Notícias

5 de junho de 2018

Concurso CLDF: dicas exclusivas sobre o certame

Professora de Direito Constitucional do IMP Concursos traz orientações aos candidatos

Profª Denise Vargas

Esse artigo é para você que está na fase de preparação intensiva para o concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Conversamos com a Profª. Denise Vargas, que leciona Direito Constitucional, Regimento Interno da CLDF e Lei Orçamentária do DF no IMP Concursos para reunir dicas exclusivas sobre técnicas de estudo e curiosidades sobre o certame que teve o edital publicado no último dia 30 de maio.

DICAS DE ESTUDO – Segundo Denise, que também é secretária da Comissão de Constituição e Justiça da CLDF, é importante que os candidatos estejam atentos ao estudo das matérias específicas do concurso. “Esse é o caso do Regimento Interno da CLDF, da Lei Orgânica do DF e da Lei Complementar nº 13/96, cujo texto trata de técnica legislativa para redação e elaboração das leis distritais”, explica.

Ela destaca que, para alguns cargos, a matéria de Direito Constitucional foi cobrada de forma simplificada em relação a concursos anteriores da CLDF. “Para o cargo de Técnico Legislativo, por exemplo, a cobrança do conteúdo de direito constitucional foi menor em relação ao que é pedido em concursos do executivo ou legislativo federal”, acrescenta ao ressaltar que para todos os cargos foi solicitado Noções de Processo Legislativo.

“Vale estudar, inclusive, aquelas regrinhas de decoreba do direito constitucional, bem como Organização do Estado. Outro ponto forte desse concurso são as particularidades da FCC que tem o costume de cobrar questões relativas a bens da união, bens dos estados e repartição e competências”, enfatiza a professora.

Para quem for fazer a prova de Técnico Legislativo, Denise conta que os concursandos devem dar atenção também às questões inovadoras que antecederam a publicação do edital. “Como a interpretação de garantias parlamentares e mudanças relativas à direitos e garantias fundamentais.”

PECULIARIDADES DO CONCURSO – Nesta edição do certame, para o cargo de Consultor Legislativo será cobrado prova de idioma, sendo inglês ou espanhol. Além disso, o deste ano oferece menor número de vagas em relação ao anterior.

Vale ressaltar também que o candidato deve prestar atenção ao estilo da prova, pois a banca organizadora será a Fundação Carlos Chagas e, anteriormente, foi o Cespe.

CLDF 2018 – Os editais da CLDF foram publicados na semana passada com a oferta de 86 vagas de nível médio e superior. O certame é um dos mais aguardados de 2018 pelos concursandos devido o valor da remuneração inicial dos aprovados ser a partir de R$11.182,69. As provas ocorrerão em setembro deste ano.

OPORTUNIDADE – Nesta quarta-feira (6/6), o IMP Concursos promoverá a palestra gratuita “De olho na CLDF” com os professores João Trindade, Denise Vargas e Jorge Fernando para tratar dos tópicos mais importantes do edital, técnicas de estudo, além dos desafios e benefícios do concurso.

O evento ocorrerá na unidade da Asa Sul, às 19h30. Para participar, basta inscrever-se aqui. Mas corre porque as vagas são limitadas e o evento está sujeito a lotação.


2018 - IMP concursos - Todos os direitos reservados.