Edital publicado! 770 vagas para Auditor de Atividades e Auditor Fiscal de Atividades Urbanas! - IMP Concursos

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18 de novembro de 2022

Edital publicado! 770 vagas para Auditor de Atividades e Auditor Fiscal de Atividades Urbanas!

🚨 Atenção, nação concurseira! 🚨

Saiu o edital do concurso para Auditoria e Atividades Urbanas do Distrito Federal. A previsão é de oferta de 770 vagas entre imediatas e formação de cadastros reserva para ambos os cargos.

O concurso tem exigência de nível superior de formação para ambos os cargos com remunerações iniciais a partir de R$ 9.361,95.

A Banca organizadora escolhida é o IADES que cobrará a taxa de inscrição R$ 265,00 para os interessados e aplicará as provas objetivas na data provável de 26/02/2023.

Confira o resumo do concurso:

-Banca organizadora: IADES;
-Cargos ofertados: Auditor de Atividades Urbanas, Auditor Fiscal de Atividades Urbanas;
-Escolaridade: nível superior;
-Salários iniciais: de R$ 9.361,95;
-Vagas: 770 (114 imediatas + 656 de cadastro reserva);
-Taxa de inscrição: R$ 265,00;
-Inscrições: 26/12 a 31/1/2023;
-Jornada de Trabalho: 40 (quarenta) horas semanais;
-Provas objetivas: 26/2/2023.

Os interessados poderão se inscrever no concurso entre os dias 26/12 e 31/01/2023. Anota aí na agenda para não perder!

Detalhes do edital:

Dos cargos:

Auditor de Atividades Urbanas:

Quantidade de vagas: 74 vagas imediatas e 156 vagas para formação de cadastro reserva, distribuídas da seguinte forma:

As remunerações iniciais são de R$ 9.361,95 para uma jornada de 40 horas semanais.

Auditor Fiscal de Atividades Urbanas:

Quantidade de vagas: 40 vagas para provimento imediato e 500 vagas para formação de cadastro de reserva, distribuídas da seguinte forma:

As remunerações iniciais são de R$ 9.361,95 para uma jornada de 40 horas semanais.

Inscrições:

As inscrições deverão ser feitas no portal da banca IADES. Período de inscrição: 26/12/2022 a 31/1/2023. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 265,00.

Requisitos

Confira os requisitos exigidos pelo certame para cada cargo:

Auditor de Atividades Urbanas-Vigilância Sanitária

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação

Auditoria Fiscal de Atividades Urbanas – Obras, Edificação e Urbanismo

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior com habilitação técnica específica na área de Engenharia Civil ou Arquitetura, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e com o devido registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU

Atividades Econômicas e Urbanas

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Transporte

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Controle Ambiental

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Saiba outros requisitos que constam no edital, válidos para todos os cargos:

-Ser aprovado no concurso público.
-Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal de 1988.
-Estar em gozo dos direitos políticos.
-Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
-Estar quite com as obrigações eleitorais.
-Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme o Anexo II do Edital.
-Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse.
-Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
-O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
-Os candidatos com deficiência, negros ou pardos e hipossuficientes, caso aprovados para mais de uma cota serão convocados concomitantemente para o provimento do cargo, considerando-se a classificação mais vantajosa.

Confira as etapas do certame:

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. As duas etapas serão aplicadas no dia 26 de fevereiro de 2023. As provas terão duração de 4h30 minutos!

Vale a pena ressaltar que os candidatos ainda serão avaliados por meio do curso de formação. O curso será de caráter classificatório e eliminatório.

Prova objetiva:

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha. Cada questão contará com 5 alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única reposta correta. Serão cobrados conhecimentos nas seguintes áreas:

O candidato não poderá, sob pena de ser eliminado do certame ainda na prova objetiva:

a) obter pontuação igual a 0 (zero) nas questões de Língua Portuguesa;
b) obter pontuação menor que 40% (quarenta por cento) nas questões de Conhecimentos Gerais; e
c) obter pontuação menor que 40% (quarenta por cento) nas questões de Conhecimentos Específicos.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% da pontuação máxima permitida para a prova objetiva (desde que não se enquadre em algumas das situações listadas acima).

Prova discursiva:

Conforme indicado no edital, a prova objetiva tem como objetivo avaliar, com base na proposta apresentada pela banca e relacionada com conhecimentos específicos da especialidade desejada, a capacidade de expressão do candidato na modalidade escrita.

O valor total da prova discursiva será de 20 pontos!

A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e/ou descritivo. O texto deverá conter entre 20 e 30 linhas.

O edital deixa claro que para a avaliação da prova objetiva do candidato, a banca utilizará o seguinte critério:

DCE (Domínio do Conhecimento Específico) = TX + AR + CC + EC

a) Tema/Texto (TX), pontuação máxima igual a 5,0 (cinco) pontos: serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização);

b) Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 5,0 (cinco) pontos: serão verificados a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;

c) Coesão e Coerência (CC), pontuação máxima igual a 5,0 (cinco) pontos: serão verificadas a coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia) e a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem); e

d) Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 5,0 (cinco) pontos: serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.

Para a nota final da prova discursiva, a banca organizadora realizará o cálculo do que ela chama de PPD:

PPD = DCE – ((NE/TL) x 2).

NE: número de erros, como acentuação, grafia e etc;

TL: total de linhas.

Será eliminado o candidato que obtiver PPD final inferior a 8 pontos!

Curso de formação:

Esta etapa possui caráter eliminatório e classificatório e o candidato que não efetivar a sua matrícula no curso de formação profissional, na forma e no período definidos no edital de convocação, será considerado ausente e, consequentemente, eliminado do concurso público.

O curso de formação profissional terá a carga horária equivalente a 120 (cento e vinte) horas/aula. As aulas deverão ocorrer de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, podendo, ainda, a critério exclusivo da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal e do IADES se estender aos sábados, domingos, feriados e no período noturno.

Será considerado eliminado do curso de formação profissional e, consequentemente, do concurso público o candidato que:

a) deixar de efetuar a matrícula no período estipulado em edital específico;

b) deixar de comparecer ou se afastar por qualquer motivo do curso de formação

profissional;

c) for desligado do curso de formação profissional por descumprir normas disciplinares e de presença mínima, que estarão contidas no edital específico de convocação para a etapa;

d) não satisfizer aos demais requisitos legais, regulamentares, regimentais e editalícios; e

e) auferir nota inferior a 60% (sessenta por cento) da pontuação máxima definida para esta

etapa, ou seja, nota inferior a 6,00 (seis) pontos.

Conteúdo programático:

Conhecimento todos os cargos:

1. CONHECIMENTOS GERAIS – PARA TODOS OS CARGOS 1.1 Língua Portuguesa e Redação Oficial. 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

1.2 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política, econômica e de direitos humanos do DF e da RIDE. 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar no 94/1998 e suas alterações. 2 II Plano Distrital De Política Para Mulheres (2020 – 2023), disponível em<https://www.mulher.df.gov.br/pdpm/>.

1.3 Sistema Eletrônico de Informações – SEI. 1 Decreto Distrital nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI). 2 Manual do SEI (disponível em:<https://portalsei.df.gov.br/category/sobre-o-sei/manuais/).2.1 Visão Geral. 2.1.1 O que é o SEI? 2.1.2 Gestão por Processo e por Desempenho. 2.1.3 Boas Práticas de Utilização do Sistema. 2.1.4 Vídeos Tutoriais. 2.2 Iniciando Operações no SEI. 2.2.1 Acesso ao Sistema. 2.2.2 Barra de Ferramentas. 2.2.3 Menu Principal. 2.2.4 Tela “Controle de Processos”. 2.2.5 Tela do Processo. 2.2.6 Base de Conhecimento. 2.2.7 Tela do Documento. 2.2.8 Restrição de Acesso. 2.3 Operações Básicas com Processos. 2.3.1 Árvore de Documentos do Processo. 2.3.2 Iniciar Processo. 2.3.3 Tipos de Processo. 2.3.4 Processos com Restrição de Acesso. 2.3.5 Concluir Processos. 2.3.6 Reabrir Processos. 3.7 Excluir Processos. 2.3.8 Gerar PDF do Processo. 2.3.9 Gerar Zip do processo. 2.4 Trabalho Colaborativo. 2.4.1 Receber Processos na Unidade. 2.4.2 Atribuir Processos a um Usuário. 2.4.3 Enviar Processos para outra Unidade. 2.4.4 Grupos de Envio. 2.4.5 Controle de Prazos. 2.4.6 Inserir Anotações. 2.4.7 Ciência. 2.5 Relações entre Informações. 2.5.1 Sobrestar Processo. 2.5.2 Relacionar Processos. 2.5.3 Anexar Processos. 2.6 Recuperando Informações. 2.6.1 Verificar o Histórico de Modificações. 2.6.2 Acrescentar Informações ao Histórico. 2.6.3 Acompanhamento Especial. 2.6.4 Blocos Internos. 2.6.5 Métodos de Pesquisa. 2.6.6 Medições de Desempenho. 2.7 Operações Básicas com Documentos. 2.7.1 Incluir Documentos. 2.7.2 Documentos Gerados no Sistema. 2.7.3 Editar Documentos. 2.7.3.1 Incluir Imagens. 2.7.3.2 Referenciar Documentos ou Processos. 2.7.4 Versões. 2.7.5 Textos Padrão. 2.7.6 Modelos de Documentos. 2.7.7 Publicar Documentos. 2.7.8 Documentos Externos. 2.7.8.1 Orientações para digitalização. 2.7.9 Excluir Documentos. 2.7.10 Cancelar Documento. 2.8 Assinaturas. 2.8.1 Restrição à Visualização de Minutas. 2.8.2 Bloco de Reunião. 2.8.3 Assinatura de Documento Interno. 2.8.4 Assinatura de Documento Externo. 2.8.5 Credenciais de Assinatura. 2.8.6 Assinaturas por Usuários de outras Unidades. 2.8.7 Assinar Documentos em Bloco de Assinatura. 2.9 Copiando e Movendo Informações. 2.9.1 Duplicar Processo. 2.9.2 Mover Documentos Externos. 2.9.3 Alterar a Ordem dos Documentos. 2.10 Usuários Externos. 2.10.1 Interface com Usuários Externos. 2.10.2 Enviar E-mails. 2.10.3 Grupos de E-mail. 2.10.4 Acesso Externo. 2.10.5 Assinatura por Usuário Externo. 2.11 Arquivamento. 2.11.1 Arquivamento e Contagem de Temporalidade.2.11.2 Solicitar Desarquivamento.

1.4 Lei Orgânica do Distrito Federal e Lei Complementar n° 840/2011 (Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal). 1 Lei Orgânica do Distrito Federal. 1.1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Organização do Distrito Federal. 1.3 Organização Administrativa do Distrito Federal. 2 Lei Complementar nº 840/2011 e (Regime Jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais), todos os capítulos, títulos e dispositivos legais.

2.1 Noções de Direito Administrativo: 1 Estado, governo e administração pública: conceitos; elementos; poderes; organização; natureza; fins; princípios. 2 Organização administrativa do Estado: administração direta e indireta. 3 Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 3.1 Sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa (Lei Federal n° 8.429/1992). 4 Lei de licitações e contratos administrativos (Lei Federal n° 14.133/2021). 5 Poderes administrativos: poderes hierárquico, disciplinar e regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7 Controle e responsabilização da administração: controles administrativo, judicial e legislativo; responsabilidade civil do Estado.

2.2 Noções de Direito Constitucional. 1 Noções de Direito Constitucional. 1.1 Poder Constituinte. 1.2 Supremacia da Constituição e controle de constitucionalidade. 1.3 Direitos e garantias fundamentais. 1.4 A organização do Estado Brasileiro. 1.5 As competências constitucionais dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 1.6 A defesa do Estado e das Instituições. 1.7 Ordem Econômica e Financeira. 1.8 Ordem Social. 1.9 Princípios da legalidade e da isonomia.


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