A preparação para concursos é um planejamento de vida. Estudar pós-edital é a reta final dessa corrida. É claro que para quem já está se preparando, há mais tempo, a publicação do edital significa que é a hora de intensificar e ter foco total.
Porém, a publicação de um edital também é um sinal para aqueles que não estavam estudando estabelecerem esta meta. Claro que será mais difícil em relação a quem já vinha se preparando, porém, há grandes chances, tudo depende da dedicação de cada um.
Se você quer saber como organizar o seu estudo pós edital, este artigo vai te ajudar. O Blog do IMP conversou com nosso professor e especialista Sérgio Gaúcho e separou várias dicas imperdíveis.
Confere aí, anota tudo e turbine a sua preparação.
A publicação do edital é o sinal para intensificar os estudos. O candidato deve fazer um planejamento mesmo antes da publicação do edital, para que quando for publicado possa se dedicar ainda mais.
Nessa hora, caso o candidato trabalhe, seria importante tirar férias, reorganizar sua vida diária para ter a maior quantidade de tempo possível para a preparação.
Basicamente, a primeira coisa a se fazer é: reorganizar a rotina diária para reservar o maior tempo possível para o estudo.
Primeiramente: as datas de inscrição e da realização das provas e já marcar no calendário para não perder o prazo de inscrição e pagamento do boleto. Verificar as disciplinas que serão cobradas e a quantidade de itens. Observar o tipo de prova e procurar algumas questões da banca para verificar quais são os tópicos mais importantes.
A intensidade dos estudos. Nesse período o candidato deve abandonar os demais problemas, esquecer a vida pessoal e focar exclusivamente na preparação. Não é hora de discutir relação, de querer resolver problemas que já vinham se arrastando. Depois da prova, você pensa nisso. Agora, é foco total!
As redes sociais são importantes, porque têm páginas voltadas para concursos com dicas e métodos de estudo. Nesta reta final, sugiro que o candidato diminua muito a participação e estabeleça um horário máximo para acompanhar as páginas que tem interesse, pois, o risco de perder preciosas horas de estudo em assuntos que não irão contribuir é muito grande.
Com certeza, por isso, é importante a leitura do edital e a análise da banca para verificar os pontos que são mais cobrados. Não adianta gabaritar um conteúdo, mesmo que seja de maior peso, é não fazer o mínimo em outras disciplinas.
As revisões devem ser diárias. Antes de começar o dia de estudo, reveja rapidamente o que foi estudado no dia anterior, por isso, a importância de fazer breves anotações e resumos.
Leia também:
https://imponline.com.br/redacao-para-concursos-nao-e-um-bicho-de-sete-cabecas/
https://imponline.com.br/tecnicas-de-estudo-para-concursos-metodos-poderosos-para-sua-preparacao/
Acesse também nossas aulas on-line gratuitas:
https://www.youtube.com/@IMPConcursosOficial
2023 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.