PF: ação penal e inquérito não podem excluir candidato - IMP Concursos

Notícias

23 de setembro de 2020

PF: ação penal e inquérito não podem excluir candidato

No dia 16 de setembro foi publicado a decisão que é ilegítima a exclusão de candidatos de concursos públicos que respondam a inquérito ou ação penal.

A decisão do juiz aconteceu após um candidato ser eliminado do Curso de Formação da Polícia Federal na fase de investigação social de vida pregressa.

• Preparatório completo PF

A notícia foi divulgada no portal oficial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Por ser eliminado do Curso de Formação da Polícia Federal na fase de investigação social devido ao registros criminais constantes na vida pregressa, um candidato acionou a Justiça Federal solicitando a reintegração ao certame.

Ao analisar o caso, a 6ª Turma entendeu que é direito do candidato continuar a formação tendo em vista que não sentença condenatória transitada em julgado, nem inquérito policial referentes às condutas por ele praticadas.

Saiba mais

No dia 20/08, o presidente da república, Jair Bolsonaro, anunciou em suas redes sociais a autorização para realização do concurso da Polícia Federal (PF). Apesar da informação ter sido divulgada de maneira informal, em uma live, a expectativa é que o aval seja oficializado, em breve, no diário oficial. Logo depois será formada a comissão organizadora, o que significa que o edital para o concurso da PF tem tudo para ser lançado ainda esse ano e as provas realizadas no início de 2021.

Nessa afirmação, Bolsonaro fala de 2000 vagas para a área policial, a expectativa é que a seleção seja para nível superior com remunerações que podem chegar a mais de R$ 22 mil, como é o caso do cargo de delegado. Mas levando-se em consideração a necessidade de recomposição de vagas na área administrativa, esse número pode chegar a 2508 vagas e contemplar também o nível médio.

• Preparatório completo PF

Número de vagas é maior do que o solicitado pela PF

De qualquer forma vale ressaltar que o número de vagas será maior do que o solicitado pela corporação ao Ministério da Economia.

Anteriormente seriam 1508 vagas distribuídas para os seguintes cargos: agente de polícia, escrivão, delegado, agente administrativo, papiloscopista, administrador, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, enfermeira, engenheiro, estatístico, farmacêutico, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social.

Concurso PF 2018 e a vacância do órgão.

Se analisarmos que o último concurso foi iniciado em 2018 e a vacância atual de servidores no órgão pode chegar a mais de 4 mil vagas, se torna relevante considerar que novos concursos para o órgão serão realizados com mais frequência.

Etapas do concurso PF 2020/2021

Serão duas etapas, incluindo o curso de formação, além de provas objetivas e práticas dependo do cargo escolhido.

Etapa I

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Exame de aptidão física;
  • Prova oral para o cargo de Delegado de Polícia;
  • Prova prática de digitação o cargo de Escrivão
  • Avaliação médica;
  • Avaliação psicológica;
  • Avaliação de títulos, somente para as ocupações de Delegado e Perito Criminal;
  • Investigação Social.

Etapa II

Curso de Formação Profissional de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer unidade da Federação.

  • Período: 5 meses (850 horas-aula)
  • Aluno recebe bolsa correspondente à 50% do valor daremuneração

• Preparatório completo PF

Análise dos especialistas do IMP Concursos para o concurso PF 2020

Dito isso, e com toda essa movimentação, é claro que o blog traz as informações mais importantes para quem não quer perder tempo, afinal concursando esse certame é muito concorrido e não há tempo a perder.

Cenário atual

Vamos começar com o professor Flávio Daher, delegado da Polícia Federal, mestre em Direito Constitucional e doutor em Direito Penal. Ele respondeu nossas perguntas e fez uma análise da situação atual das provas e deu dicas de como se preparar antes do edital.

O presidente Bolsonaro autorizou de forma informal o concurso PF 2020, como vc analisa isso?

A corporação já havia enviado a solicitação para novo concurso, e a sinalização positiva indica que o concurso deve sair.

Você acredita que a autorização sairá esse ano?

Acredito que sim.

E o lançamento do edital, você acredita que ainda será em 2020?

Existe essa chance, afinal ainda estamos em agosto.

Com edital lançado esse ano, a prova será realizada quando?

Num espaço de três a quatro meses, conforme a praxe.

• Preparatório completo PF

Com relação ao número de vagas, o presidente falou em 2000 apenas para a área policial. Mas você acredita que haverá vagas para área administrativa?

Existe a necessidade de pessoal para todas as carreiras, inclusive para a área administrativa.

Você incentiva quem está de olho em uma vaga no concurso PF 2020 a iniciar a sua preparação desde desde já?

Eu incentivo a começar e não parar. Se a prova for por agora o estímulo é grande. Mas ainda que o candidato não consiga a aprovação na primeira tentativa outra oportunidade não deve tardar.

Preparação antes do edital

Como começar a estudar antes do edital?

Pegue os editais anteriores, veja o que mais se repete. Normalmente essa prevalência estatística indica que existe pouca chance de você estar estudando algo que não vai aparecer no próximo edital.

Quais seriam as suas dicas?

Existem matérias que sempre caem (Português, Informática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal) então comece por elas.

Em quais matérias focar?

Dentre as matérias que sempre caem, escolha as que você é pior.

O último concurso foi realizado em 2018, o candidato pode se basear nesse edital?

Com certeza, mas não só nele. Pegue os últimos dois ou três.

Realizar exercícios de provas anteriores é uma boa estratégia?

Não é apenas uma boa estratégia: é imprescindível. O candidato deve sempre avaliar o aproveitamento do seu estudo e nada melhor que fazer uma bateria de testes para saber se o seu método está funcionando. 

Você acredita que o edital trará surpresas como ocorreu no edital de agente da PCDF?

Não acredito em surpresas. Acredito que a prova sempre tende a ficar mais difícil.

• Preparatório completo PF

Contabilidade para PF

Como contabilidade foi uma matéria muito comentada após o lançamento do último edital para um concurso de carreira policial, pedimos ao nosso professor de contabilidade Vinícius Ribeiro umas dicas sobre o assunto. Olha o que ele falou!

Professor a disciplina de contabilidade foi uma surpresa no edital do concurso da PCDF, você acredita que no concurso da PF a disciplina também será cobrada?

Contabilidade foi cobrada nos 4 últimos concursos para agente, portanto são grandes as chances de ser cobrada novamente no concurso de 2021.

Quais seriam as suas dicas de preparação para quem quer começar a estudar antes do edital ser lançado?

Comece pelo básico. Entenda o que é a contabilidade, para que serve essa ciência, estude bastante a classificação das contas e os fatos contábeis. Faça muitas questões comentadas.

Não tenha pressa, contabilidade não é uma ciência que se aprende do dia para a noite. Existe um raciocínio contábil a ser aprendido e isso requer tempo e prática, portanto tenha paciência e perseverança nos estudos. Não espere o edital sair para começar a estudar, pois você tem tempo para começar já!

Em quais tópicos o candidato deve focar?

Classificação das contas, fatos contábeis e operações com mercadorias (apuração do custo e do lucro). Esses assuntos são muito importantes para o estudo.

Dentre as normas, recomendo a leitura dos artigos 175 a 184 da Lei 6.404/76 e de aulas normas do CPC, como o CPC 00, 16 e 27.

Resumo do concurso PF 2020

Banca: a definir

Vagas: 2000 vagas

Taxa de inscrição: a definir

Cargos: delegado, escrivão, perito e agente policial

Escolaridade: nível superior

Previsão de edital: 2020

Previsão data da prova: 2021

Banca examinadora: a definir

• Preparatório completo PF

Veja também:


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.