Concurso Correios: novo edital para atendente de agência pode sair

Concurso Correios: novo edital para atendente de agência pode sair

É o que comentou o superintendente dos Correios do Distrito Federal, Paulo Henrique Soares, em live aberta realizada no último sábado. O novo concurso Correios teria ênfase na seleção de atendentes comerciais.

A expectativa é de que, após a conclusão dos último concurso para nível superior e para carteiro, seja aberto um novo processo seletivo para atendentes comerciais nas agências da empresa por todo o país.

A notícia, se confirmada por fontes oficiais nos próximos dias, deverá agradar os servidores dos Correios que, durante a realização do último concurso, por meio da Findect (Federação Interestadual de Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) haviam declarado que mesmo com alto quantitativo para carteiro, o último edital era insuficiente para suprir a demanda de contratações da empresa.

O cargo de atendente comercial, assim como o de carteiro, faz parte da carreira de agente dos Correios. O requisito, portanto, também é o nível médio. Ainda não houve confirmação se o novo edital contemplaria também o cargo de operador de triagem e transbordo, também pertencente à carreira.

A remuneração inicial seguirá o praticado neste recente edital para o cargo de carteiro, sendo o valor para a carreira de agente o de R$2.429,26, podendo chegar a R$7.459,67 ao final da carreira. O salário recebe acréscimo ainda de diversos benefícios previstos para a categoria.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

Concurso Correios: sindicato reivindicou mais vagas durante edital para carteiro

Com a abertura do processo seletivo para o cargo de carteiro e analista em outubro do ano passado, embora a Findect tenha comemorado a publicação do edital após mais de dez anos sem concurso Correios, afirmou que a medida não seria suficiente para suprir o problema de falta de empregados públicos na empresa.

À época, a Findect ainda mencionou o Plano de Demissão Voluntária que teve aplicação iniciado no ano passado que agravaria ainda mais o déficit de pessoal.

A reivindicação de autorização para mais vagas foi oficializada em reunião no final de outubro de 2024 em reunião entre o sindicato e a diretoria dos Correios. foi reforçado a demanda crescente por novos servidores para os cargos de Atendente ComercialOperador de Triagem e Transbordo.

Vale lembrar, no entanto, que no início de 2024, quando o presidente dos Correios, Fabiano Silva, prometeu a realização dos concursos que viria a cumprir ao longo do ano, a estimativa de vagas que seria oferecida alcançaria a margem das 7 mil oportunidades.

Ainda as edições para a área operacional e a de SESMT tenham sido realizadas, com oferta de 3.511 e 33 vagas respectivamente, pelo menos mais 3 mil vagas precisariam ser oferecidas para cumprir a previsão feita por Fabiano Silva.

Concurso Correios: como foram as provas e quais os critérios de aprovação?

As provas para ambos os editais foram realizadas no dia 15 de dezembro, em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Cada edital contém estruturas de avaliação específicas para os níveis médio e superior. Você pode conferir a seguir cada caso.

Agente dos Correios - Carteiro

No caso do edital de nível médio, houve avaliação apenas por meio de provas objetivas. Não havendo nem etapa discursiva, nem teste de aptidão física.

A prova teve duração de 4 horas, sendo realizadas em um único turno.

A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que, cumulativamente:

  1. tenha acertado, no mínimo, 12 (doze) pontos na disciplina de língua portuguesa; 
  2. tenha acertado, no mínimo, 6 (seis) pontos na disciplina de matemática; 
  3. tenha acertado, no mínimo, 2 (dois) pontos na disciplina de noções de informática;  
  4. tenha acertado, no mínimo, 2 (dois) pontos na disciplina de conhecimentos gerais; 
  5. tenha acertado, no mínimo, 2 (dois) pontos na disciplina de código de conduta ética e integridade; e 
  6. tenha acertado, no mínimo, 30 (trinta) pontos no total da prova objetiva. 

Analista dos Correios

As etapas do concurso para nível superior foram provas objetivas e prova discursiva.

Confira a seguir como ficará a composição dos conteúdos das questões das provas objetivas.

As provas discursivas consistiram na elaboração de uma redação com entre 20 e 30 linhas.

Também para o nível superior as provas durarão 4 horas e serão realizadas em um único turno.

A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que, cumulativamente:

  1. tenha acertado, no mínimo, 4 (quatro) pontos na disciplina de língua portuguesa;
  2. tenha acertado, no mínimo, 1 (um) ponto na disciplina de matemática;
  3. tenha acertado, no mínimo, 2 (dois) pontos na disciplina de noções de informática;  
  4. tenha acertado, no mínimo, 1 (um) ponto na disciplina de código de conduta ética e integridade;
  5. tenha acertado, no mínimo, 16 (dezesseis) pontos na disciplina de conhecimentos específicos;
  6. tenha acertado, no mínimo, 30 (trinta) pontos no total da prova objetiva.

A Prova Discursiva é de caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, considerando-se HABILITADO o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) pontos.

Resumão

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog