Uma nova modalidade de concurso está sendo planejada pelo Ministério da Educação. Trata-se de um Concurso Unificado para Professores da educação básica de todo o país.
Conforme declaração feita pelo ministro Camilo Santana nesta quarta-feira (30/10) durante entrevista coletiva no G20 Educação que ocorre em Fortaleza (CE), o novo Concurso Unificado faz parte de um pacote de medidas para valorizar professores de todo o país.
A previsão é que, assim como o CNU, o novo formato previsto pelo MEC siga os padrões já conquistados de avaliação nacional pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Espera-se que municípios e estados de todo o país façam adesão ao novo concurso unificado, o que irá padronizar o modo de ingresso nas carreiras da Educação Básica de todo o país.
As informações ainda são muito iniciais e diversas dúvidas ainda estão em aberto. Por exemplo, como o governo pretende lidar com as diferenças de plano de carreira existente entre as diversas localidades que podem aderir ao projeto.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
"Enem dos Professores" terá novidades ainda em novembro
Ainda este tenha sido a primeira declaração pública a respeito deste novo concurso unificado voltado ao magistério brasileiro, a expectativa do Ministério da Educação é fazer o lançamento oficial ainda em novembro.
Durante a entrevista, segundo a Agência Brasil, o ministro Camilo Santana afirmou que o planejamento era de ter feito o anúncio oficial em outubro. No entanto, o MEC precisou acertar últimos pontos referentes à questão orçamentária para que pudesse de fato oficializar o "Enem dos Professores".
Interessados em carreiras da Educação Básica poderão ter muitos motivos para comemorar esta novidade. Por isso, ficar atento às próximas notícias é fundamental.
Resumão
- Órgão: Ministério da Educação - MEC;
- Situação: anunciado;
- Nível: superior;
- Cargo: professor;