Confira a análise do Edital SEDF! - IMP Concursos

Notícias

17 de outubro de 2016

Confira a análise do Edital SEDF!

O tão esperado edital da Secretaria de Educação do DF saiu nesta última sexta-feira. Agora a ansiedade é pela prova! São 2,9 mil vagas sendo 2 mil delas destinadas para professores em diversas especialidades e as demais 900 serão destinadas a carreiras de Assistência à Educação. E ainda, pode-se esperar pela “tradição” de nomeações feitas pela SEDF, que costumeiramente chama mais servidores do que as vagas inicialmente ofertadas!

 

O professor de Atualidades do IMP Paulo Alexandre, destaca que os cargos de professor de educação básica nas áreas de administração, eletrônica, fisioterapia não eram oferecidas há muito tempo em concursos públicos.  E complementa:

“A carreira que contempla o maior número de vagas é a de Atividades com 458 vagas de ampla concorrência, 114 vagas para candidatos com deficiência e 712 vagas de cadastro reserva. Os futuros professores poderão trabalhar numa das 713 Unidades Escolares vinculadas numas das 14 Coordenações Regionais de Ensino. Caso num primeiro momento você não venha dar aula perto de sua casa, tenha um pouco de paciência, pois todos os anos ocorre um concurso interno de remoção que possibilita a mudança de lotação.

Com relação à carreira de Assistência à Educação, será  dividida entre os cargos de Analista de Gestão Educacional (que exige nível superior), Técnico de Gestão Educacional e Monitor de Gestão Educacional (para quem possui nível médio). Uma dica importante é que as provas serão aplicadas em dias diferentes,  havendo a possibilidade de se inscrever em até três carreiras, ou seja, magistério, analista e técnico.


Quanto ao conteúdo está bem delimitado para cada carreira. A parte de conhecimentos básicos contempla língua portuguesa, Lei Orgânica do Distrito Federal, noções de direito administrativo, bases legais e temas da educação nacional e distrital. Fui questionado porque futuros professores precisam desse conteúdo para aprovação no concurso, e a resposta é simples: muitos dos aprovados futuramente se tornaram diretores de escola, coordenadores pedagógicos, sendo responsáveis por praticar atos administrativos e etc. Essa base legal será importante para o futuro.”

 

A professora de Conhecimentos Pedagógicos do IMP Vânia Rego incentiva que você primeiramente leia todo o edital, “e não fique em redes sociais somente pegando comentários picados” e depois, que dedique-se à sua área de interesse.

“Na parte de conhecimentos pedagógicos, temos a novidade do PNE – Plano Nacional de Educação (20 metas) e PDE – Plano Distrital de Educação. Já era esperado, pois no concurso de 2013 esses documentos não estavam aprovados em Lei. Isso não assusta, mas é preciso estudar esses documentos com pessoas fundamentadas para que os contextualizem.Uma banca como o Cespe não elabora certame descontextualizado. Então, invista na escolha dos docentes com os quais vai se preparar.”

 

Você já escolheu o cargo para o qual pretende se preparar e conquistar? Nós já estamos preparados para te ajudar! Ainda hoje, segunda-feira (17/10) lançaremos em nosso site e em nossas redes sociais, os cursos específicos para SEDF, fique de olho!

 


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.