Notícias

8 de março de 2016

Câmara dos Deputados: o sonho de todo concursando

Ser servidor da Câmara dos Deputados é o sonho de muitos concursandos do Brasil. Com salários que podem chegar a R$ 20 mil, fazer parte do quadro de servidores da Casa é meta de muita gente, que dedica horas e anos de estudo se preparando para o concurso.

Apesar do pessimismo de alguns, está previsto para 2016 um certame para substituição de pessoal, além da demanda já existente na Casa. Há muitas aposentarias acontecendo e, para agora, a previsão é de 408 oportunidades para nível médio e 199 para nível superior.

Segundo o professor de Regimento Interno da Câmara dos Deputados do IMP Concursos, Dackson Soares, o próximo concurso será muito disputado e o candidato deve antecipar a preparação, criando uma ordem lógica e disciplina de estudo. “O maior erro é aguardar a publicação do edital para começar a pensar em estudar”, afirma. Em relação ao seu regimento, o professor destaca que, como se trata de legislação específica, não é seguro fazer previsão de o que pode ou não ser cobrado em prova. “Toda a matéria deve ser bem estudada, não decorada. Afinal, decorar dezenas de artigos, com mais algumas dezenas de incisos, alíneas e parágrafos é impossível e ineficaz”, destaca.

Em dezembro de 2014, o concurso foi autorizado pela Mesa Diretora da Casa, mas ainda não há uma previsão de data exata para publicação do edital. Para o professor de Administração Financeira e Orçamentária e Lei de Responsabilidade Fiscal do IMP Concursos, José Wesley, o candidato deve tomar com referência o último edital e fazer um bom cronograma de estudos. “É preciso priorizar as disciplinas específicas como Regimentos, Administração Pública, Administração Financeira e Orçamentária e Administração de Materiais, mas sem deixar de lado as matérias básicas como Português e Informática”, ressalta. Para ele, estudar o máximo de tempo disponível, resolver muitas questões, construir resumos e mapas mentais são estratégias importantes.

No último concurso para nível médio, ocorrido em 2007, o edital previa um total de 90 vagas, mas a Casa convocou 369 aprovados.

Atualmente, o IMP Concursos oferece diversas turmas que abrangem os conteúdos da Câmara dos Deputados. Saiba mais clicando aqui.


2020 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.