Concurso CNU: nova edição em 2025, ministra volta a comentar

Concurso CNU: nova edição em 2025, ministra volta a comentar

Com a conclusão das etapas avaliativas do Concurso Nacional Unificado, as atenções agora se voltam a decisão que caberá ao governo federal de se haverá uma nova edição do CNU no ano que vem.

A ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, concedeu longa entrevista ao portal Jota, especializado em cobertura institucional, na qual analisou a aplicação de provas e deu explicações sobre quais pontos o governo irá considerar para que decida por continuar no ano que vem ou não com este modelo de CNU.

Assim como nas declarações anteriores, a ministra afirmou que em diversos pontos o governo federal tem avaliação bastante positiva do seleção até aqui e adiantou que até o final do ano devem ter posição fechada quanto se haverá em 2025 um novo CNU.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

QUERO SER APROVADO EM CONCURSO

Segunda edição do CNU não precisa de número de vagas para se justificar

Diversas especulações tem sido feitas a respeito do quantitativo de vagas que pode ser aprovado pelo MGI nos próximos períodos e também que constará no Plano de Lei Orçamentária Anual de 2025.

A própria ministra Esther Dweck mencionou em coletiva de imprensa a possibilidade de serem 7 mil vagas. Nesta nova oportunidade, porém, não falou em números.

Ao ser indagada pelo jornalista Roberto Maltchik a respeito de quantas vagas seriam necessárias para que o governo mobilizasse novamente logística e operação do CNU, a ministra revelou que o número de vagas não é a única variável.

"Essa é uma variável relevante, mas a gente não fechou esse número. Claro que tem uma questão de custo-benefício. Não precisa ser 6 mil, pode ser menos. Mas o mais importante para a gente tomar a decisão final é fazer uma boa análise de tudo o que deu certo, do que precisa aprimorar.", respondeu a ministra.

Diversos fatores serão considerados para segunda edição

Ao longo da entrevista, Esther Dweck reforçou algumas vezes que existe uma lista de critérios que o governo irá avaliar para decidir a respeito da continuidade da experiência do CNU no futuro. A ministra, inclusive, mencionou que o Ipea tem feito acompanhamento de dados para subsidiar esta decisão.

O acesso é um critério que pesa bastante para fazer essa avaliação. E os dados são positivos, com a possibilidade de acessar o concurso tendo se expandido para o Brasil inteiro, em cobertura inédita de municípios com candidatos.

O modelo de prova elaborado pela Cesgranrio e a aplicação são outros pontos que irão passar por uma análise mais apurada. Porém, até o momento, a avaliação da ministra também é positiva. Dweck mencionou que, caso haja nova edição, o modelo será aprimorado conforme as informações colhidas em 2024.

Inclusive, comentou a respeito da necessidade de balancear mais a prova, diante de reclamações feitas por conta da falta de tempo no período da manhã para se fazer a redação.

Um último ponto relevante é a questão dos servidores, terá peso fundamental o sucesso das contratações feitas via CNU, a avaliação da qualidade do serviço desempenhado pelos ingressantes de 2024. A ministra mencionou novas possibilidade de análise via estágio probatório, assim como do Programa de Gestão de Desempenho.

Cronograma do concurso CNU

Confira a seguir o cronograma previsto para as próximas etapas do concurso CNU:

  • 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
  • 26 de agosto –  divulgação da relação candidato/vaga no site do CPNU
  • 8 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
  • 8 de outubro –  divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
  • 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
  • Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.

Resumão CNU

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento