Edital publicado! 770 vagas para Auditor de Atividades e Auditor Fiscal de Atividades Urbanas! - IMP Concursos

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18 de novembro de 2022

Edital publicado! 770 vagas para Auditor de Atividades e Auditor Fiscal de Atividades Urbanas!

🚨 Aten√ß√£o, na√ß√£o concurseira! 🚨

Saiu o edital do concurso para Auditoria e Atividades Urbanas do Distrito Federal. A previsão é de oferta de 770 vagas entre imediatas e formação de cadastros reserva para ambos os cargos.

O concurso tem exig√™ncia de n√≠vel superior de forma√ß√£o para ambos os cargos com remunera√ß√Ķes iniciais a partir de R$ 9.361,95.

A Banca organizadora escolhida é o IADES que cobrará a taxa de inscrição R$ 265,00 para os interessados e aplicará as provas objetivas na data provável de 26/02/2023.

Confira o resumo do concurso:

-Banca organizadora: IADES;
-Cargos ofertados: Auditor de Atividades Urbanas, Auditor Fiscal de Atividades Urbanas;
-Escolaridade: nível superior;
-Sal√°rios iniciais: de R$ 9.361,95;
-Vagas: 770 (114 imediatas + 656 de cadastro reserva);
-Taxa de inscrição: R$ 265,00;
-Inscri√ß√Ķes: 26/12 a 31/1/2023;
-Jornada de Trabalho: 40 (quarenta) horas semanais;
-Provas objetivas: 26/2/2023.

Os interessados poderão se inscrever no concurso entre os dias 26/12 e 31/01/2023. Anota aí na agenda para não perder!

Detalhes do edital:

Dos cargos:

Auditor de Atividades Urbanas:

Quantidade de vagas: 74 vagas imediatas e 156 vagas para formação de cadastro reserva, distribuídas da seguinte forma:

As remunera√ß√Ķes iniciais s√£o de R$ 9.361,95 para uma jornada de 40 horas semanais.

Auditor Fiscal de Atividades Urbanas:

Quantidade de vagas: 40 vagas para provimento imediato e 500 vagas para formação de cadastro de reserva, distribuídas da seguinte forma:

As remunera√ß√Ķes iniciais s√£o de R$ 9.361,95 para uma jornada de 40 horas semanais.

Inscri√ß√Ķes:

As inscri√ß√Ķes dever√£o ser feitas no portal da banca IADES. Per√≠odo de inscri√ß√£o: 26/12/2022 a 31/1/2023. O candidato dever√° efetuar o pagamento da taxa de inscri√ß√£o no valor de R$ 265,00.

Requisitos

Confira os requisitos exigidos pelo certame para cada cargo:

Auditor de Atividades Urbanas-Vigil√Ęncia Sanit√°ria

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação

Auditoria Fiscal de Atividades Urbanas РObras, Edificação e Urbanismo

Diploma, devidamente registrado, de conclus√£o de curso de n√≠vel superior com habilita√ß√£o t√©cnica espec√≠fica na √°rea de Engenharia Civil ou Arquitetura, expedido por institui√ß√£o de ensino superior reconhecida pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) e com o devido registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ‚Äď CREA ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo ‚Äď CAU

Atividades Econ√īmicas e Urbanas

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Transporte

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Controle Ambiental

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Saiba outros requisitos que constam no edital, v√°lidos para todos os cargos:

-Ser aprovado no concurso p√ļblico.
-Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos pol√≠ticos, nos termos do ¬ß 1¬ļ do art. 12 da Constitui√ß√£o Federal de 1988.
-Estar em gozo dos direitos políticos.
-Estar quite com as obriga√ß√Ķes militares, em caso de candidato do sexo masculino.
-Estar quite com as obriga√ß√Ķes eleitorais.
-Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme o Anexo II do Edital.
-Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse.
-Ter aptid√£o f√≠sica e mental para o exerc√≠cio das atribui√ß√Ķes do cargo.
-O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
-Os candidatos com deficiência, negros ou pardos e hipossuficientes, caso aprovados para mais de uma cota serão convocados concomitantemente para o provimento do cargo, considerando-se a classificação mais vantajosa.

Confira as etapas do certame:

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. As duas etapas serão aplicadas no dia 26 de fevereiro de 2023. As provas terão duração de 4h30 minutos!

Vale a pena ressaltar que os candidatos ainda serão avaliados por meio do curso de formação. O curso será de caráter classificatório e eliminatório.

Prova objetiva:

A prova objetiva ser√° composta por 60 quest√Ķes de m√ļltipla escolha. Cada quest√£o contar√° com 5 alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma √ļnica reposta correta. Ser√£o cobrados conhecimentos nas seguintes √°reas:

O candidato n√£o poder√°, sob pena de ser eliminado do certame ainda na prova objetiva:

a) obter pontua√ß√£o igual a 0 (zero) nas quest√Ķes de L√≠ngua Portuguesa;
b) obter pontua√ß√£o menor que 40% (quarenta por cento) nas quest√Ķes de Conhecimentos Gerais; e
c) obter pontua√ß√£o menor que 40% (quarenta por cento) nas quest√Ķes de Conhecimentos Espec√≠ficos.

Ser√° considerado aprovado o candidato que obtiver, no m√≠nimo, 50% da pontua√ß√£o m√°xima permitida para a prova objetiva (desde que n√£o se enquadre em algumas das situa√ß√Ķes listadas acima).

Prova discursiva:

Conforme indicado no edital, a prova objetiva tem como objetivo avaliar, com base na proposta apresentada pela banca e relacionada com conhecimentos específicos da especialidade desejada, a capacidade de expressão do candidato na modalidade escrita.

O valor total da prova discursiva ser√° de 20 pontos!

A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e/ou descritivo. O texto deverá conter entre 20 e 30 linhas.

O edital deixa claro que para a avaliação da prova objetiva do candidato, a banca utilizará o seguinte critério:

DCE (Domínio do Conhecimento Específico) = TX + AR + CC + EC

a) Tema/Texto (TX), pontuação máxima igual a 5,0 (cinco) pontos: serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização);

b) Argumenta√ß√£o (AR), pontua√ß√£o m√°xima igual a 5,0 (cinco) pontos: ser√£o verificados a especifica√ß√£o do tema, o conhecimento do assunto, a sele√ß√£o de ideias distribu√≠das de forma l√≥gica, concatenadas e sem fragmenta√ß√£o e a apresenta√ß√£o de informa√ß√Ķes fatos e opini√Ķes pertinentes ao tema, com articula√ß√£o e consist√™ncia de racioc√≠nio, sem contradi√ß√£o, estabelecendo um di√°logo contempor√Ęneo;

c) Coes√£o e Coer√™ncia (CC), pontua√ß√£o m√°xima igual a 5,0 (cinco) pontos: ser√£o verificadas a coes√£o textual (retomada pronominal; substitui√ß√£o lexical; elipses; emprego de anaf√≥ricos; emprego de articuladores/conjun√ß√Ķes; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinon√≠mia, anton√≠mia, hiperon√≠mia, hipon√≠mia) e a coer√™ncia argumentativa (sele√ß√£o e ordena√ß√£o de argumentos; rela√ß√Ķes de implica√ß√£o ou de adequa√ß√£o entre premissas e as conclus√Ķes que delas se tiram ou entre afirma√ß√Ķes e as consequ√™ncias que delas decorrem); e

d) Elabora√ß√£o Cr√≠tica (EC), pontua√ß√£o m√°xima igual a 5,0 (cinco) pontos: ser√£o verificadas a elabora√ß√£o de proposta de interven√ß√£o relacionada ao tema abordado e a pertin√™ncia dos argumentos selecionados fundamentados em informa√ß√Ķes de apoio, estabelecendo rela√ß√Ķes l√≥gicas, que visem propor valores e conceitos.

Para a nota final da prova discursiva, a banca organizadora realizar√° o c√°lculo do que ela chama de PPD:

PPD = DCE ‚Äď ((NE/TL) x 2).

NE: n√ļmero de erros, como acentua√ß√£o, grafia e etc;

TL: total de linhas.

Ser√° eliminado o candidato que obtiver PPD final inferior a 8 pontos!

Curso de formação:

Esta etapa possui car√°ter eliminat√≥rio e classificat√≥rio e o candidato que n√£o efetivar a sua matr√≠cula no curso de forma√ß√£o profissional, na forma e no per√≠odo definidos no edital de convoca√ß√£o, ser√° considerado ausente e, consequentemente, eliminado do concurso p√ļblico.

O curso de formação profissional terá a carga horária equivalente a 120 (cento e vinte) horas/aula. As aulas deverão ocorrer de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, podendo, ainda, a critério exclusivo da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal e do IADES se estender aos sábados, domingos, feriados e no período noturno.

Ser√° considerado eliminado do curso de forma√ß√£o profissional e, consequentemente, do concurso p√ļblico o candidato que:

a) deixar de efetuar a matrícula no período estipulado em edital específico;

b) deixar de comparecer ou se afastar por qualquer motivo do curso de formação

profissional;

c) for desligado do curso de formação profissional por descumprir normas disciplinares e de presença mínima, que estarão contidas no edital específico de convocação para a etapa;

d) não satisfizer aos demais requisitos legais, regulamentares, regimentais e editalícios; e

e) auferir nota inferior a 60% (sessenta por cento) da pontuação máxima definida para esta

etapa, ou seja, nota inferior a 6,00 (seis) pontos.

Conte√ļdo program√°tico:

Conhecimento todos os cargos:

1. CONHECIMENTOS GERAIS ‚Äď PARA TODOS OS CARGOS 1.1 L√≠ngua Portuguesa e Reda√ß√£o Oficial. 1 Compreens√£o e interpreta√ß√£o de textos de g√™neros variados. 2 Reconhecimento de tipos e g√™neros textuais. 3 Dom√≠nio da ortografia oficial. 4 Dom√≠nio dos mecanismos de coes√£o textual. 4.1 Emprego de elementos de referencia√ß√£o, substitui√ß√£o e repeti√ß√£o, de conectores e de outros elementos de sequencia√ß√£o textual.4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Dom√≠nio da estrutura morfossint√°tica do per√≠odo. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Rela√ß√Ķes de coordena√ß√£o entre ora√ß√Ķes e entre termos da ora√ß√£o. 5.3 Rela√ß√Ķes de subordina√ß√£o entre ora√ß√Ķes e entre termos da ora√ß√£o. 5.4 Emprego dos sinais de pontua√ß√£o. 5.5 Concord√Ęncia verbal e nominal. 5.6 Reg√™ncia verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Coloca√ß√£o dos pronomes √°tonos. 6 Reescrita de frases e par√°grafos do texto. 6.1 Significa√ß√£o das palavras. 6.2 Substitui√ß√£o de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganiza√ß√£o da estrutura de ora√ß√Ķes e de per√≠odos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes g√™neros e n√≠veis de formalidade. 7 Correspond√™ncia oficial (conforme Manual de Reda√ß√£o da Presid√™ncia da Rep√ļblica). 7.1 Aspectos gerais da reda√ß√£o oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequa√ß√£o da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequa√ß√£o do formato do texto ao g√™nero.

1.2 Realidade √©tnica, social, hist√≥rica, geogr√°fica, cultural, pol√≠tica, econ√īmica e de direitos humanos do DF e da RIDE. 1 Realidade √©tnica, social, hist√≥rica, geogr√°fica, cultural, pol√≠tica e econ√īmica do Distrito Federal e da Regi√£o Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), institu√≠da pela Lei Complementar no 94/1998 e suas altera√ß√Ķes. 2 II Plano Distrital De Pol√≠tica Para Mulheres (2020 ‚Äď 2023), dispon√≠vel em<https://www.mulher.df.gov.br/pdpm/>.

1.3 Sistema Eletr√īnico de Informa√ß√Ķes ‚Äď SEI. 1 Decreto Distrital n¬ļ 36.756/2015 e suas altera√ß√Ķes (Sistema Eletr√īnico de Informa√ß√Ķes ‚Äď SEI). 2 Manual do SEI (dispon√≠vel em:<https://portalsei.df.gov.br/category/sobre-o-sei/manuais/).2.1 Vis√£o Geral. 2.1.1 O que √© o SEI? 2.1.2 Gest√£o por Processo e por Desempenho. 2.1.3 Boas Pr√°ticas de Utiliza√ß√£o do Sistema. 2.1.4 V√≠deos Tutoriais. 2.2 Iniciando Opera√ß√Ķes no SEI. 2.2.1 Acesso ao Sistema. 2.2.2 Barra de Ferramentas. 2.2.3 Menu Principal. 2.2.4 Tela ‚ÄúControle de Processos‚ÄĚ. 2.2.5 Tela do Processo. 2.2.6 Base de Conhecimento. 2.2.7 Tela do Documento. 2.2.8 Restri√ß√£o de Acesso. 2.3 Opera√ß√Ķes B√°sicas com Processos. 2.3.1 √Ārvore de Documentos do Processo. 2.3.2 Iniciar Processo. 2.3.3 Tipos de Processo. 2.3.4 Processos com Restri√ß√£o de Acesso. 2.3.5 Concluir Processos. 2.3.6 Reabrir Processos. 3.7 Excluir Processos. 2.3.8 Gerar PDF do Processo. 2.3.9 Gerar Zip do processo. 2.4 Trabalho Colaborativo. 2.4.1 Receber Processos na Unidade. 2.4.2 Atribuir Processos a um Usu√°rio. 2.4.3 Enviar Processos para outra Unidade. 2.4.4 Grupos de Envio. 2.4.5 Controle de Prazos. 2.4.6 Inserir Anota√ß√Ķes. 2.4.7 Ci√™ncia. 2.5 Rela√ß√Ķes entre Informa√ß√Ķes. 2.5.1 Sobrestar Processo. 2.5.2 Relacionar Processos. 2.5.3 Anexar Processos. 2.6 Recuperando Informa√ß√Ķes. 2.6.1 Verificar o Hist√≥rico de Modifica√ß√Ķes. 2.6.2 Acrescentar Informa√ß√Ķes ao Hist√≥rico. 2.6.3 Acompanhamento Especial. 2.6.4 Blocos Internos. 2.6.5 M√©todos de Pesquisa. 2.6.6 Medi√ß√Ķes de Desempenho. 2.7 Opera√ß√Ķes B√°sicas com Documentos. 2.7.1 Incluir Documentos. 2.7.2 Documentos Gerados no Sistema. 2.7.3 Editar Documentos. 2.7.3.1 Incluir Imagens. 2.7.3.2 Referenciar Documentos ou Processos. 2.7.4 Vers√Ķes. 2.7.5 Textos Padr√£o. 2.7.6 Modelos de Documentos. 2.7.7 Publicar Documentos. 2.7.8 Documentos Externos. 2.7.8.1 Orienta√ß√Ķes para digitaliza√ß√£o. 2.7.9 Excluir Documentos. 2.7.10 Cancelar Documento. 2.8 Assinaturas. 2.8.1 Restri√ß√£o √† Visualiza√ß√£o de Minutas. 2.8.2 Bloco de Reuni√£o. 2.8.3 Assinatura de Documento Interno. 2.8.4 Assinatura de Documento Externo. 2.8.5 Credenciais de Assinatura. 2.8.6 Assinaturas por Usu√°rios de outras Unidades. 2.8.7 Assinar Documentos em Bloco de Assinatura. 2.9 Copiando e Movendo Informa√ß√Ķes. 2.9.1 Duplicar Processo. 2.9.2 Mover Documentos Externos. 2.9.3 Alterar a Ordem dos Documentos. 2.10 Usu√°rios Externos. 2.10.1 Interface com Usu√°rios Externos. 2.10.2 Enviar E-mails. 2.10.3 Grupos de E-mail. 2.10.4 Acesso Externo. 2.10.5 Assinatura por Usu√°rio Externo. 2.11 Arquivamento. 2.11.1 Arquivamento e Contagem de Temporalidade.2.11.2 Solicitar Desarquivamento.

1.4 Lei Org√Ęnica do Distrito Federal e Lei Complementar n¬į 840/2011 (Regime Jur√≠dico dos Servidores do Distrito Federal). 1 Lei Org√Ęnica do Distrito Federal. 1.1 Fundamentos da Organiza√ß√£o dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Organiza√ß√£o do Distrito Federal. 1.3 Organiza√ß√£o Administrativa do Distrito Federal. 2 Lei Complementar n¬ļ 840/2011 e (Regime Jur√≠dico dos servidores p√ļblicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das funda√ß√Ķes p√ļblicas distritais), todos os cap√≠tulos, t√≠tulos e dispositivos legais.

2.1 No√ß√Ķes de Direito Administrativo: 1 Estado, governo e administra√ß√£o p√ļblica: conceitos; elementos; poderes; organiza√ß√£o; natureza; fins; princ√≠pios. 2 Organiza√ß√£o administrativa do Estado: administra√ß√£o direta e indireta. 3 Agentes p√ļblicos: esp√©cies e classifica√ß√£o, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e fun√ß√£o p√ļblicos. 3.1 San√ß√Ķes aplic√°veis em virtude da pr√°tica de atos de improbidade administrativa (Lei Federal n¬į 8.429/1992). 4 Lei de licita√ß√Ķes e contratos administrativos (Lei Federal n¬į 14.133/2021). 5 Poderes administrativos: poderes hier√°rquico, disciplinar e regulamentar; poder de pol√≠cia; uso e abuso do poder. 6. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classifica√ß√£o, esp√©cies e invalida√ß√£o. 7 Controle e responsabiliza√ß√£o da administra√ß√£o: controles administrativo, judicial e legislativo; responsabilidade civil do Estado.

2.2 No√ß√Ķes de Direito Constitucional. 1 No√ß√Ķes de Direito Constitucional. 1.1 Poder Constituinte. 1.2 Supremacia da Constitui√ß√£o e controle de constitucionalidade. 1.3 Direitos e garantias fundamentais. 1.4 A organiza√ß√£o do Estado Brasileiro. 1.5 As compet√™ncias constitucionais dos poderes Legislativo, Executivo e Judici√°rio. 1.6 A defesa do Estado e das Institui√ß√Ķes. 1.7 Ordem Econ√īmica e Financeira. 1.8 Ordem Social. 1.9 Princ√≠pios da legalidade e da isonomia.


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