É hora de aguardar o edital do Concurso da Polícia Federal e intensificar os estudos! - IMP Concursos

Notícias

5 de janeiro de 2021

É hora de aguardar o edital do Concurso da Polícia Federal e intensificar os estudos!

Edital pode sair muito em breve

Para você que está de olho no concurso da Polícia Federal (PF) não é novidade que a instituição assinou contrato com o Cebraspe, certo? Agora, com a banca contratada, o próximo passo será definir o cronograma.

A vigência da contratação com a banca será até dezembro de 2022, período em que o concurso deverá ser homologado e todas as turmas já estarão em formação.

Março de 2021 é eleito o mês de aplicação das provas do Concurso da PF

Ao que tudo indica, as provas do concurso público serão aplicadas logo no início de 2021. O prazo previsto para aplicação dos primeiros exames é em março. Mas para que isso aconteça, a Polícia Federal ainda precisa receber um possível novo aval do Ministério da Economia, solicitado pelo órgão em ofício elaborado assim que a portaria autorizava o concurso foi divulgada. 

A PF pede a redução do prazo entre edital e provas de quatro para dois anos. Assim, ela conseguiria ter os seus policiais federais em formação o quanto antes. 

Vem desafio pela frente

De acordo com a corporação, o seu objetivo é prover as 1.500 vagas ainda em 2021, ou seja, dar início à formação dos policiais. Para isso é necessário cumprir todas as etapas do concurso o quanto antes. 

Resumo do Concurso da Polícia Federal

O concurso é para provimento de 1.500 vagas. As carreiras exigem nível superior em qualquer área, com exceção a de delegado, que precisa de curso superior na área de Direito, com comprovação de três anos de atividade jurídica. Também será obrigatório para todos os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

Falando em remuneração, anote aí: o salário em início de carreira é de R$12.980,50, mas para o cargo de delegado, o valor é um pouco mais atrativo, R$24.150,74 mensal. 

Para todos os cargos, o regime de contratação é o estatutário, com estabilidade. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • Agente de Polícia: 893 vagas.
  • Delegado de Polícia: 123 vagas.
  • Escrivão de Polícia: 400 vagas.
  • Papiloscopista: 84 vagas. 

E tem mais! O diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, confirmou que além das 1.500 vagas autorizadas, serão chamados mais 500 aprovados e a previsão é formar os primeiros policiais em 2021. A PF projeta dois mil provimentos até 2022.

Um giro pela Polícia Federal

A Polícia Federal é uma instituição brasileira que tem como principal função garantir a segurança, preservar a ordem pública, bem como os interesses dos cidadãos e da União. 

Suas atividades são exercidas pela polícia aeroportuária, marítima e de fronteiras. O órgão é subordinado ao Ministério da Justiça e foi criado em 1944.

A sede da Polícia Federal fica no Distrito Federal, mas existem também outras unidades descentralizadas em todas as capitais estaduais, assim como delegacias e postos avançados. 

Entrar na Polícia Federal é uma ótima oportunidade

Se você procura uma carreira sólida relacionada à segurança pública, entrar para a PF é uma ótima oportunidade. A melhor forma de se preparar para o concurso da Polícia Federal é investir em cursos específicos. Aqui no IMP Concursos, uma boa oportunidade é investir no curso regular para Carreiras Policiais. Ele foi desenvolvido com o objetivo de preparar antecipadamente os candidatos aos concursos de Nível Superior da área policial.

Agora é aguardar o edital e intensificar os estudos!

Veja também:


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.