O que esperar das provas da Receita Federal - IMP Concursos

Notícias

31 de outubro de 2014

O que esperar das provas da Receita Federal

Estamos a pouco mais de um mês das provas do concurso público que vai preencher 278 vagas de Auditor-Fiscal na Receita Federal, marcadas para os dias 10 e 11 de maio. Com o salário de R$ 14.965,44, a seleção será disputada.

De acordo com o edital de abertura, serão aplicadas duas provas objetivas: de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, e uma prova Discursiva, todas de caráter seletivo, eliminatório e classificatório.

Para o professor de Direito Tributário e Direito Previdenciário do IMP Concursos, Marco André Vieira, considerando o curto período entre a autorização do concurso (19/2) e a publicação do edital, não deve haver grandes novidades no conteúdo a ser cobrado. “Recomendo foco na parte de Direito Tributário e uma boa base em Direito Constitucional e nas normas gerais do Código Tributário Nacional (CTN)”, aconselha. “Outra dica, é procurar se orientar pelas provas anteriores da ESAF para o cargo”, completa.

O professor de Legislação e Direito Tributário do IMP Concursos, Edvaldo Nilo, aconselha aos candidatos que foquem os estudos principalmente nos regulamentos do Imposto de Renda (IR) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), sem descuidar do conhecimento da jurisprudência sobre esses tributos. Nilo destaca ainda que, na última prova da Receita, foram cobrados o entendimento literal e as decisões dos Tribunais Superiores.

Nesta seleção, a avaliação objetiva e a discursiva serão aplicadas no mesmo dia. De acordo com o conteúdo programático, não serão cobradas as disciplinas Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial. Só terão corrigidas as provas discursivas os candidatos que obtiverem o mínimo de 40% de acerto por disciplina e 60% da pontuação total do conjunto das provas objetivas.

Provas discursivas

A prova discursiva consistirá em duas questões com 30 pontos cada: uma sobre Direito Tributário e outra sobre Comércio Internacional e Legislação Aduaneira. As respostas deverão ter o mínimo de 20 linhas e o máximo de 40 linhas. Para se classificar nessa etapa, será necessário obter, pelo menos, 60% dos pontos totais das discursivas.

A última etapa do concurso será uma sindicância de vida pregressa.  Serão avaliados nessa etapa os candidatos que se classificarem pelo somatório dos pontos obtidos nas provas objetivas e discursivas, até o número máximo estabelecido no Anexo II do Decreto 6.944/09. Portanto, para as 264 vagas para ampla concorrência, será preciso se classificar em até duas vezes o número de vagas, ou seja, até a 528ª posição.


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.