Organizar uma rotina de estudos que vai te ajudar a ter sucesso em qualquer concurso, não é tarefa fácil. Não é novidade para nenhum candidato, que elaborar uma boa rotina de estudos é o único caminho viável para quem está de olho em uma vaga no serviço público. E tão, foque em um bom planejamento de estudos para concursos e melhores seus resultados.
Se preparar para uma prova de concurso requer tempo e dedicação, mas é claro que existem técnicas que podem lhe ajudar. Entretanto, não há uma receita de bolo que funcione para todo mundo, mas sim uma metodologia que aplique de forma contínua um conjunto de técnicas com determinação e foco.
Para falar sobre planejamento de estudos para concursos, o blog conversou com o nosso professor Marlon Andrade, fundador do IMP Planner, coordenador pedagógico e criador da metodologia.
Uma rotina intensa de dedicação e empenho. Não existe a rotina perfeita de dedicação aos estudos. Terá dias de lutas, dias difíceis de se concentrar, dias que o aluno vai querer fazer qualquer coisa, menos estudar e, tudo bem, por isso, somos humanos dotados de limitações e falhas. Até mesmo no meu melhor momento de preparação, com anos de estrada, tinha dias que eu não conseguia avançar em nada, tentava ler uma linha e não entendia.
Mas uma coisa precisa ficar clara, quando você tem um foco, um objetivo bem definido e uma estratégia nada te paralisa.
É uma plataforma inteligente de planejamento e gestão de estudos que trabalha os 3 pilares da aprovação (Planejamento, Metodologia e Controle Emocional). Tudo em uma única ferramenta que organiza a rotina de estudos do aluno por meio das metas diárias e leva em consideração o tempo de estudos de cada um e os seus níveis de proficiência de cada disciplina.
Assim, o candidato ganhar tempo e foca no que interessa: o aprendizado.
Se você tem dificuldade em desenvolver ou melhorar sua organização de estudos, nós vamos te ajudar. Nesse artigo, Marlon dá dicas preciosas baseadas em toda a sua experiência como concurseiro. Temos certeza que elas vão colaborar para melhorar sua performance na próxima prova.
Posso escrever 3 a 4 páginas sobre variadas técnicas de estudos que eu aprendi e aperfeiçoei durante a minha caminha como concurseiro e como coach. Algumas eu apliquei comigo e outras eu testei e apliquei com os meus alunos. A conclusão que eu cheguei é que não existe uma técnica específica que te levará a aprovação e sim o uso contínuo delas em conjunto com determinação, foco e persistência que consequentemente gera o hábito e a constância e isso sim conduzirá até aprovação.
Atualmente vivemos a era das redes sociais, problema que eu não enfrentei na minha preparação. Desse modo, uma técnica muito conhecida pode ajudar aqueles viciados por redes sociais. É a técnica do POMODORO e ela permite que o aluno estude totalmente concentrado por uma média de 25 min e descanse por 5.
Isso ajudará a se manter focado por um curto e determinado período de tempo e por 5 minutos pode ser usado para distrações como ir ao banheiro, usar o celular e descansar um pouco. No intervalo de uma hora o aluno estuda 50 min e descansa 10. Essa técnica é aplicada no IMP Planner e as horas são contabilizadas automaticamente nos relatórios de desempenho.
Um bom planejamento é aquele dotado de estratégia e método. O melhor deles e o mais utilizado entre alunos e aprovados é o método do ciclo de estudos. Nele o aluno terá um tempo específico no dia para estudar, resumir, revisar e fazer questões dentro de cada assunto do edital. A maior dificuldade dos alunos é operacionalizar tudo isso por meio de uma planilha de excel.
É nessa hora que entra o Planner, pois ele vai operacionalizar tudo isso pro aluno levando em consideração o tempo que cada aluno tem disponível para estudar, além de dá importância aos pontos forte e pontos fracos de cada aluno nas disciplinas e assuntos do plano.
Vale-se destacar da importância dos alunos – tanto iniciantes como avançados- de se dedicarem aos finais de semana com a mesma ou com intensidade até maior que durante a semana, especialmente, os alunos que precisam conciliar os estudos com trabalho e família, pois o tempo dedicado ao trabalho na semana precisa ser “recuperado” aos finais de semana.
Isso é muito pessoal, depende muito. Eu gosto de trabalhar uma média de 6 meses a um 1 ano para metas de curto prazo, uma média de 4 a 5 anos para metas de médio prazo e de 10 a 15 anos para metas de longo prazo.
Uma dica que dou: coloque todas elas em um papel e todos os dias busque alcançar as metas de curto prazo. Estabeleça tarefas diárias. Por exemplo: se quer emagrecer, coloque a tarefa de fazer atividade física diariamente e se alimentar corretamente. Se a meta é passar em concurso, coloque a tarefa de estudar diariamente por X horas.
Estudar para passar em concurso deverá estar entre suas metas de curto e médio prazo! Se passar disso, você precisa de ajuda.
Primeiro arrumando tempo diário na agenda para os estudos. Segundo passo é estudar com estratégia e otimizar ao máximo seu tempo de estudos e isso o planner faz com muita qualidade.
O quanto conseguir. Vá até a fadiga e descanse. No outro dia volta e fadiga novamente. Cansou? Assista um filme, faça sua atividade física e retorne novamente. Quanto mais tempo estudando, menor o tempo como concurseiro!
Depende da carreira. Estude o eixo comum dela. Isso significa focar nas disciplinas que são recorrentes em todos os certames. Os últimos editais podem ajudar nisso!
As planilhas sempre irão depender da sua inserção manualmente para funcionar corretamente.
Já o Planner faz tudo isso de forma otimizada e com estratégia fazendo com que o aluno ganhe tempo e foque no que realmente importa que é o aprendizado.
No máximo 30 min por assunto. Quanto mais frequência e repetição das revisões esse tempo tende a ir diminuindo.
Fazendo questões. Se estiver evoluindo significa que o conteúdo está sendo absorvido. Se ficar sempre na mesma média de acerto, tem alguma coisa errada. Talvez seja necessário voltar a estudar esse assunto por um outro material, por exemplo.
Depois de ter estudado todo conteúdo do edital e fazer muitas questões da banca, foque os esforços nas disciplinas de maior peso do edital.
Estudar é importante e deve ser a meta principal do aluno, todavia, a saúde física e emocional fazem parte do todo e não podem ser deixadas de lado. Portanto, tire de 30 a 40 min para a prática de atividade física diariamente isso pode melhorar em 50% o seu nível de aprendizado.
E pelo menos uma vez na semana, tire para ficar com os familiares e amigos e deixar os livros de lado. Eu fiz isso e não deixei de ser aprovado em vários concursos pelos meus pequenos momentos de lazer durante a semana.
• Pós-graduação pode contar como tempo de atividade jurídica apra concursos públicos
Veja também:
2023 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.