Concursos 2022: retomada das grandes seleções - IMP ConcursosIMP Concursos

Notícias

7 de janeiro de 2022

Concursos 2022: retomada das grandes seleções

Com um cenário muito favorável, os concursos 2022 vão trazer várias oportunidades para quem quer conquistar um cargo público. Isto porque, 2022 marca a retomada de muitos editais e certames que estavam suspensos por conta da pandemia.

Neste artigo, junto com o nosso professor José Trindade, o Blog do IMP vai analisar este cenário e as principais oportunidades, entre elas as seleções do INSS, Senado entre outras.

“Em 2020 e 2021, apesar de termos editais sendo lançados e não faltarem concursos, a realidade trazia um adiamento de provas de forma indefinida. O que desanimava os candidatos e os os próprios órgãos públicos a fazerem Concursos”, explica ele. 

Concursos 2022: uma nova realidade

Hoje, a maior parte destas dúvidas já foram sanadas. Claro, que ainda restam algumas questões, mas o principal é que o avanço do combate a pandemia traz um cenário mais seguro, inclusive as previsões quanto ao futuro, se tornam mais firmes. Assim, já temos editais de concursos saindo com mais frequência e uma certeza maior para o candidato quanto a viabilidade de aplicação das datas das provas sem adiamento, o que possibilita uma programação com relativa segurança.

A retomada das grandes seleções 2022

Outra questão que deve ser analisada, que já vinha se manifestando antes da pandemia porém ficou mais evidente, é o grande intervalo de tempo sem a realização de grandes concursos em órgãos públicos importantes. 

Este é o caso do INSS, que teve a validade do seu último certame encerrada em 2018, e também do Senado, que teve seu último concurso em 2012. Com a pandemia, esse quadro foi agravado, aumentando ainda mais a necessidade de novos concursos, novas convocações e contratações. 

“Existem inúmeros órgãos públicos que estão não só com defasagem de servidor, mas sem a possibilidade de convocar ninguém por não terem nenhum um concurso ativo. Isso ocorre em vários tribunais, entre eles o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Caso semelhante aos Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça Estaduais e da Justiça Federal também, o que contribui muito para o futuro promissor dos concursos em 2022”, explica José Trindade.

Segurança Pública: concursos 2022

A área de segurança continuará em alta em 2022, destaque para os concursos de:

  • Policiais Penais;
  • Polícias Civis Estaduais;
  • Polícias Militares em todo o país.

Os concursos para delegados também tem uma boa perspectiva para o ano que vem. Resumindo, um cenário bem mais promissor, não apenas relacionado a 2020 e 2021, mas aos anos pré-pandemia 2017, 2018 e 2019. 

 • PREPARATÓRIO PRESENCIAL

Como se preparar para a retomada das grandes seleções?

É essencial começar a estudar desde já, o mais rápido possível, deixar para depois é um grande erro. Com uma gama de concursos tão grande, o candidato precisa:

  • Estabelecer uma boa base de conhecimento;
  • Definir uma área na qual ela quer atuar: área fiscal, área de controle, área policial, entre outras;
  • Mas fique atento: definir um foco de área não significa dar foco a apenas um concurso, mas sim a área que quer seguir, ou de duas áreas próximas que se aproveitam e se completam. E assim, começar sua jornada de preparação. 

“Se a pessoa não tem base, ou já faz muito tempo que não estuda, vale a pena começar do zero, começar do básico. Iniciar a leitura da lei, de análise de conceitos fundamentais de cada disciplina, e acima de tudo exercitar, desde o início. Não cair na tentação de querer aprender toda a teoria para depois fazer exercício. Exercitar sempre à medida que for captando os conteúdos teóricos, colocar em prática de imediato. Acho que essas são as principais estratégias para estudar neste momento”, finaliza o professor.

Confira as principais seleções Federais para 2022

Concurso CGU

O edital do concurso CGU foi publicado para o preenchimento de 375 vagas imediatas para candidatos de níveis médio e superior. De acordo com o cronograma, as provas objetivas serão aplicadas em março de 2022.

Organizado pela Fundação Getúlio Vargas, a seleção oferece 300 vagas para o cargo de Auditor Federal de nível superior e 75 para o cargo de Técnico Federal. 

Concurso EMBRAPA

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) solicitou autorização ao Ministério da Economia para a realização de um novo concurso para pesquisadores e técnicos.

Concurso Receita Federal

O órgão encaminhou um novo pedido ao Ministério da Economia para o provimento de 699 vagas para os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário. O processo está na Divisão de Planejamento e Seleção.

Concurso MPU

A assessoria do órgão afirmou que há intenção de realizar um novo edital ainda em 2022. O certame de 2018 teve a prorrogação da suspensão do prazo de validade, que voltará a correr apenas em janeiro de 2022.

Concurso Bacen

Recentemente, um novo pedido foi realizado para um novo concurso com 260 vagas distribuídas em Analista, Técnico e Procurador.

Concurso Senado

O concurso Senado segue previsto no Proposta Orçamentária para 2022 (PLOA 2022) com 40 vagas. O edital está autorizado e chegou a ter a comissão organizadora formada em 2019. Porém a pandemia suspendeu os trâmites para a realização do certame.

Concurso INSS: Instituto Nacional do Seguro Social

O concurso INSS deve acontecer antes das eleições de 2022! O total de vacâncias no órgão chega a mais de 21 mil.

Há um novo pedido de autorização com 7.575 vagas, para os cargos de analista e técnico do INSS, enviado ao Ministério da Economia. 

Concurso Câmara dos Deputados

O concurso Câmara dos Deputados depende da aprovação da reforma administrativa. Recentemente, a reforma administrativa interna foi anunciada pelo presidente da Casa.

Concurso PCDF

O concurso PCDF para área administrativa pode sair em 2022. Além do certame autorizado, está prevista a nomeação de 260 novos servidores na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Concurso Anvisa: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária pretende encaminhar um novo pedido para o Ministério da Economia (ME) com 100 vagas. O órgão não realiza concursos há quase três anos.

 • PREPARATÓRIO PRESENCIAL

Concurso ANA: Agência Nacional das Águas

O concurso ANA é muito aguardado. Em maio, a Agência reiterou o pedido de abertura de edital com 62 vagas e atualmente aguarda a autorização ministerial .

Concurso TJDFT

Ao que tudo indica, o concurso TJDFT tem todas as chances de sair em 2022. O projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022 prevê o preenchimento de 250 vagas para o órgão.

TRTs

De acordo com o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2022) são 450 provimentos autorizados para a Justiça do Trabalho. Isso pode significar que novos editais de concursos públicos para os Tribunais Regionais de Trabalho sejam lançados. No caso do TRT/DF, o último concurso foi em 2010 e atualmente o órgão tem 62 cargos vagos.

Leia também:


2022 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.