do consumidor, demanda individual e demanda de mercado. 2 Elasticidades,-preço, renda e substituição. 3 Teoria da firma: função de produção; produtividade média e marginal; lei dos rendimentos decrescentes e dos rendimentos de escala; custos de produção no curto e no longo prazo; e custos totais, médios, marginais, fixos e variáveis. 4 Estruturas de mercado e  maximização  de  lucros.  5  Monopólio.  6  Ponto  de  fechamento  da  firma  no  curto  e  no  longo  prazo.7  Elasticidade  da  oferta.

Macroeconomia. 1 Agregados macroeconômicos: as identidades macroeconômicas básicas. 2 Balanço de pagamentos no Brasil. 3 Principais modelos macroeconômicos de determinação da renda: modelo clássico, keynesiano simples e IS/LM; e oferta e demanda agregada. 4 Setor externo e regimes cambiais: taxas de câmbio fixa e flutuante. 5 Modelos IS/LM/BP e demanda e oferta agregada: política fiscal, monetária, cambial e comercial e seus efeitos sobre o produto, os preços e o balanço de pagamentos. 6 Interação entre as políticas monetária, fiscal e cambial.

Economia Brasileira. 1 Desenvolvimento brasileiro no pós-guerra: Plano de metas, o milagre brasileiro; e o o segundo PND. 2 A crise da dívida externa na década de 1980. 3 Planos heterodoxos de estabilização. 4 O Plano Real e a economia brasileira pós-estabilização.

Noções de matemática financeira: 1Conceitos básicos: razões e proporções, divisão proporcional, regras de três simples e compostas, percentagens. 2 Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 3  Taxas  de  juros:  nominal,  efetiva,  equivalentes,  proporcionais,  real  e  aparente.  4  Rendas  uniformes  e  variáveis.  5  Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.

Noções de Direito do Consumidor: 1 Direitos do consumidor. Disposições gerais. Direitos básicos do consumidor. Ônus da prova. Responsabilidade pelo fato do produto e   do   serviço.   Responsabilidade   por   vício   do   produto   e   do   serviço.   2   Da   proteção   contratual.   Contratos   bancários   e superendividamento.  Da  defesa  dos  interesses  do  consumidor  em  juízo  e  das  sanções  administrativas.  3  Política  Nacional  das Relações  de  Consumo.  4  Proteção  à  saúde  e  à  segurança.  5  Desconsideração  da  pessoa  jurídica.  6  Práticas  comerciais.  Oferta, publicidade  e  propaganda.  Decadência  e  prescrição.  Práticas  abusivas.  Cobrança  de  dívidas.  Bancos  de  dados  e  cadastro de consumidores.  7  Declaração  de  Direitos  de  Liberdade  Econômica  (Lei  Federal  nº  13.874/2019).8 Legislação  específica: Lei  nº 8.078/1990 (dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências).Decreto nº 2.181/1997 (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor).Decreto nº 7.962/2013 (Contratação no Comércio Eletrônico).Lei nº 10.962/2004 (Oferta e as formas de afixação de preços-regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.903/2006).Decreto nº 11.034/2022 (Serviço de Atendimento ao Consumidor-SAC).

ANALISTA  DE  ATIVIDADES  DE  DEFESA  DO  CONSUMIDOR -ESPECIALISTA  EM RECURSOS  HUMANOS:

 Administração  de  Recursos  Humanos. 1  Conceitos,  importância  e  relação  com  osoutros  sistemas  de organização.  Atribuições  básicas  da área de recursos humanos, objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 2 Comportamento organizacional. Relações indivíduo-organização, motivação, liderança   e   desempenho. 3 Competência interpessoal. 4 Avaliação de Desempenho. Objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 5 Desenvolvimento e treinamento de pessoal. Levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. Comportamento organizacional como expressão do indivíduo no trabalho. Diferenças individuais  e  de  personalidade.  Perfis  de  liderança.  Gestão  de  equipes, disputas de poder e gerenciamento de conflitos. 6 Estrutura, processos e comunicação organizacional. Processos internos. Estrutura e movimentação das informações e dos insumos. Análise interna das organizações do ponto de vista operacional, estrutural e de funcionamento evolutivo.  Sistemas  tecnológicos  de apoio  ao  funcionamento  organizacional. 7 Tendências  e  influências  ambientais  sobreas organizações. Tendências contemporâneas e o grau de influência que exercem sobre os vários tipos de organização. Cadeia de valor, competitividade e sustentabilidade. Gestão de pessoas com foco no cliente. Qualidade nas relações pessoais e profissionais Gestão da folha de pagamento e benefícios. Variáveis envolvidas: impostos, férias, aspectos legais, cálculos matemáticos, impactos contábeis  e  financeiros.  Benefícios. 8 Ética  e  qualidade  de  vida  no  trabalho.  Saúde  e  segurança  das  pessoas.  Programas de qualidade  de vida.  Promoção  do  bem-estar  no  trabalho. 9 Planejamento estratégico  e  gestão  avançada  de  Recursos  Humanos. Alinhamento da gestão de pessoas e das políticas de Recursos Humanos. Estratégias de controle e de comprometimento. Gestão por Competências e Gestão Participativa.

Noções de Direito do Consumidor: 1 Direitos do consumidor. Disposições gerais. Direitos básicos do consumidor. Ônus da prova. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. 2 Da proteção contratual. Contratos bancários e superendividamento. Da defesa dos interesses do consumidor em juízo  e  das  sanções  administrativas.  3  Política  Nacional  das  Relações  de  Consumo.  4  Proteção  à  saúde  e  à  segurança.  5 Desconsideração  da pessoa  jurídica.  6  Práticas comerciais.  Oferta,  publicidade  e  propaganda.  Decadência  e  prescrição.  Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastro de consumidores. 7 Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei  Federal  nº  13.874/2019).8 Legislação  específica: Lei  nº  8.078/1990  (dispõe  sobre  a  proteção  do  consumidor  e  dá  outras providências).Decreto  nº  2.181/1997  (Sistema  Nacional  de  Defesa  do  Consumidor).Decreto  nº  7.962/2013  (Contratação  no Comércio  Eletrônico).Lei  nº  10.962/2004  (Oferta  e  as formas  de  afixação  de  preços-regulamentada  pelo  Decreto  Federal  nº 5.903/2006).Decreto nº 11.034/2022 (Serviço de Atendimento ao Consumidor-SAC).

ANALISTA  DE  ATIVIDADES  DE  DEFESA  DO  CONSUMIDOR -JORNALISMO:

Comunicação:  Fundamentos  da  comunicação. Teorias  da  comunicação.  Sociologia  da  comunicação.  Comunicação  pública: conceito de comunicação pública, conceito de opinião pública, instrumentos de comunicação pública. Comunicação empresarial: identidade,  imagem  e  reputação  corporativas .Comunicação  integrada.  Comunicação  organizacional.  Comunicação  integrada. Responsabilidade  social  corporativa.  Comunicação  de  crise.  Interpretação  e  análise  crítica  de  textos:  reconhecimento  dos elementos estruturais do texto. Frase, oração e período. Coordenação e subordinação. Parágrafo padrão e tópico frasal. Coesão textual:  anafóricos  e  articuladores.  Coerência  textual:  metarregras  da  repetição,  progressão,  não  contradição  e  relação. Reconhecimento dos aspectos intrínsecos (conteúdo e essência) e extrínsecos (forma e estilo) do texto. Qualidades de harmonia, coesão,  coerência,  concisão,  objetividade  e  clareza,  correção  gramatical  e  domínio  do  tema.  Vícios  de  prolixidade,  linguagem rebuscada,  pensamento  superficial.  Argumentação  frágil.  Texto  e  contexto  sociopolítico  e cultural.  Retórica  e  teoria  da argumentação:  fundamentos  de  retórica.  Teoria  da  argumentação:  formas  de  raciocínio,  raciocínio  e  argumento,  dedução  e indução,  raciocínio  categórico-dedutivo.  Vícios  de  raciocínio.  Temas  emergentes  da  comunicação:  Novas  tecnologias  de comunicação. Mídias web e digitais. Mídias sociais (redes sociais, blogs, podcasts, wikis etc.). Comunicação on-line. Técnicas de redação  da  notícia  jornalística:  lead,  sublead,  pirâmide  invertida.  Critérios  de  seleção,  redação  e  edição  do  texto  jornalístico. Estrutura e processo da construção da notícia. Estrutura da  notícia na mídia impressa,  eletrônica  e digital. Gêneros de redação jornalística: notícia, reportagem, entrevista, pauta, informativo, comunicado e release. Rotinas de assessoria de imprensa. O papel do  assessor  de  imprensa.  Atendimento  à  imprensa.

Noções  de  Direito  do  Consumidor:  1  Direitos  do  consumidor.  Disposições gerais. Direitos básicos do consumidor. Ônus da prova. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. 2 Da proteção contratual. Contratos bancários e superendividamento. Da defesa dos interesses do consumidor  em  juízo  e  das  sanções  administrativas.  3  Política  Nacional  das  Relações  de  Consumo.  4  Proteção  à  saúde  e à segurança.  5  Desconsideração  da  pessoa  jurídica.  6  Práticas  comerciais.  Oferta,  publicidade  e  propaganda.  Decadência  e prescrição.  Práticas  abusivas.  Cobrança  de  dívidas.  Bancos  de  dados  e  cadastro  de  consumidores.  7  Declaração  de  Direitos  de Liberdade  Econômica  (Lei  Federal  nº  13.874/2019).  8 Legislação  específica:  Lei  nº  8.078/1990  (dispõe  sobre  a  proteção  do consumidor  e  dá  outras  providências).  Decreto  nº  2.181/1997  (Sistema  Nacional  de  Defesa  do  Consumidor).  Decreto  nº 7.962/2013 (Contratação no Comércio Eletrônico). Lei nº 10.962/2004 (Oferta e as formas de afixação de preços-regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.903/2006). Decreto nº 11.034/2022 (Serviço de Atendimento ao Consumidor-SAC).

ANALISTA DE ATIVIDADES DE DEFESA DO CONSUMIDOR -MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO  PÚBLICA:

Conceitos: 1 Contratos  administrativos.  Conceito,  peculiaridades  e  interpretação.  Reequilíbrio econômico-financeiro. 2Regime jurídico das concessões de serviço público. Parcerias Público-Privadas. 3Permissão e Autorização. 4Convênios e consórcios administrativos. 5Regimes de parcerias. Organizações Sociais. Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. 6Responsabilidade civil da Administração. Evolução doutrinária, aspectos relacionados ao Direito brasileiro, ação de indenização e ação regressiva. 7 Lei de Improbidade Administrativa. 8 Economia do Setor Público. 8.1 Evolução das funções do Governo 8.2 O papel do governo na economia. Redistribuição de renda, estabilização econômica e promoção do desenvolvimento. 8.3 Custos no âmbito do governo. 8.4 Políticas fiscal e monetária.8.5 Relação entre comportamento do mercado de trabalho e nível de atividade. 8.6Relação  entre  salários,  inflação  e  desemprego. 9 Desenvolvimento  brasileiro  no pós-guerra.  Plano  de  metas,  o  milagre brasileiro, o II PND, a crise da dívida externa, os planos de estabilização e a economia brasileira contemporânea. 10 Regulação. Teoria  econômica  da  regulação,  teoria  da  captura,  teoria  do agente-principal  e condicionamentos  políticos  da  regulação. 11Políticas Públicas. 11.1. Análise de políticas públicas. 11.2 Modelos de tomada de decisão em política pública: incremental, racional e suas variantes. 11.4 Análise das estratégias e dos resultados das políticas públicas. 11.5 Formulação e implementação de políticas públicas. 11.6Políticas  públicas  distributivas,  regulatórias  e  redistributivas. 11.7  Políticas  Públicas e  suas  fases:  formação  da agenda,  formulação,  implementação, monitoramento  e avaliação. 11.8  Controle  Social Gestão  Pública. 12Desenvolvimento institucional. 12.1Perspectivas  da  mudançaorganizacional.12.2Instrumentosgerenciaiscontemporâneos. Avaliação de desempenho  e  resultados,  sistemas  de  incentivo  e  responsabilização,  flexibilidade organizacional,  trabalho  em  equipe  e mecanismos  de  rede. 12.3  Coordenação Executiva. Problemas da articulação versus a fragmentação de ações governamentais. 12.4  Formas  de  gestão  de  serviços  públicos.  Supervisão  e contratualização  de  resultados,  parcerias  estado  e  sociedade, horizontalização, pluralismo   institucional   e   redes   inter-organ izacionais. 12.5   Aplicação   de   tecnologias de   informação   e comunicação à gestão pública. Sistemas informatizados de gestão de processos e pessoas. 12.6 Processos participativos de gestão pública. Orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade, ouvidorias, governança interna e externa.

Noções de Direito do Consumidor: 1 Direitos do consumidor. Disposições gerais. Direitos básicos do consumidor. Ônus da prova. Responsabilidade pelo  fato  do  produto  e  do  serviço.  Responsabilidade  por  vício  do  produto  e  do  serviço.  2  Da  proteção  contratual.  Contratos bancários  e  superendividamento.  Da  defesa  dos  interesses  do  consumidor  em  juízo  e  das  sanções administrativas.  3  Política Nacional das Relações de Consumo. 4 Proteção à saúde e à segurança. 5 Desconsideração da pessoa jurídica. 6 Práticas comerciais. Oferta, publicidade e propaganda. Decadência e prescrição. Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastro de consumidores. 7 Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874/2019).8 Legislação específica: Lei nº 8.078/1990 (dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências). Decreto nº 2.181/1997 (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor).Decreto nº 7.962/2013 (Contratação no Comércio Eletrônico).Lei nº 10.962/2004 (Oferta e as formas de afixação de preços-regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.903/2006).Decreto nº 11.034/2022 (Serviço de Atendimento ao Consumidor-SAC).

FISCAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.  3 Ortografia  oficial.  4  Mecanismos  de  coesão  textual.  4.1  Emprego  de  elementos  de  referenciação,  substituição  e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.  5.3  Relações  de  subordinação  entre  orações  e  entre  termos  da  oração.  5.4  Emprego  dos  sinais  de  pontuação.  5.5 Concordância  verbal  e  nominal.  5.6  Regência  verbal  e  nominal.  5.7  Emprego  do  sinal  indicativo  de  crase.  5.8  Colocação  dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.1 Adequação do formato do texto ao gênero.

ATUALIDADES: 1 Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia,  energia,  política,  economia,  sociedade,  práticas  de  cidadania,  educação,  defesa  dos  direitos  do  consumidor,  artes e literatura,  com  suas  vinculações  históricas.  2  Atualidades  e  contextos  históricos,  geográficos,  sociais,  políticos,  econômicos  e culturais referentes ao Distrito Federal. 2.1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

NOÇÕES DE INFORMÁTICA E DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES -SEI: 1 Noções de internet, intranet e redes de computadores. 2 Noções  do  Sistema  SEI: conceitos  básicos  dos  modos  de  utilização  de  tecnologias,  ferramentas,  aplicativos  e procedimentos  de  informática. 3 Conceitos  básicos  dos  modos  de  utilização  de  aplicativos  para  edição  de  textos,  planilhas  e apresentações  utilizando-se  a  suíte  de  produtividade  Microsoft  Office  2010  ou  superior. 4 Conceitos  e  modos  de  utilização  de sistemas  operacionais  Windows  7  e  10. 5 Noções  básicas  de  ferramentas  e  aplicativos  de  navegação  (Google  Chrome,  Mozilla Firefox,  Internet  Explorer  e  Edge)  e  correio  eletrônico (Notes  SmartCloud  e  Verse). 6 Noções  de  computação  na  nuvem  (cloud computing). 7 Conceitos  de  organização  e  de  gerenciamento  de  informações,  arquivos,  pastas  e  programas  em  ambientes compartilhados. 8 Noções  básicas  de  segurança  da  informação  e  proteção  de sistemas  informatizados.9DecretoDistrital  nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações –SEI).

NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Noções de matemática financeira: 1.1Conceitos básicos: razões  e  proporções,  divisão  proporcional,  regras  de  três  simples  e  compostas,  percentagens.  1.2  Juros  simples  e  compostos: capitalização e descontos. 1.3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 1.4 Rendas uniformes e variáveis. 1.5  Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.2Noções de raciocínio lógico:2.1 Estruturas lógicas. 2.2Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 2.3Lógica sentencial (ou proposicional). 2.3.1 Proposições simples e compostas. 2.3.2 Tabelas-verdade. 2.3.3 Equivalências. 2.3.4 Leis de DeMorgan. 2.3.5 Diagramas lógicos. 2.4Lógica de primeira ordem. 2.5Princípios de contagem e probabilidade. 2.6Operações com conjuntos. 2.7Raciocínio logico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

3.1.5 NOÇÕES DEMICROECONOMIA. 1.1 Teoria do consumidor, demanda individual e demanda de mercado. 1.2 Elasticidades,-preço,  renda  e  substituição.  1.3  Teoria  da  firma:  função  de  produção;  produtividade  média  e  marginal;  lei  dos  rendimentos decrescentes e dos rendimentos de escala; custos de produção no curto e no longo prazo; e custos totais, médios, marginais, fixos e variáveis. 1.4 Estruturas de mercado e maximização de lucros. 1.5 Monopólio. 1.6 Ponto de fechamento da firma no curto e no longo prazo.1.7 Elasticidade da oferta.

FISCAL  DE DEFESA  DO  CONSUMIDOR – CONHECIMENTOS  ESPECÍFICOS:

Direito  do  Consumidor:  1  Direitos  do consumidor.  Disposições  gerais.  Direitos  básicos  do  consumidor.  Ônus  da  prova.  Responsabilidade  pelo  fato  do  produto  e  do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. 2 Da proteçãocontratual. Contratos bancários e superendividamento. Da defesa dos interesses do consumidor em juízo e das sanções administrativas. 3 Política Nacional das Relações de Consumo. 4Proteção à saúde e à segurança. 5 Desconsideração da pessoa jurídica. 6 Práticas comerciais. Oferta, publicidade e propaganda. Decadência e prescrição. Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastro de consumidores. 7 Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874/2019).

8 Legislação específica:8.1 Decretos: Decreto-Lei nº 2.848/1940 (institui  o  Código  Penal –Título  XI –Dos  Crimes  contra  a  Administração  Pública).  Decreto  nº  2.181/1997  (Sistema  Nacional  de Defesa  do  Consumidor).  Decreto  nº  7.962/2013  (Contratação  no  Comércio  Eletrônico).  Decreto  nº  11.034/2022  (Serviço  de Atendimento  ao  Consumidor-SAC). 8.2  Leis  Federais:  Lei  nº  7.347/1985  (Ação  Civil  Pública).  Lei  nº  8.078/1990  (dispõe  sobre  a proteção  do  consumidor  e  dá  outras  providências).  Lei  nº  8.137/1990  e  suas  alterações  (Crimes  contra  a  ordem  tributária, econômica e contra as relações de consumo). Lei nº 8.429/1992 e alterações (Improbidade Administrativa). Lei nº 10.962/2004 (Oferta   e   as   formas   de   afixação   de   preços-regulamentada   pelo   Decreto   Federal   nº   5.903/2006).   Lei   nº   12.291/2010 (Disponibilização do Código de Defesa do Consumidor). Lei nº 12.933/2013 (Benefício Meia Entrada-regulamentada pelo Decreto Federal  nº  8.537/2015). 8.3.  Legislação  Distrital: Lei nº2.529/2000  (Dispõe  sobre  a  obrigatoriedade  das  empresas  públicas  e privadas,  repartições,  hospitais  públicos  e  privados,  ambulatórios,  bem  como  cartórios,  agências  bancárias,  concessionárias  e permissionárias de serviço público do Distrito Federal, empresas de transportes aéreos e terrestres, nacionais e internacionais que atuam  em  seu  território,  eventos  culturais  e  esportivos,  shows  artísticos,  cinemas  e  teatros  a  atender  aos  usuários  dos  seus serviços, em tempo razoável). Lei nº 2.668/2001 (Dispõe sobre a criação do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal-Procon DF). Lei nº6.259/2019 (Dispõe sobre a contagem do prazo para sanar vício de produtos de que trata o art. 18, § 1º, da Lei federal  n.  8.078,  de  11  de  setembro  de  1990 –Código  de  Defesa  do  Consumidor).  Lei nº6.316/2019  (Dispõe  sobre a obrigatoriedade  do  fornecimento  ao  consumidor  de  informações  e  documentos  por  parte  de  operadoras  de  plano  ou  seguro privado  de  assistência  à  saúde  no  caso  de  negativa  de  cobertura  e  dá  outras  providências).  Lei nº6.332/2019  (Institui  normas protetivas  do  consumidor,  com  ampliação  do  direito  à  informação  e  formas  de  comunicação  sobre  programas  de  pontuação  e cartão  fidelidade  sobre produtos  adquiridos  e  serviços  prestados presencialmente,  possibilita  o  exercício deste  direito  sem  sua apresentação, mediante simples informação do CPF, e dá outras providências).Lei nº 6.481/2020 (Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de telefone do serviço de atendimento ao consumidor –SAC em sítios eletrônicos). Lei nº 6.930/20210 (Veda às instituições financeiras, no Distrito Federal, ofertar e celebrar contrato de empréstimo financeiro e cartão de crédito consignado com idosos, aposentados e pensionistas por meio de ligação telefônica). Decreto nº 41.381/2020 (Regulamenta a Lei Distrital n. 5.879/2017, que proíbe toda forma de publicidade e propaganda no interior das escolas de educação básica das redes pública e privada  do  Distrito  Federal,  e  dá  outras  providências).

Noções  de  Direito  Administrativo:1Estado,  governo e  Administração Pública:conceitos;  elementos;  poderes;  organização;  natureza;  fins;  e  princípios.  2  Organização  administrativa  da  União: administração direta e indireta. 3 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, empregoe função pública. 4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos;delegação (concessão, permissão  e  autorização).  6  Controle  e  responsabilização  da  Administração:  controle  administrativo;  controle  judicial;  controle legislativo;  responsabilidade  civil  do  Estado.  7  Lei  nº  14.133/2021.  7.1  Licitações:  conceito;  objeto;  finalidades;  princípios; obrigatoriedade;  dispensa;  inexigibilidade;  vedação;  modalidades;  procedimentos;  fases;  revogação;  invalidação;  desistência; e controle.

Noções de Direito Constitucional: 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2  Direitos  e  garantias  fundamentais.  2.1  Direitos  e  deveres  individuais  e  coletivos,  direitos  sociais,  nacionalidade,  cidadania, direitos  políticos,  partidos  políticos.  3  Organização  político administrativa.  3.1  União,  estados,  Distrito Federal,  municípios  e territórios.  4  Administração  pública.  4.1  Disposições  gerais,  servidores  públicos.  5  Poder  Legislativo.  5.1  Congresso  Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, deputados e senadores. 6 Poder Executivo. 6.1 atribuições do presidente da República e dos  ministros  de  Estado.  7  Poder  Judiciário.  7.1  Disposições  gerais.  7.2  Órgãos  do  Poder  Judiciário.  7.2.1  Competências.  7.3 Conselho  Nacional  de  Justiça  (CNJ).  7.3.1  Composição  e  competências.  8  Funções  essenciais  à  justiça.  8.1  Ministério  Público, Advocacia Pública e Defensoria Pública.

Noções de Direito Civil: 1 Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. 1.1 Vigência, aplicação, obrigatoriedade, interpretação e integração das leis. 1.2 Conflito das leis no tempo. 1.3 Eficácia das leis no espaço. 2 Pessoas naturais. 2.1 Conceito. 2.2 Início da pessoa natural. 2.3 Personalidade. 2.4 Capacidade. 2.5 Direitos da personalidade. 2.6 Domicílio. 3 Pessoas jurídicas. 3.1 Disposições Gerais. 3.2 Constituição. 3.3 Extinção. 3.4 Sociedades de fato. 3.5 Associações. 3.6 Fundações. 4 Bens imóveis, móveis e públicos. 5 Fato jurídico.

Noções de Direito Tributário: 1 Sistema Tributário Nacional. 1.1 Princípios gerais. 1.2 Tributos de competência da União, dos Estados do Distrito Federal e dos Municípios. 1.3 Limitações do poder de  tributar.  1.4  Imunidade  tributária.  2  Tributo:  espécies  de  tributos,  conceitos  e  classificações.  3  Competência  e  capacidade tributária. 3.1 Exercício da competência tributária. 4 Obrigação tributária. 4.1 Obrigações principal e acessória. 5 Repartição de receitas tributárias.

Legislação: 1 Lei Orgânica do Distrito Federal (Título I –Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título II –Da Organização do Distrito Federal. Título III –Da Organização dos Poderes. Título VI –Da Ordem Social e do meio ambiente.) 2 Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações (Título I –Das Disposições Preliminares. Título II –Dos Cargos Públicos e das Funções de Confiança. Título V –Dos Deveres. Título VI –Do Regime Disciplinar. Título VII –Dos Processos de Apuração de Infração Disciplinar.). 3. Decreto Distrital nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo). 4 Lei nº 10.741/2003 (dispõe sobre o Estatuto do Idoso e da outras providências. Título I -Disposições Preliminares. Título II -Dos Direitos Fundamentais). 5 Lei nº 4.502/2010 (cria a carreira Atividades de Defesa do Consumidor do Distrito Federal no Quadro de Pessoal do Instituto de Defesa do Consumidor –PROCON/DF). 6 Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações  (dispõe  sobreo  Estatuto  da  Pessoa  com  Deficiência -Lei  Brasileira  de  Inclusão  da  Pessoa  com  Deficiência.  Título  I –Disposições Preliminares. Capítulo II –Da igualdade e da não discriminação. Título II –Dos Direitos Fundamentais. Capítulo IV –Do Direito  à  Educação.  Título  III –Da  acessibilidade.  Capítulo  I –Disposições  gerais.  Capítulo  II –Do  Acesso  à  informação  e  à comunicação. Livro II –Parte Especial –Título I –Do acesso à justiça. Capítulo I –Disposições gerais. Capítulo II -Do reconhecimento igual perante a lei.).


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