A etapa de avaliação do concurso TSE Unificado se aproxima e, nesta sexta-feira (22/11), foi publicado o edital de convocação para as provas do certame.
O documento traz informações sobre data de liberação dos locais de prova, como consultá-los, além de horários da aplicação de prova e comparecimento.
Vale lembrar que as provas para cada cargo serão aplicadas em turnos diferentes, sendo as de Analista no período matutino e as de Técnico no período vespertino. Confira a seguir os horários para cada turno:
Manhã
- Abertura de portões: 7h
- Fechamento dos portões: 8h
- Início das provas: 8h30
- Encerramento: 13h
Tarde
- Abertura de portões: 14h
- Fechamento dos portões: 15h
- Início das provas: 15h30
- Encerramento: 19h
A recomendação para candidatos é que cheguem aos locais de prova pelo menos uma hora antes do início previsto.
Além disso, os candidatos devem ficar atentos para no dia da prova levarem caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original.
Os locais de prova ficarão disponíveis a partir do dia 29 de novembro. Para consultar basta acessar a página oficial do concurso no site do Cebraspe.
As provas, que ocorrerão no dia 8 de dezembro, contarão com mais de 637 mil inscritos, sendo 344 mil para o cargo de técnico judiciário e 293 mil para o cargo de analista.
Dia Imperdível TSE Unificado
No Dia Imperdível TSE Unificado você terá a revisão dos principais tópicos das disciplinas do concurso, com dicas, esquemas e exercícios. A melhor equipe de professores define a estratégia para que a abordagem seja eficiente e direta ao ponto.
Clique no banner a seguir e garanta sua participação.
Concurso TSE Unificado: como serão as provas?
Conforme edital publicado, a seleção para a Justiça Eleitoral possui três diferentes programas de fases de prova, que variam conforme as carreiras que o candidato optar por concorrer. Confira a seguir.
Os diferentes tipos de avaliação tem pesos diferentes para a composição da nota final do candidato.
A etapa objetiva está dividida em prova de conhecimentos básicos e prova de conhecimentos específicos.
Importante lembrar da regra de pontuação e resposta empregada pelo Cebraspe, que será a banca organizadora do certame. Neste estilo de avaliação, diferente da maioria, o candidato será penalizado caso erre a questão, sendo mais indicado, portanto, não "chutar" respostas, marcando apenas se tiver certeza.
Para a prova de conhecimentos básicos, a marcação correta da resposta valerá 1,00 ponto, enquanto deixar de marcar valerá 0,00 pontos e marcar a resposta incorreta descontará 1,00 da nota do candidato.
Na prova de conhecimentos específicos, as regras permanecem as mesmas, porém o valor das questões é aumentado, valendo 2,00 a resposta certa e o desconto de pontuação de mesmo valor caso o candidato marque a errada.
Os critérios para a eliminação do candidato na etapa objetiva será o seguinte:
- obtiver NP1 < 10,00 pontos;
- obtiver NP2 < 40,00 pontos;
- obtiver NFPO < 55,00 pontos.
Sendo NFPO a nota final das provas objetivas, calculada pela equação NFPO = NP1 + NP2.
Prova discursiva
A etapa consistirá na redação de um texto argumentativo-discursivo cuja temática estará relacionada à área e especialidade do cargo escolhido pelo candidato.
O tamanho máximo da redação será de 30 linhas e a pontuação total da etapa é de 50,00 pontos.
A prova discursiva avaliará o conhecimento do candidato a respeito do tema proposto, sua capacidade de expressão na modalidade escrita, primando pela coerência e coesão, e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
O cálculo da nota do candidato será feito com base na seguinte equação:
NPD = NC – 10 × NE ÷ TL
NPD = Nota da prova discursiva
NC = Nota de conteúdo
NE = Número de erros gramaticais
TL = Quantidade de linhas utilizadas
Se você quer conferir o que estudar para as provas confira nosso artigo completo!
Resumão
- Órgão: Tribunal Superior Eleitoral e Regionais;
- Situação: Edital publicado;
- Banca: Cebraspe;
- Cargo: Técnico e Analista Judiciários;
- Nível: Superior;
- Inscrições: 4 de junho a 18 de julho;
- Taxa: R$ 85 (técnico) e R$130 (analista);
- Provas: 8 de dezembro;
- Acesse o edital publicado no DOU!