Notícias

2 de fevereiro de 2021

Inglês para PRF: como melhorar a sua preparação?

O concurso da PRF traz no edital a língua estrangeira e o candidato poderá escolher entre inglês e espanhol. Você já escolheu?

Então, é claro que vamos te ajudar nessa missão. Se você quer dicas de Inglês para PRF, o Blog do IMP preparou um artigo feito para você.

Mas como nossa missão nunca termina, se você optou por Espanhol, não se preocupe. Semana que vem aqui no Blog do IMP tem artigo especial sobre a disciplina também.

Conteúdo programático Língua Estrangeira 

De acordo com conteúdo programático a prova de Inglês para PRF vai abordar:

  • Compreensão de texto;
  • Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos. 

Inglês para PRF

De fato, a disciplina de inglês pode ser um diferencial na aprovação, principalmente para quem quer focar na carreira policial, pois a matéria tem sido uma tendência nos editais desses certames. Portanto, o candidato precisa entender que se dedicar a matéria pode melhorar a sua classificação.

E isso não significa ter uma proficiência da língua, e sim que o candidato vai precisar atingir um nível de compreensão suficiente para resolver as questões da prova. 

• Preparatório presencial PRF
• Preparatório online PRF

Perfil Cebraspe 

A banca costuma fazer provas voltadas para interpretação de textos, com linguagem técnica e vocabulário bem apurado.

Geralmente exige a compreensão de temas relacionados ao cargo em questão. Por isso, é imprescindível conhecer o estilo de questões que a banca costuma cobrar e treinar sua resolução. 

Com a palavra o especialista

O blog do IMP Concursos conversou com a nossa especialista e professora Tay Cabral, mestre em sociologia na UNB e proficiente pelo Toefl e Ielts, e traz para você os pontos mais importantes da disciplina. 

Inclusive, vamos te mostrar como preparar um cronograma eficiente até o dia da prova. Confere aí a entrevista. 

A cobrança de língua estrangeira no edital da PRF significa que a corporação busca um outro perfil de policial?

Com certeza, o candidato que sabe ler e compreender em inglês está um nível acima daquele que apenas tem os conhecimentos das demais matérias comuns em concursos públicos.

Aliás, a cobrança de língua estrangeira já está sendo uma tendência dos concursos recentes, como no de escrivão da Polícia Civil do DF, aparecendo pela primeira vez no último edital.

Você acha que inglês será um diferencial na aprovação do candidato para PRF?

Sem dúvidas.

Para aquele candidato que tem um conhecimento de nível intermediário e avançado do inglês poderá ser um grande diferencial, porém mesmo assim ele não deve deixar de estudar. 

Os pontos relativos ao inglês são pontos, praticamente, obrigatórios para obter na prova e se colocar à frente dos demais, sem contar que geralmente são questões que demandam pouco tempo do candidato, diferente de outras matérias.

• Preparatório presencial PRF
• Preparatório online PRF

Do lançamento do edital para a prova, é possível ao candidato se preparar para a disciplina nesse tempo?

Sim. O candidato deve focar em refazer as provas, sempre tentando justificar as respostas, e quando se deparar com uma pergunta que não sabe a resposta, deve parar e estudar o conteúdo.

Atenção aos temas gramaticais que surgirem, e se for um conteúdo que tenha pouco domínio, faça questões extras para fixar.

Como preparar o cronograma de estudo?

O candidato deve preparar o cronograma de maneira a fazer pelo menos todas as provas de inglês da banca. Veja o tempo que você demora pra fazer cada questão com qualidade e organize o cronograma de acordo.

Em quais pontos o candidato deve focar?

O candidato deve focar em compreensão de texto e gramática.

Recomendo que leia textos de jornais e revistas em inglês, como New York Times, BBC e The Economist, além de outros textos que tenham relação com a temática policial, pois assim aprenderá palavras novas que poderão auxiliar no dia da prova. 

O Cebraspe gosta muito de fazer provas temáticas, ou seja, que tenham relação com as vagas oferecidas. No caso da PRF, o candidato pode se inteirar sobre nomenclaturas que são relacionadas à rodovia e segurança pública.  

Quanto tempo o candidato deve se dedicar ao estudo da disciplina?

Eu recomendaria 2 horas por dia, pelo menos.

Fazer provas anteriores do Cebraspe é uma boa estratégia?

Sim. Essa, aliás, é a melhor maneira de estudar, refazer as provas, perceber os conteúdos que sempre aparecem. Também recomendaria utilizar uma gramática de apoio. Muito cuidado com os falsos cognatos, ou seja, palavras que são parecidas com o português, mas que não têm o mesmo significado em nossa língua.

Esse tema sempre aparece, pois é uma maneira simples de confundir o candidato. 

Outra matéria relativamente simples que se cobra muito são os modal verbs. Recomendaria também estudar as condicionais: primeira, segunda, terceira e mista.

• Preparatório presencial PRF
• Preparatório online PRF

Alguma observação sobre como o Cebraspe costuma cobrar a disciplina em suas provas?

A banca costuma cobrar muita interpretação de texto, por isso é importante o candidato ter muita atenção no momento em for responder as questões. As questões de gramática geralmente vêm mescladas com as questões de interpretação, e pede-se muito a substituição dos verbos ou termos. 

Por exemplo: se mudarmos o verbo tal, a frase permaneceria com o mesmo significado, ou muda o sentido e/ou a correção gramatical? 

Leia também:


2021 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.