Câmara dos Deputados: especialistas apostam em concurso no ano que vem e alertam que estudos devem se intensificar - IMP Concursos

Notícias

5 de outubro de 2015

Câmara dos Deputados: especialistas apostam em concurso no ano que vem e alertam que estudos devem se intensificar

O anúncio da suspensão dos concursos públicos em 2016, feito pelo Governo Federal no mês passado, deixou preocupados aqueles que se dedicam para se tornar servidores públicos. Entre os concursandos que ficaram desmotivados estão os que vêm se preparando para o aguardado concurso da Câmara dos Deputados.  Segundo a professora de Direito Constitucional, Nelma Fontana, a suspensão dos concursos do Poder Executivo, não causará impacto sobre a nova seleção prevista para a Câmara dos Deputados. “O Poder Legislativo tem orçamento próprio, ou seja, tão logo a Câmara decida lançar o edital, terá autonomia para fazê-lo. Nesse caso, a Lei de Responsabilidade Fiscal não compreende nenhum impedimento para esses concursos”, esclarece. “Portanto, aqueles que querem passar, devem continuar seus estudos. É importante ressaltar que o concurso da Câmara dos Deputados tem grandes perspectivas de ser lançado no próximo ano,” completa.

A professora explica que aqueles que estudam para concursos do Poder Legislativo têm um projeto que exige bastante dedicação. “Os concursos da Câmara e do Senado são projetos devem ser levados com seriedade. Os que têm chance de se classificar num concursos como estes não são aqueles que decidem fazer o concurso quando sai o edital. Esses candidatos aventureiros não têm a menor chance. Os que têm chances de passar, já vêm se preparando há algum tempo. Esses concursos demandam uma preparação consistente,” alerta. “Os concursos da Câmara costumam ser organizados pelo Cespe UnB. Já os do Senado, têm a FGV como banca. Em ambos os casos, as provas são de nível muito alto. Nesse sentido, é praticamente impossível se classificar para seleções como essas por apenas três meses, por exemplo,” explica.

O professor João Trindade Filho lembra que em fevereiro de 2011, concursandos passaram pelo mesmo susto com o corte de R$ 3,5 bilhões nos investimentos em pessoal, que suspendia novos concursos e as nomeações de aprovados para o Poder Executivo Federal.  “Muitos desanimaram na época, no entanto, os que não desanimaram conquistaram suas vagas pouco tempo depois. A lição que se tira de 2011 é que aqueles que pararam de estudar perderam uma oportunidade preciosa em 2012, quando os concursos voltaram. Quem havia perseverado nos estudos passou. Veja o concurso da Câmara dos Deputados para analista de 2012, por exemplo. Foi também o meu caso em relação ao concurso do Senado Federal para consultor, no mesmo ano. Quem havia parado em 2011 e tentou voltar em 2012 já não estava em nível competitivo,” lembra.

Conheça o curso 2 em 1 do IMP Concursos e prepare-se para a Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa do DF ao mesmo tempo


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.