Boas notícias aos interessados em cargos da carreira de educação no Distrito Federal. Foi publicado hoje, no Diário Oficial do DF, autorização para que se realize o Processo de Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores temporários no concurso SEDF.
A portaria nº 255 vem de acordo com o que havia prometido a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que apontava a realização de dois certames neste ano, um para temporários e outro para efetivos.
Segundo informações à época, o objetivo era contratar até 5 mil vagas sejam oferecidas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). A portaria publicada não dispõe especificamente sobre quantitativo de vagas. Porém indica que o objetivo é que os contratos temporários possam suplantar a demanda de 400.000 horas semanais.

O objetivo é que essas contratações sejam designadas para o ano de 2026, podendo ser prorrogado para o ano letivo de 2027. A SEDF oferece iniciais de R$5.497,13 para professores da educação básica.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
Como foi o último concurso SEDF?
A edição anterior do concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) foi realizada em 2022 e ofereceu 4.245 vagas para 3 carreiras diferentes. Foram 812 oportunidades para início imediato e mais 3.442 vagas para formação de cadastro de reserva.
Confira a seguir a distribuição de vagas entre as carreiras oferecidas na última edição.
- Professor de educação básica: 776 vagas imediatas + 3.104 CR;
- Pedagogo – Orientador Educacional: 20 vagas imediatas + 80 CR;
- Analista de Gestão Educacional da Carreira Assistência à Educação: 16 vagas imediatas + 258 CR.
As avaliações foram elaboradas pelo Instituto Quadrix, que foi banca organizadora, confira a seguir como ficaram as etapas do concurso.

As provas objetivas tiveram como modelo de questão o certo ou errado, composta por 120 questões no total, com pontuação máxima de 120 pontos.
Para ser aprovado o candidato precisava cumprir os seguintes requisitos para a prova objetiva:
- obtiver nota igual ou superior a 10,00 pontos na área de conhecimentos básicos;
- obtiver nota igual ou superior a 8,00 pontos na área de conhecimentos complementares;
- obtiver nota igual ou superior a 12,00 pontos na área de conhecimentos específicos;
- obtiver nota igual ou superior a 34,00 pontos na nota final da prova objetiva.
A prova discursiva teve 30 linhas como limite máximo de texto e a temática era referente aos conhecimentos básicos (atualidade) conforme o conteúdo programático.
Os candidatos classificados para terem suas provas corrigidas variaram, no caso de professor de educação básica, conforme as diferentes especialidades previstas em edital.
Para as três carreiras que tiveram provimento de vagas na edição de 2022 organizada pelo Instituto Quadrix, a aplicação das provas teve duração de 4 horas no total.
Resumão
- Órgão: Secretaria de Educação do Distrito Federal;
- Situação: edital previsto;
- Nível: superior;
- Vagas: 8.517;
- Cargo: Professor de Educação Básica;
- Iniciais: R$5.497,13;
- Acesse aqui o edital do último concurso!