Concurso TSE Unificado: o que estudar para as provas?

Concurso TSE Unificado: o que estudar para as provas?

Com a publicação do edital para o concurso da Justiça Eleitoral, muitos concurseiros estão ansiosos em busca do melhor plano de estudos para ficar competitivo para a prova em 22 de setembro.

E você, sabe o que o Cebraspe, que é a banca organizadora, irá cobrar nas provas de seleção para o TSE Unificado? Vem com a gente conferir!

Como serão as provas?

As etapas de seleção para a Justiça Eleitoral serão as seguintes:

  • prova objetiva;
  • prova discursiva (somente para analista judiciário);
  • teste de aptidão física (somente agente da Polícia Judicial);
  • avaliação de títulos (somente para analista judiciário).

As etapas ocorrerão em todas as capitais de estados brasileiros e no Distrito Federal. As provas objetivas e discursivas realizadas em 22 de setembro em turnos distintos.

A prova objetiva será composta de 120 questões em modelo de Certo ou Errado, como geralmente é a preferência do Cebraspe enquanto banca. A distribuição será de 50 itens de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

A prova discursiva terá limite de 30 linhas e o tema de elaboração estará relacionados à área de especialidade do cargo de analista judiciário.

Como se preparar para o TSE Unificado?

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

QUERO SER APROVADO EM CONCURSO

Qual o conteúdo programático do TSE Unificado?

Antes de verificar a listagem de conhecimentos que serão cobrados na seleção, você sabe como planejar sua rotina de estudos, como balancear conhecimentos básicos e específicos?

Aqui no IMP Concursos, para elaborarmos o melhor planos de estudo seguimos a lógica de iniciar sua preparação dando mais peso para os conhecimentos básicos, afinal estes tópicos formam a sustentação de todo seu conhecimento das matérias. Isso, claro, sem deixar de estudar os tópicos mais especializados do conteúdo programático.

Com o passar das semanas de estudo, o recomendado é ir diminuindo o peso dado ao básico e separar mais dias de dedicação aos tópicos avançados e específicos do cargo de sua opção.

A prova objetiva do TSE Unificado valerá 190 pontos. As questões de conhecimentos básicos valem 1 ponto, enquanto as de conhecimentos específicos, 2 pontos.

Confira os tópicos de conhecimento do edital

O edital faz ressalva ao candidato de que as questões da prova vão além de avaliar o mero conhecimento memorizado, abrangendo também compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio.

Conhecimentos básicos

  • Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
  • Noções de Direito Eleitoral: 1 Lei nº 4.737/1965 e suas alterações (Código Eleitoral). 1.1 Introdução. 1.2 Órgãos da justiça eleitoral. 1.2.1 Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 1.2.2 Tribunais regionais eleitorais. 1.2.3 Juízes eleitorais e juntas eleitorais: composição, competências e atribuições. 1.3 Alistamento eleitoral: qualificação e inscrição, cancelamento e exclusão. 2 Lei nº 9.504/1997 e suas alterações. 2.1 Disposições gerais. 2.2 Coligações. 2.3 Convenções para escolha de candidatos. 2.4 Registro de candidatos. 2.5 Sistema eletrônico de votação e totalização dos votos. 3 Lei nº 9.096/1995 e suas alterações. 3.1 Disposições preliminares. 3.2 Filiação partidária. 4 Resolução do TSE nº 21.538/2003. 4.1 Alistamento eleitoral. 4.2 Transferência de domicílio eleitoral. 4.3 Segunda via da inscrição. 4.4 Restabelecimento de inscrição cancelada por equívoco. 4.5 Formulário de atualização da situação do eleitor. 4.6 Título eleitoral. 4.7 Acesso às informações constantes do cadastro. 4.8 Restrição de direitos políticos. 4.9 Revisão do eleitorado. 4.10 Justificação do não comparecimento à eleição (com a alteração do Acórdão do TSE nº 649/2005).
Obs: apenas para os cargos: Analista Judiciário – Área: Administrativa e Técnico Judiciário – Área Administrativa.
  • Noções de Direito Administrativo: 1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 1.2 Administração direta e indireta. 1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Agentes públicos. 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Disposições constitucionais aplicáveis. 3.2 Disposições doutrinárias. 3.2.1 Conceito. 3.2.2 Espécies. 3.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos. 4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 4.2 Uso e abuso do poder. 5 Licitação. 5.1 Princípios. 5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 5.3 Modalidades. 5.4 Tipos. 5.5 Procedimento. 6 Controle da administração pública. 6.1 Controle exercido pela administração pública. 6.2 Controle judicial. 6.3 Controle legislativo. 7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 7.1.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado. 7.1.2 Responsabilidade por omissão do Estado. 7.2 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 7.3 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado. 
Obs: exceto para o cargo de Analista Judiciário – Área: Judiciária
  • Noções de Direito Constitucional: 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas de eficácia plena, contida e limitada. 2.2 Normas programáticas. 3 Direitos e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos. 4 Organização político-administrativa do Estado. 4.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 5 Administração pública. 5.1 Disposições gerais, servidores públicos. 6 Poder executivo. 6.1 Atribuições e responsabilidades do presidente da República. 7 Poder legislativo. 7.1 Estrutura. 7.2 Funcionamento e atribuições. 7.3 Processo legislativo. 7.4 Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 7.5 Comissões parlamentares de inquérito. 8 Poder judiciário. 8.1 Disposições gerais. 8.2 Órgãos do poder judiciário. 8.2.1 Organização e competências, Conselho Nacional de Justiça. 8.2.1.1 Composição e competências. 9 Funções essenciais à justiça. 9.1 Ministério Público, Advocacia Pública. 9.2 Defensoria Pública. 
Obs: apenas para os cargos Analista Judiciário – Área: Administrativa e Técnico Judiciário: Área Administrativa.

Conhecimentos específicos

A seguir você poderá consultar as áreas de conteúdo que serão cobrados na prova específica de cada cargo.

  • Analista Judiciário - Área: Administrativa: Administração Geral; Administração Pública; Gestão de Contratos; Gestão de Pessoas; Orçamento.
  • Analista Judiciário - Área: Administrativa – Especialidade: Contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade aplicada ao Setor Público; Auditoria Governamental; Administração Financeira e Orçamentária; Noções de Direito Eleitoral.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Arquitetura: Tópicos especializados de Arquitetura e Urbanismo; Noções de Gestão Pública.
  •  Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Arquivologia: Arquivologia e Gestão Documental; Noções de Gestão Pública.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Biblioteconomia: Tópicos especializados de Biblioteconomia; Noções de Gestão Pública.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Enfermagem: Tópicos especializados de Enfermagem.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Civil: Tópicos especializados de Engenharia Civil; Obras - Planejamento, Fiscalização e Legislação; Licitações e Contratos; Elaboração de Orçamentos; Perícia e Elaboração de Relatórios Técnicos, Pareceres e Laudos Periciais; Princípios de Planejamento de Obras e Serviços; Fiscalização, Gerenciamento e Gestão de Obras e Serviços; Acessibilidade; Noções de Gestão Pública.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Elétrica: Tópicos especializados de Engenharia Elétrica; Fiscalização, Gerenciamento e Gestão de Obras e Serviços; Perícia e Elaboração de Relatórios Técnicos, Pareceres e Laudos Periciais; Princípios de Planejamento de Obras e Serviços; Elaboração de Orçamentos; Noções de Gestão Pública.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Engenharia Mecânica: Tópicos especializados de Engenharia Mecânica; Fiscalização, Gerenciamento e Gestão de Obras e Serviços; Perícia e Elaboração de Relatórios Técnicos, Pareceres e Laudos Periciais; Princípios de Planejamento de Obras e Serviços; Elaboração de Orçamentos; Noções de Gestão Pública.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Estatística: Tópicos especializados de Estatística; Noções de Gestão Pública.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Clínica Médica): Tópicos especializados de Medicina; Medicina do Trabalho.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Psiquiatria): Tópicos especializados de Psiquiatria; Medicina do Trabalho.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Odontologia: Tópicos especializados de Odontologia; Noções de Gestão Pública.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Psicologia: Psicologia Clínica; Psicologia Organizacional.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Serviço Social: Tópicos especializados de Serviço Social.
  • Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Tecnologia da Informação: Engenharia de Software; Desenvolvimento de Sistemas; Infraestrutura; Banco de dados; Sistemas embarcados; Gestão e Governança da Tecnologia da Informação.
  • Analista Judiciário - Área: Judiciária: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Eleitoral; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Penal.
  • Técnico Judiciário – Área: Administrativa: Administração Pública; Gestão de Pessoas; Gestão de Contratos.
  • Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Agente da Polícia Judicial: Segurança Judiciária; Noções de Direitos Humanos; Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal.
  • Técnico Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Programação de Sistemas: Tópicos especializados em Programação de Sistemas; Banco de Dados; Língua Inglesa.

Resumão

  • Órgão: Tribunal Superior Eleitoral e Regionais;
  • Situação: Edital publicado;
  • Banca: Cebraspe;
  • Cargo: Técnico e Analista Judiciários;
  • Nível: Superior;
  • Inscrições: 4 de junho a 18 de julho;
  • Taxa: R$ 85 (técnico) e R$130 (analista);
  • Provas: 22 de setembro;
  • Acesse o edital publicado do TSE Unificado!

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

 QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento