O aguardado concurso PF (Polícia Federal) teve vagas autorizadas recentemente para diversos cargos de carreiras policiais. Apesar da boa notícia, muitos interessados estão em dúvida sobre quantos editais serão abertos. Nesse artigo você confere a resposta.
A portaria publicada em 14 de fevereiro para provimento de vagas da Polícia Federal anuncia 1.000 oportunidades para os cargos de delegado, perito, agente, escrivão e papiloscopista ainda para 2025.
Porém, em anúncios anteriores, e até mesmo no pedido original da PF e do Ministério de Justiça, a expectativa de provimento era de 2 mil vagas.
Até o momento, não há nada fechado em relação às 1 mil vagas restantes, apenas que sim, elas serão providas e que a liberação das vagas ocorrerá em 2026.
A divergência de informações está entre posicionamentos diversos, tanto da Polícia Federal, quanto do Ministério da Gestão e Inovação, responsável pela autorização de novos concursos no âmbito federal.
A Polícia Federal afirma que as 1 mil vagas restantes serão providas a partir de um novo concurso, a ser realizado futuramente e com nomeações previstas para 2026.
Já o Ministério da Gestão e Inovação, informou que as demais vagas viriam por meio de provimento adicional, isto é, funcionariam como cadastro de reserva deste concurso que será realizado em 2025.
Seja qual for o desdobramento, interessados em carreiras policias tem motivos de sobra para investirem na sua preparação nos próximos dois anos, diante dessa alta oferta de vagas para a Polícia Federal.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
Concurso PF: quais vagas já estão autorizadas para a Polícia Federal em 2025?
A portaria que autoriza o novo concurso PF para carreiras policiais foi publicada nesta sexta-feira (14/2) no Diário Oficial da União.
A autorização vem como prevista, contemplando 1.000 vagas em nível superior para a Polícia Federal. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, assina o documento.
O documento traz a discriminação das vagas, que são para os 5 cargos da PF anteriormente previstas. Confira:
Cargos | Vagas |
Agente de polícia | 630 |
Escrivão de polícia | 160 |
Delegado de polícia | 120 |
Perito criminal federal | 69 |
Papiloscopista policial federal | 21 |
Conforme informado, o requisito para todos os cargos é o nível superior. Sendo que os cargos de Delegado e Perito exigem formação específica, o primeiro em Direito e o segundo em formação conforme especialidade.
Além deste requisito é necessário que o aprovado tenha Carteira Nacional de Habilitação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em tempo integral e dedicação exclusiva.
Confira a seguir a portaria:

Com publicação de portaria, edital do concurso PF deve sair até agosto de 2025
Conforme as regras para realização de concursos públicos, após a autorização de vagas ser concedida e publicada, o órgão, neste caso a Polícia Federal, terá até seis meses para fazer a publicação do novo edital.
Desta maneira, podemos esperar o início oficial do novo concurso PF para até agosto de 2025. Ainda assim, é possível que o edital saia ainda antes, visto a urgência do órgão em integrar novos servidores conforme demanda interna.
Resumão
- Órgão: Polícia Federal;
- Situação: edital autorizado;
- Nível: superior;
- Vagas: 1 mil autorizadas + 1 mil previstas;
- Cargos: vários;
- Iniciais: de R$12 mil a R$26 mil;
- Acesse aqui o edital completo de 2021!
- Acesse aqui o edital completo de 2018!