Preparação para concursos: estudar em grupo melhora a sua performance - IMP Concursos

Notícias

5 de março de 2021

Preparação para concursos: estudar em grupo melhora a sua performance

Uma preparação para concursos requer dedicação, abdicação e principalmente foco no objetivo. Isso todos que estão de olho em um cargo público já sabem.

Porém, muitas vezes nessa tarefa árdua, o candidato estuda sozinho em uma jornada com muitas dificuldades de aprendizado e emocionais. Afinal, os concurseiros se enxergam como concorrentes, mas a história não é bem assim.

O que é o método Alcateia

É claro que você já deve ter testado alguns métodos de estudo em sua preparação para concursos. Mas hoje, vamos falar de uma metodologia baseada na experiência de dois grandes especialistas do IMP Concursos, nossos professores Thiago Medeiros e Vitor Falcão.

Baseada em anos de vivência em sala de aula, no contato diário com os alunos e observando as grandes dificuldades enfrentadas nesse processo de estudo, a dupla desenvolveu a Alcateia. Como o próprio nome sugere, um trabalho desenvolvido em um pequeno o grupo no qual todos se ajudam e ninguém fica para trás.  

Preparação para concursos: as grandes dificuldades

Usando toda essa experiência, eles mapearam o que impede o candidato de ser aprovado. Conforme explica Thiago:

“A grande maioria dos candidatos estão imersos em uma grande quantidade de material, mas não sabem como estudar, nem qual a melhor ordem de seguir o conteúdo, tem dificuldades de fazer revisões, não tem o hábito de fazer questões e ao final a retenção do conteúdo não dura mais do que dois meses”.

Preparação para concursos: como funciona a Alcateia?

  •  Os professores são mediadores entre o aluno e o material de estudo;
  • Os alunos aprendem o passo a passo técnico e motivacional necessário para o ser aprovado;
  • Os professores descrevem como, onde e o que o aluno deve estudar diariamente até a data da prova. Sempre respeitando a disponibilidade de tempo e a bagagem de estudo anterior de cada turma;
  • MÉTODO FUNIL: por meio de técnicas, o aluno é estimulado a adquirir um autoconhecimento sobre o seu nível de aprendizagem e retenção em cada matéria;
  • Obtendo essa consciência, que é auferida por dados técnicos, o aluno passa a estudar os pontos mais sensíveis e não somente o que ele gosta ou tem facilidade.

ALCATEIA PCDF

Com a palavra os especialistas

Para te mostrar tudo o que você pode alcançar, o blog do IMP conversou com Thiago e Vitor. Confere aí a matéria completa sobre a preparação para concursos com a consultoria Alcateia.

De concorrentes a aliados, como esse conceito de importância no coletivo e desenvolvimento de estudo em grupo funciona?

Temos um princípio na Alcateia: “Ninguém fica para trás”.

Os concurseiros estão habituados a se enxergarem como concorrentes na luta pelo sonhado cargo público, dentro da consultoria implementamos esse espírito de grupo e solidariedade entre os alunos. Tanto no aspecto motivacional quanto no aspecto de conteúdo.

Por exemplo, temos alguns alunos produzindo mapas mentais e disponibilizando aos colegas; cadernos de anotações das aulas presenciais sendo compartilhado; integrantes se comunicando em reunião após o cumprimento das metas para compartilhar o resultado diário. E tudo isso nos ajudou a acionar dois gatilhos importantes dentro da consultoria de estudo: disciplina e responsabilidade.

Por fim, os alunos estão mais disciplinados, porque sabem que podem ser cobrados até pelo colega de turma. Se tornam também mais responsáveis, pois quando produzem um conteúdo para compartilhar, colocam isso como prioridade, assim a qualidade do material produzido é excepcional.

Quais as vantagens desse modelo em relação às turmas tradicionais?

Esse modelo é mais efetivo, pois o aluno é agente ativo do seu processo de aprendizagem. Assim, consegue ter a percepção clara da sua evolução em cada matéria e por isso pode tomar boas decisões de ir deixando aos poucos conteúdos consolidados e partindo para o ataque nos pontos frágeis de sua preparação.

Aspecto organizacional e metas diárias

Sob o aspecto organizacional e disciplinar esse método também é muito eficiente, pois o aluno já sabe diariamente o que ele deve estudar e produzir dentro de cada conteúdo.

Essa organização evita a procrastinação, a perda de tempo na organização de sua agenda e na separação e seleção dos materiais que serão utilizados no dia.

Nós cuidamos de toda essa esteira de estudo/aprendizagem.

O aluno recebe a meta diária com a indicação do material de leitura e videoaulas quando necessárias em cada conteúdo.

Um diferencial da consultoria é que fazemos uma fina seleção das questões do conteúdo, que foi estudado na meta diária, para colhermos dados de aprendizagem e consolidar o conhecimento teórico do dia.

Quanto tempo dura essa consultoria?

A consultoria dura no mínimo 180 dias. O tempo necessário para preparar o aluno de nível básico até o ponto de concorrer nos principais concursos do país.

Mas além da turma regular de 180 dias, temos turmas especiais de reta final para alunos intermediários e avançados que duram em média entre 90 e 30 dias.

Como funciona a metodologia?

Todo dia pela manhã o aluno abre a plataforma de estudos e recebe uma meta diária.

Nesse documento ele terá acesso a todo material didático necessário para cumprir a meta. Não é necessário nenhum outro tipo de material suplementar, pois o aluno Alcateia tem acesso:

  • Videoaulas de todas as matérias;
  • PDF teórico de todas as matérias;
  • PDF resumido de todas as matérias
  • Vade Mecum Esquematizado com anotações prontas e as súmulas pertinentes para auxiliá-lo na leitura de lei seca
  • Mapas mentais dos principais temas
  • Filtro de questões sobre o tema estudado no dia
  • Ao final, a porcentagem de acertos é registrada para verificar o controle de evolução do aluno e gerar dados técnicos para a revisão do conteúdo estudado.

Reuniões e acompanhamento de desenvolvimento

Para acompanhar esse desenvolvimento dos alunos, temos reuniões quinzenais com o grupo para alinhar as metas futuras e colher informações necessárias para a correção de algum conteúdo específico.

Nessa reunião, nossos alunos são os grandes protagonistas. Podem tirar dúvidas sobre a execução de metas e compartilhar, com os professores e colegas, sua evolução nos estudos.

Como funciona a rotina diária do aluno?

Os alunos possuem metas diárias, que podem ter ou não inclusas uma videoaula. Isso depende do nível detectado em cada conteúdo, pois às vezes uma leitura do PDF ou até mesmo a resolução de exercícios é suficiente para concluir uma de nossas etapas.

Quais materiais o aluno tem acesso?

O aluno tem acesso à diversos materiais. A consultoria é autossuficiente em relação aos materiais didáticos.

Mas sempre é bom lembrar que prezamos pela qualidade e não pela quantidade de materiais, por isso cada material é cuidadosamente selecionado e fornecido aos poucos.

ALCATEIA PCDF

Como é a divisão do conteúdo?

Dividimos cuidadosamente o conteúdo. O objetivo é que o aluno tenha a sensação de dever cumprido ao final do dia e não fique com a sensação de sempre estar correndo atrás do tempo ao se deparar com uma enorme quantidade de material de uma única vez. Tudo que é dividido em pequenas partes acaba se tornando mais fácil de ser concluído.

Veja também:


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.