Notícias

31 de outubro de 2014

Divulgado resultado final do concurso de Analista do Seguro Social

 

Foi divulgado no Diário Oficial da União de hoje (13/5) o resultado final do concurso com 300 vagas de Analista do Seguro Social do INSS. Estavam inscritos 164.209 candidatos, porém, após o cancelamento da prova aplicada no dia 13 de outubro do ano passado, por problemas técnicos durante a aplicação das avaliações, participaram da segunda chamada, no dia 9 de fevereiro desse ano, 160.234 candidatos. O concurso foi organizado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência – Funrio, e tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada por igual período.

De acordo com o edital, os novos analistas têm as seguintes atribuições: instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS. O salário para o cargo é de R$ 7.147,12.

Brasília é a cidade com o maior número de candidatos, com 11.830 inscritos. Em seguida vêm as cidades de São Paulo, com 8.999, Belo Horizonte, com 6.520 e Recife, com 6.040 inscritos. Os novos analistas vão preencher vagas nas áreas de estatística, administração, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), fisioterapia e letras.

Os novos servidores serão lotados em quaisquer unidades subordinadas às Superintendências Regionais para as quais estiverem inscritos, de acordo com o interesse da administração. As lotações estão distribuídas entre as Superintendências Regionais e Administração Central:

  1. • Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO);
  2. • Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI);
  3. • Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP);
  4. • Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ);
  5. • Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS);  e
  6. • Administração Central (circunscrição Brasília).

 

O INSS

O instituto conta com aproximadamente 40 mil servidores para prestar atendimento presencial aos quase quatro milhões de cidadãos que procuram as agências mensalmente. Além do atendimento presencial, o INSS atende, ainda, uma demanda de mais de 6 milhões de ligações telefônicas mensais – quase 68 milhões por ano – por meio das Centrais de Tele-atendimento, o 135, localizadas em Caruaru (PE) e Salvador (BA).

Desde 2011, houve a autorização para o provimento de mais de 5 mil vagas no INSS através da realização de concursos públicos. Essas vagas contemplam Técnicos e Analistas Previdenciários, Peritos Médicos e Assistentes Sociais, para atuar nas unidades de atendimento.

A autarquia solicitou ao Ministério do Planejamento, neste ano, a abertura de seleções para 3.080 novos servidores. O pedido contempla 2.000 vagas para Técnicos do Seguro Social (nível médio) e 1.080 Peritos Médicos Previdenciários. No entanto, com o corte de gastos por parte da União feito recentemente, a oferta de vagas para o cargo de Técnico deve ser reduzida a 1.500 vagas.


2020 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.