Preparação para concursos por carreira: você sabe o que é? - IMP Concursos

Notícias

30 de setembro de 2020

Preparação para concursos por carreira: você sabe o que é?

Muitas pessoas começam a estudar para concursos sem saber muito bem qual a carreira escolher. A opção pela prova, na maioria das vezes, é baseada no salário e nos benefícios do cargo. Sendo assim, o candidato fica sem foco e sai atirando para todos os lados, uma hora quer ser policial, outra bancário ou professor, e por aí vai fazendo provas e mais provas.

O resultado disso?

Pouco aproveitamento do conhecimento adquirido de uma prova para outra ou muitas vezes se torna necessário começar os estudos do zero para cumprir o edital.

No entanto, você já pensou que pode aliar os recebimentos, as vantagens do cargo e ainda atuar naquela área na qual você se identifica? Sim, isso é possível.

Escolhendo uma carreira!

Escolher uma carreira pública e focar seus estudos em certames da mesma área têm muitas vantagens. O artigo dessa semana no blog vai falar sobre esse assunto, te mostrar os benefícios de escolher o que quer e assim te ajudar a otimizar seus estudos.

O que é uma preparação para concursos por carreira?

Em uma resposta resumida, podemos classificar como cursos de média e longa duração com um conteúdo voltado para as disciplinas mais cobradas nos últimos editais daquela área.

“Em um curso para uma carreira específica o aluno terá a oportunidade de acesso a uma ampla preparação, ou seja, verá todos os conteúdos cobrados nos vários concursos relacionados com aquela carreira. O diferencial é que, quando se estuda para um concurso específico, serão aplicados apenas os conteúdos previstos no edital daquele certame. É uma preparação totalmente focada”, explica Juca Siade, professor e coordenador do projeto de Carreiras Bancárias aqui do IMP.

Quer saber mais e sair na frente na sua preparação? Confere o bate-papo completo com o nosso especialista.

Como funciona uma preparação focada em uma carreira específica?

Quando você sabe o que quer, já andou metade do caminho. A partir disso o aluno deverá se preparar começando pelo estabelecimento de uma rotina, planejar os horários, locais e formas de estudo, além das matérias a serem estudadas e os recursos que serão utilizados para esse fim.

Rotina de estudos é algo muito importante!

• Preparação Carreiras

E depois, qual o próximo passo?

É botar a mão na massa: estudar de fato. Nesse momento é importante priorizar matérias específicas da carreira, por dois motivos: geralmente elas têm maior peso nas provas e servem para que o aluno avalie, ainda que superficialmente, se ele realmente se identifica com a carreira.

Por fim, conhecer as provas de concursos anteriores e as metodologias empregadas pelas bancas examinadoras fará muita diferença. O aluno tem que lembrar que ele fará uma prova para alcançar seu objetivo.

Nesse caso, espera-se que o candidato conheça como a banca examinadora cobra determinado assunto e saiba qual o “peso” que ele tem na nota global da prova. Isso vai evitar que se demande excessivas horas de estudos para um assunto que representará um percentual muito pequeno em sua nota.

A dedicação para cada conteúdo da prova deve ser diretamente proporcional à sua significância dentro da avaliação. 

Qual a vantagem de investir tempo nesse tipo de preparação específica para uma carreira?

Eficiência nos estudos, pois, com certeza, o aluno que foca num objetivo e se empenha por conquistá-lo, chegará mais rápido onde quer chegar.

Diferentemente de quando se atira para todos os lados, tentando ser policial num determinado momento, bancário num outro, professor em seguida, e por aí vai.

Em média quanto tempo dura uma preparação para concursos por carreira?

Isso depende de aluno para aluno, das horas diárias dedicadas aos estudos e dos métodos empregados, mas, em geral, para uma preparação adequada, um ano é um bom tempo.

Eu sei que os alunos ficam ansiosos e querem logo passar em um concurso, mas isso não pode ser um projeto de curtíssimo prazo. Se para cursar a educação básica leva-se 14 anos e um curso superior de 2 a 5 anos em média, por que acreditar que para passar num concurso público só são necessários 2, 3 ou 4 meses?

Carreiras Bancárias.

Como coordenador do projeto de preparação para Carreiras Bancárias, explique um pouco sobre a realidade dos certames da área?

Os concursos para bancos, ao contrário do que muita gente imagina, não têm um “edital padrão”. Por exemplo, o edital do concurso da Caixa Econômica Federal não é igual ao edital de um concurso do Banco do Brasil.

Nesse caso, engana-se o aluno que pensar que já que estudou para um, estaria em condições de prestar um concurso para o outro logo em seguida. Nada disso!

Num curso voltado para a carreira bancária, e não especificamente para um concurso de um banco em particular, o aluno teria acesso às aulas de conteúdos previstos em ambos editais.

• Carreiras Bancárias

Quais as atribuições serão desenvolvidas por quem quer seguir a carreira bancária no serviço público? 

A carreira num banco público tem algumas peculiaridades, pois tais instituições ofertam aos clientes alguns produtos que os bancos privados não podem. Por exemplo, somente a Caixa atua no recolhimento e administração do FGTS, sendo assim, os alunos que irão estudar para os bancos públicos terão acesso a conhecimentos sobre esses produtos.

Quais as perspectivas de novos concursos para carreiras bancárias 2020/2021?

O que temos no radar, por enquanto, é o concurso do Banco do Brasil, cujo edital estava previsto para março de 2020 e não foi publicado ainda por conta da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, há vários bancos públicos com mais de dois anos sem realizar concursos. 

Falando em salários, quais os valores em início de carreira nos bancos públicos? 

O salário médio de um escriturário, incluindo os benefícios (que são vários), é próximo de R$ 4.000,00 para uma carga horária de 30 horas semanais. Esse salário é bem atrativo quando se pensa que o bancário trabalha 6 horas por dia, de segunda a sexta-feira.

Como funciona o preparatório para carreiras bancárias que foi lançado na semana passada?  

É um projeto inovador!  Iremos preparar nossos alunos para a carreira bancária, tanto no setor público como privado. Eles terão acesso aos conteúdos por um ano, podendo assistir às aulas quantas vezes desejar.

As matérias disponibilizadas serão todas aquelas previstas nos vários editais de bancos públicos. Também ofertaremos o curso preparatório para a Certificação Profissional da ANBIMA Série 10 (CPA-10), um curso básico de Excel e outro de Calculadora HP 12C, sem custo adicional.

Materiais de apoio.

Os materiais de apoio para cada matéria serão disponibilizados em PDF, onde constarão vários exercícios com questões das últimas provas e algumas inéditas, elaboradas pelos próprios professores. Haverá também a aplicação periódica de simulados para que os alunos possam se ambientarem ao que irão encontrar no dia da prova e aulas onlines.

E por fim, os recursos de planner e mentoria também poderão fazer parte do pacote. 

O curso além de preparar o aluno para concursos públicos na área bancária, vai prepará-lo, também, para fazer a prova que lhe confere Certificação Profissional da ANBIMA Série 10 (CPA-10). Explique por que isso será um diferencial para a sua carreira?

A Certificação CPA-10 proporciona várias oportunidades para o seu titular. Quem possui demonstra ter capacitação técnica para atuar em instituições financeiras em geral, não apenas em bancos, em contato com o público no processo de distribuição de produtos de investimento.

Muitos bancos exigem que seus funcionários tenham a CPA-10, inclusive, para participarem de processos internos de ascensão profissional.

Explique como o aluno, além de estudar para concurso, vai poder aproveitar seu conhecimento se quiser atuar no mercado financeiro privado.

Nos meus 15 anos preparando alunos para serem aprovados em concursos da área bancária, tenho visto que muitos deles estudam com dedicação e adquirem uma gama de conhecimentos do mercado financeiro.

No entanto, quando não eram aprovados, uma grande parte desse conhecimento se perdia e só seria aproveitado para outro concurso da área. Agora isso mudou, o curso vai possibilitar a abertura de novas oportunidades de trabalho porque vai preparar o aluno, também, para a prova meio de certificações. Essas certificações poderão ajudá-lo a entrar no mercado financeiro do setor privado.

No nosso projeto, o aluno que se preparar para um certame de um banco e não passar não ficará sem horizonte, pois logo em seguida irá se dedicar à aquisição de uma certificação concedida por uma das mais importantes entidades do mercado financeiro e de capitais do país, a ANBIMA.

Assim, ao invés de suas chances de inserção no mercado de trabalho se reduzirem, acontecerá justamente o contrário, pois novas portas se abrirão. É por essa razão que tenho me dedicado todos os dias a esse projeto, pois vai de encontro ao que mais gosto de fazer: ajudar as pessoas a transformarem suas vidas para melhor.

Vamos nessa! Vamos com tudo!

Veja também:


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.