A perspectiva de que 2025 seja um ano repleto de excelentes oportunidades de ingresso no serviço público fica a cada indício mais próxima de se confirmar.
Em coletiva de imprensa realizada neste 2 de setembro no edifício-sede do Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO), foi informado gasto com pessoal que a união reservará para 2025.
Conforme anunciou Clayton Montes, secretário de orçamento federal, o valor estimado é de R$ 2 bilhões para este fim. Montes endossou as falas da ministra Esther Dweck, a respeito dos interesses do governo federal em avançar nas políticas para ingresso, formação e fortalecimento do quadro de servidores públicos.
Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 prevê 57,8 mil provimentos
No texto apresentado para o PLOA do próximo ano estão previstas criação e provimento de vagas, que totalizam 63 mil vagas. São 57.814 para provimento e 5.952 para criação.
Com a apresentação pelo MPO, o texto agora seguirá para a votação no Congresso e, ainda, precisará da sanção presidencial para se tornar vigente.
As vagas estão divididas em diversas esferas da administração pública. No entanto, o maior quantitativo está destinado ao Poder Executivo, com 53.599 provimentos.
No quantitativo de vagas disposto pelo PLOA estão contemplados provimentos que foram autorizados pelo Ministério da Gestão e Inovação este ano, mas só serão efetivados no ano que vem. Como é o caso, por exemplo, dos concursos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.
Além disso, com a evolução da discussão orçamentária pelo congresso e pelo governo federal, em breve ficará claro se haverá um novo CNU em 2025.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
QUERO SER APROVADO EM CONCURSO
CNU: nova edição em 2025 será decida até o final do ano
A ministra Esther Dweck, em recentes entrevistas analisou a aplicação de provas e deu explicações sobre quais pontos o governo irá considerar para que decida por continuar no ano que vem ou não com este modelo de CNU.
A ministra afirmou que o governo federal tem avaliação bastante positiva do seleção até aqui e adiantou que até o final do ano devem ter posição fechada quanto se haverá em 2025 um novo CNU.
Na primeira menção acerca do PLOA a ministra mencionou possibilidade de serem 7 mil vagas num novo CNU. Porém mais recentemente disse que a decisão acerca da nova edição depende de múltiplos fatores e que é até mesmo possível que haja o concurso unificado com uma expectativa de provimento menor do que 2024.
"Essa é uma variável relevante, mas a gente não fechou esse número. Claro que tem uma questão de custo-benefício. Não precisa ser 6 mil, pode ser menos. Mas o mais importante para a gente tomar a decisão final é fazer uma boa análise de tudo o que deu certo, do que precisa aprimorar.", declarou Esther Dweck.