Corporação solicita convocação de mais de 800 aprovados e avança no planejamento de uma nova seleção, que já conta com o Cebraspe como banca organizadora.
Boas notícias para quem está se preparando para o concurso PMDF! O comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Flávio Mendonça Palhares, apresentou novas informações sobre os próximos passos da corporação durante entrevista ao programa Vozes da Comunidade.
De acordo com o comandante, a PMDF encaminhou um pedido oficial para convocar mais de 800 candidatos aprovados no último concurso. A expectativa é que esses novos policiais ingressem no Curso de Formação de Praças (CFP) ainda em 2026.
Além das convocações, a corporação já mira uma nova seleção. Segundo Palhares, após o ingresso dessa turma, a Polícia Militar pretende iniciar os procedimentos para a realização de um novo concurso PMDF, com previsão de aproximadamente 2 mil vagas.
A iniciativa faz parte dos esforços para reduzir o déficit de pessoal e reforçar o efetivo da corporação.
Novo edital é esperado para 2027
A declaração do comandante-geral reforça uma expectativa que já vinha sendo sinalizada pela liderança da PMDF. Anteriormente, a corporação já havia manifestado interesse na realização de um novo concurso para Soldado com foco em 2027.
Enquanto o novo edital não é lançado, a PMDF também trabalha para ampliar as convocações do concurso anterior. A validade do último certame para Soldado foi prorrogada, conforme publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), até agosto de 2028.
A extensão do prazo garante segurança jurídica para que a corporação possa continuar convocando candidatos excedentes durante o período de validade da seleção.
Paralelamente, a Polícia Militar vinha realizando um levantamento das vagas remanescentes para identificar com maior precisão a necessidade de pessoal e definir o quantitativo dos próximos concursos.
Esse planejamento ocorre em conjunto com o encerramento do atual Curso de Formação de Oficiais e com as convocações que já estão em andamento na corporação.
Cebraspe já está definido como banca dos próximos concursos
Outro ponto importante para os candidatos é que a banca organizadora dos próximos concursos da PMDF já está definida.
O Cebraspe foi contratado em outubro de 2025 para ficar responsável pela organização dos concursos públicos destinados às diferentes carreiras da Polícia Militar do Distrito Federal pelo período de três anos.
Com isso, a corporação já conta com uma instituição organizadora definida para dar andamento às futuras seleções previstas durante a vigência do contrato.
PMDF também possui concurso para Oficial em andamento
A movimentação da PMDF não se limita à expectativa de um novo edital para Soldados.
Atualmente, a corporação também conta com concurso em andamento para o cargo de Oficial, com oferta de 147 vagas, reforçando o movimento de recomposição do quadro de servidores da Polícia Militar do Distrito Federal.
Com o Cebraspe já contratado, a previsão de aproximadamente 2 mil vagas sinalizada pelo comando e a expectativa de novos avanços após as próximas convocações, o concurso PMDF segue como uma oportunidade importante para quem deseja ingressar na carreira policial.
Quer conquistar uma vaga na PMDF?
Antecipe a sua preparação! No IMP Concursos, você encontra professores especializados, conteúdos direcionados e preparação focada no perfil da banca Cebraspe. Comece agora e saia na frente para o próximo edital!
Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!
Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:
QUERO FICAR BEM INFORMADO!