Concurso TSE Unificado: concorrência por vaga é divulgada

Concurso TSE Unificado: concorrência por vaga é divulgada

Com a proximidade das provas para o concurso TSE Unificado, que serão realizadas no próximo domingo (8/12), o Cebraspe divulgou informações a respeito das estatísticas de inscritos e concorrência por vagas.

O número confirmado de inscrições alcançou a marca de 637.628. Vale lembrar, entretanto, que era permitido o mesmo candidato inscrever-se tanto para Técnico quanto para Analista.

Falando em dados específicos de localidade e especialidade, o cargo mais concorrido do processo foi o de Técnico Judiciário - Área Administrativa para a regional do DF, tendo ao todo 13.296 candidatos para apenas 1 vaga.

Dentre as vagas ofertadas para Analista Judiciário, a mais concorrida foi a especialidade de Área Administrativa para o TRE/SP, com a relação de 4.404,3 candidatos por vaga.

Enquanto para Agente da Polícia Judicial, que é especialidade de Técnico Judiciário, a relação ficou em 3.928 candidatos por vaga, na disputa em ampla concorrência.

Além destas informações, o Cebraspe já disponibilizou orientações quanto ao dia e locais de aplicação das provas.

Para consultar as estatísticas completas para todos os cargos e localidades, basta acessar a página oficial do concurso.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

Concurso TSE Unificado: como serão as provas?

Conforme edital publicado, a seleção para a Justiça Eleitoral possui três diferentes programas de fases de prova, que variam conforme as carreiras que o candidato optar por concorrer. Confira a seguir.

Os diferentes tipos de avaliação tem pesos diferentes para a composição da nota final do candidato.

A etapa objetiva está dividida em prova de conhecimentos básicos e prova de conhecimentos específicos.

Importante lembrar da regra de pontuação e resposta empregada pelo Cebraspe, que será a banca organizadora do certame. Neste estilo de avaliação, diferente da maioria, o candidato será penalizado caso erre a questão, sendo mais indicado, portanto, não "chutar" respostas, marcando apenas se tiver certeza.

Para a prova de conhecimentos básicos, a marcação correta da resposta valerá 1,00 ponto, enquanto deixar de marcar valerá 0,00 pontos e marcar a resposta incorreta descontará 1,00 da nota do candidato.

Na prova de conhecimentos específicos, as regras permanecem as mesmas, porém o valor das questões é aumentado, valendo 2,00 a resposta certa e o desconto de pontuação de mesmo valor caso o candidato marque a errada.

Os critérios para a eliminação do candidato na etapa objetiva será o seguinte:

  1. obtiver NP1 < 10,00 pontos;
  2. obtiver NP2 < 40,00 pontos;
  3. obtiver NFPO < 55,00 pontos.

Sendo NFPO a nota final das provas objetivas, calculada pela equação NFPO = NP1 + NP2.

Prova discursiva

A etapa consistirá na redação de um texto argumentativo-discursivo cuja temática estará relacionada à área e especialidade do cargo escolhido pelo candidato.

O tamanho máximo da redação será de 30 linhas e a pontuação total da etapa é de 50,00 pontos.

A prova discursiva avaliará o conhecimento do candidato a respeito do tema proposto, sua capacidade de expressão na modalidade escrita, primando pela coerência e coesão, e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

O cálculo da nota do candidato será feito com base na seguinte equação: 

NPD = NC – 10 × NE ÷ TL

NPD = Nota da prova discursiva
NC = Nota de conteúdo
NE = Número de erros gramaticais
TL = Quantidade de linhas utilizadas

Se você quer conferir o que estudar para as provas confira nosso artigo completo!

Resumão

  • Órgão: Tribunal Superior Eleitoral e Regionais;
  • Situação: Edital publicado;
  • Banca: Cebraspe;
  • Cargo: Técnico e Analista Judiciários;
  • Nível: Superior;
  • Inscrições: 4 de junho a 18 de julho;
  • Taxa: R$ 85 (técnico) e R$130 (analista);
  • Provas: 8 de dezembro;
  • Acesse o edital publicado no DOU!

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

 QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog