Muito temida pelos candidatos, a prova de redação para concursos do Cebraspe causa muitas dúvidas. Por isso, vamos te ajudar nessa missão.
Aqui, nesse artigo, o Blog do IMP vai te mostrar o que fazer para melhorar seu desempenho na redação.
Para pontuar o que você precisa saber sobre redação para concursos do Cebraspe, o Blog do IMP convocou nossa professora Vânia Araújo.
O conselho número um, da nossa especialista, é para que os candidatos não subestimem, jamais, a prova de redação.
“Infelizmente, no Brasil, a cultura do candidato a concurso, de modo geral, é de valorizar ao extremo as matérias de Direito Constitucional e Administrativo (nos mais diversos certames), de Direito Penal e Processual Penal (no caso das carreiras policiais). Por isso, sabemos que grande parte consegue gabaritar as questões objetivas, mas muitos obtém resultados pífios na prova de redação – o que compromete a sua classificação. É necessário que os alunos percebam que os editais estão mudando e muitos já trazem outros conteúdos como estrelas das provas e a língua portuguesa tem sido um desses conteúdos que têm ganhado protagonismo: daí a necessidade de mudar a forma de estudar”, explica.
Então, fique atento e confere o nosso bate-papo completo.
Ah! No final do texto, você encontra um aula para assistir e reforçar o conteúdo sobre o assunto.
A apresentação da prova de redação do Cebraspe ocorre da seguinte forma:
OBS.: Esporadicamente, o Cebraspe pode apresentar, em alguns certames, o tema sem nenhum quesito elencado.
Para a Banca Cebraspe, não há como criar modelos para os alunos seguirem, já que o objeto principal de avaliação é o conteúdo, que normalmente é bastante amplo.
Efetivamente, os alunos precisam conhecer as variantes de dissertação cobradas e produzir os textos observando os critérios de cada variante.
São três modalidades de dissertação cobradas pelo Cebraspe na atualidade: a expositiva – com roteiro (a mais frequente nas provas); a argumentativa – com roteiro (a mais recente); a argumentativa – sem roteiro (menos cobrada).
Ele não somente precisa abordar todos os tópicos (normalmente o comando traz “aborde necessariamente os tópicos”) como também não deve mudar a sua ordem de maneira nenhuma. Para corrigir, o examinador recebe um briefing que traz os assuntos na mesma ordem em que aparecem no comando da prova.
Primeiro, precisamos esclarecer que a estrutura tradicional de introdução, desenvolvimento e conclusão é uma das estratégias de convencimento utilizadas na dissertação argumentativa. Então, nas dissertações argumentativas (com ou sem roteiro), é recomendável seguir essa estrutura
No entanto as expositivas, por seu caráter meramente informativo, podem prescindir da abertura de parágrafos específicos de introdução e conclusão.
Ao contrário! É necessário que ela não tenha título. A Banca não pede título, por isso a sua colocação é considerada marca no texto, objeto, portanto, de apenação.
No que tange aos aspectos microestruturais (estrutura gramatical): erros de regência, crase, concordância e uso da vírgula são os mais recorrentes.
Em relação aos aspectos macroestruturais (conteúdo), o principal erro é o de fuga parcial ao tema. Muitas vezes, pelo fato do candidato não decifrar corretamente o comando da prova e não entender a proposta de texto.
Com certeza!
Quando o candidato confronta os temas cobrados com os respectivos padrões de respostas, ele passa a compreender mais claramente a dinâmica de prova do Cebraspe.
Além disso, ao praticar os temas já cobrados, ele vai assimilando novos conteúdos e ganhando mais fluidez e eficiência na elaboração de textos.
Sim, bastante!
O Cebraspe é uma banca que costuma repetir rotineiramente temas em provas variadas. Por exemplo, “Inquérito Policial” caiu em uma prova da Polícia Civil de Goiás e em uma do STM; a violência contra a mulher e a Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha – também já foram exaustivamente exploradas em muitos certames; além de outros temas.
Em relação à redação, temos contra nós o fato de que nós brasileiros somos pouco dados à leitura, além de sermos pouco seletivos quanto ao que lemos de modo geral.
Outro problema sério é o fato de muitos alunos ainda buscarem caminhos fáceis em seus estudos. Muitos ainda se veem presos a macetes de gramática, esqueletos e modelos prontos de redação e outras estratégias que os livrem do estudo sério e comprometido, o qual, apesar de ser mais demorado é o que efetivamente os conduzirá ao sucesso.
Entretanto, o candidato que pretende obter bom resultado nas provas do Cebraspe precisa entender que a prova de redação será crucial nesta etapa, e mais, que, para fazer uma excelente redação, é preciso ler muito e praticar a escrita mais ainda!
Leia também:
2023 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.