No artigo de hoje, o blog do IMP preparou uma matéria que fala sobre como os hábitos do dia a dia podem influenciar na sua preparação para concursos. A alimentação é um fator importantíssimo, apesar de muitos candidatos não pensarem nisso.
Você sabia que ela ajuda otimizar a eficiência cerebral?
Consumir alimentos saudáveis e balanceados, com a possibilidade de um acompanhamento nutricional, mantém organismo forte e fornece os nutrientes necessários para realizarmos as atividades do nosso dia a dia com mais produtividade.
Os processos cerebrais como a memória, o raciocínio e a concentração, que são essenciais para o desenvolvimento das atividades, serão afetados pela falta ou excesso de nutrientes e vitaminas.
Sim, pode. A dica principal é tomar um bom café da manhã e fazer pequenos lanches e refeições ao longo de todo o dia, evitando permanecer várias horas sem se alimentar.
Caso não esteja acostumado a comer ao acordar, pelo menos tome uma vitamina de frutas ou algo parecido. Com o tempo procure melhorar o seu desjejum, mas em hipótese alguma deixe de ingerir bons alimentos pela manhã.
Cada alimento mencionado abaixo, possui uma função diferente para o bom funcionamento do cérebro. São eles:
Os alimentos ricos em açúcar elevam rapidamente o nível de glicose, mas o efeito dura pouco e, em um curto espaço de tempo, você pode ficar com um estado mental pior do que antes do seu consumo. O consumo de açúcar pode levar a uma queda no nível de glicose 20 minutos após sua ingestão, antes do final da sua prova, por exemplo.
Os alimentos mais recomendados nessas horas são os ricos em amido e fibras, pães integrais, barras de cereal, legumes e vegetais. Eles promovem um aumento lento e moderado da glicose, durando mais tempo.
Estudos recentes mostram que esses tipos de alimento promovem uma maior resistência mental. A dica é: leve para a prova uma barra de cereal, em vez de uma de chocolate, como muita gente recomenda.
Ele pode não ser recomendado para o consumo durante a prova, mas durante os estudos, no dia a dia, ele é indicado, desde que seja amargo ou meio amargo. Ele libera dopamina, que traz prazer e motivação. Se estiver desanimado para estudar, coma um pedaço, mas sem abusos.
Açúcar, álcool, gorduras e carnes vermelhas, principalmente se preparadas em frituras, são os principais vilões. Tente evitar esses tipos de alimento ao máximo durante o período de preparação para concursos. Além deles, o cigarro e o álcool, são verdadeiros venenos para a oxigenação do cérebro.
O álcool prejudica principalmente a memória de curta duração, logo, dificulta muito a retenção de novas informações. Alguns estudos demonstraram que mesmo o consumo de pouca quantidade prejudica a memorização. Já o fumo diminui a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro e o envio de nutrientes para as células.
Assista nossas aulas gratuitas é so clicar:
https://imponline.com.br/aulas-ao-vivo/
2023 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.