Notícias

23 de março de 2021

Como personalizar seu planejamento de estudo para qualquer concurso

Não importa se você está começando ou já estuda há algum tempo para carreira pública, o ponto mais importante de uma preparação eficiente é o planejamento de estudo. O artigo de hoje, aqui do Blog do IMP Concursos, vai te mostrar como personalizar seu planejamento de estudo para qualquer concurso dentro da sua realidade e do seu dia-a-dia. 

Dicas para uma rotina eficiente

Segundo o nosso professor Marlon Andrade, fundador do IMP Planner e coordenador pedagógico, não existem fórmulas mágicas que se encaixem a todo perfil de candidato. O que serve para um, pode não servir para o outro e vice-versa.

Por isso, para começar nossa jornada e te mostrar como personalizar o seu planejamento de estudo para qualquer concurso, nosso especialista separou cinco dicas fundamentais.

VER CURSOS ONLINE

Dica 1:

FOCO: saber qual carreira você deseja ingressar é o primeiro passo para você turbinar a sua preparação. Aquele velho ditado: quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve.

Dica 2:

GESTÃO DO TEMPO: não adianta estudar dia sim, dia não, dia sim, 2 não. Se você quer ser aprovado em um concurso público, você precisa ter um horário na sua agenda e estudar todos os dias. De preferência nos mesmos horários todos os dias.

Dica 3:

PLANEJAMENTO: a pior coisa na vida do concurseiro é sentar para estudar e não saber o que deve estudar naquele dia, não saber qual matéria deve priorizar, quando fazer exercícios e quando fazer revisão.

Dica 4:

PERSISTÊNCIA: vejo vários alunos usando a pandemia como “desculpas” para desistir dos seus sonhos e projetos. A persistência e a perseverança precisam ser aliadas dos alunos na preparação para concursos.

Após a pandemia, os concursos que estão travados serão liberados e aqueles que se mantiveram firmes, serão os primeiros aprovados. Eu reprovei em mais de 15 certames antes de ser aprovado no meu primeiro concurso. Considero esse um dos principais motivos de hoje estar no serviço público.

Dica 5:

CONTROLE EMOCIONAL: Ter um planejamento e um bom material não te garante a aprovação. Se no dia da sua prova você não tiver emoções trabalhando ao seu favor, tudo se perderá. Por isso, a importância da atividade física, do sono e da boa alimentação. Essas tarefas precisam fazer parte da sua preparação.

Como personalizar o seu planejamento de estudo para qualquer concurso: com a palavra o especialista

Você acredita que existem metodologias de preparação que podem ser mais adequadas a um perfil de candidato?

Sempre afirmei que metodologia é algo muito relativo, pois a minha metodologia pode não ser a melhor para outro aluno. Mas podemos destacar vários pontos que podem ser levados em consideração de acordo com o perfil do aluno.

Iniciante:

Eu sempre sugiro que o aluno iniciante comece com matérias básicas, estudando por vídeo aula e deixando para fazer questões apenas quando começar se sentir seguro na disciplina.

Intermediário:

O aluno intermediário já pode começar com revisões e exercícios pontuais daqueles assuntos que já tem certo domínio, deixando as disciplinas de maiores dificuldades para estudar por vídeo aula.

Avançado:

O aluno avançado eu sugiro realizar o estudo reverso. Primeiro faz questões, identifica as falhas e estuda apenas os pontos de maior dificuldade. O planner permite ambas metodologias, basta saber usar a plataforma.

Qual o perfil do aluno para o IMP Planner?

Para alunos Iniciantes, intermediários e avançados.Tanto para aqueles que estão se preparando para um concurso específico como aqueles que almejam uma preparação para carreiras específicas.

A plataforma foi desenvolvida para atender a todos os perfis de alunos em todas as carreiras.

VER CURSOS ONLINE

Como o aluno pode personalizar seu planejamento de estudo para qualquer concurso dentro do IMP Planner?

O planner tem como principal objetivo o planejamento, a gestão e o direcionamento total dos alunos. A partir disso, ele não precisa mais se preocupar com qual matéria estudar, quanto tempo se dedicar aquele assunto, quando fazer uma revisão, quando fazer exercícios, pois isso é de responsabilidade da plataforma.

Vale ressaltar que tudo será ajustado ao tempo que o aluno tem disponível para estudar e o nível de proficiência dele dentro de cada uma das matérias do plano.

Resumindo: o planejamento é totalmente personalizado e individualizado para ele com total controle dos estudos por meio dos relatórios de desempenho.

É uma preparação 100% online?

Sim, 100% online

Qual a metodologia de estudo aplicada?

Método do ciclo de estudos: estudo, resumo, reviso e faço questões. Ciclo de revisões a cada 24 horas, 7 dias e 15 dias.

Etapas do IMP Planner

●       Metas personalizadas

●       Acompanhamento do progresso em tempo real

●       100% Customizável

São 3 pilares:

Planejamento

O planejamento de estudos do aluno do IMP Planner leva em consideração o concurso que ele está estudando, o tempo que ele tem disponível para estudar e o nível de proficiência dele em cada matéria. Com base nisso, a plataforma cria um planejamento de estudos totalmente personalizado e individualizado com metas diárias e relatórios de desempenho em tempo real.

Método

Todas as metas de estudos dos alunos do planner são metas criadas com base na metodologia do ciclo de estudos, conceituada por muitos como o melhor método de fixação de conteúdos, evitando que o seu aprendizado caia na curva do esquecimento.

Controle emocional

Além disso, prezamos desde o início pela importância do controle emocional e por isso a plataforma trabalha uma comunicação próxima do aluno por meio dos e-mails de cobrança e parabenização pelo cumprimento das metas, e vários outros relatórios de desempenho em tempo real que ajuda o aluno a ter total domínio do avanço dele diariamente.

No IMP Planner os temas são separados por etapas: estudo, resumo, revisão e exercícios. Como isso é elaborado de forma personalizada para o aluno?

Levando em consideração o tempo que ele tem disponível para estudar e com base no nível de proficiência dele dentro de cada matéria. A plataforma por meio da inteligência artificial cria o plano com base nesses critérios, sem deixar de lado a metodologia por trás.

Qual a vantagem da metodologia do IMP Planner?

  •  Direcionamento de acordo com a realidade do aluno.
  • Total controle por meio dos relatórios de desempenho, além de toda comunicação envolvendo o controle emocional.
  • O melhor de tudo, é o aluno não precisar se preocupar com planejamento e organização e poder focar no que realmente interessa para aprovação dele, o aprendizado dos conteúdos.

VER CURSOS ONLINE

Quanto tempo dura a preparação do IMP Planner?

Depende do foco do aluno e do tempo que ele tem disponível para estudar. Quanto mais o aluno se dedica, mais rápido ele termina o planejamento e mais rápido chega à aprovação.

Leia também:


2021 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.