O próximo edital do concurso PF (Polícia Federal) já está com banca definida. A edição de 2025 com 1.000 vagas para todos os cargos da área policial será organizada pelo Cebraspe.
Com a publicação da escolha no Portal Nacional de Contratações Públicas, outros documentos importantes foram revelados, o estudo técnico preliminar e o termo de referência do concurso, trazendo previsões interessantes a respeito de cronograma, vagas e etapas de provas.
Segundo os documentos, o edital do concurso PF deve ser publicado no dia 20 de maio, com provas previstas para o final do mês de julho. Além disso, a expectativa de inscritos para o próximo edital é de 350 mil pessoas.
A seguir você confere mais informações relativas às etapas de prova. Vale lembrar que as informações oficiais apenas virão com o próprio edital em maio.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
Concurso PF: como serão as etapas de prova?
Conforme as informações preliminares, as provas do certame serão aplicadas no dia 27 de julho, em todas as capitais brasileiras no horário oficial de Brasília.
As seguintes etapas de estão previstas no próximo concurso PF:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Exame de aptidão física;
- Avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência;
- Avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Heteroidentificação para os candidatos negros;
- Prova oral (somente em Brasília);
- Avaliação de títulos.
Organizadas pelo Cebraspe, as provas de conhecimento provavelmente seguirão o padrão aplicado pelo instituto. Com provas objetivas compostas de conhecimentos gerais e específicos, conforme conteúdo programático de cada cargo. As provas discursivas também serão baseadas nestes tópicos específicos.
Além disso, as provas do Teste de Aptidão Física também ficaram definidas, sendo elas as seguintes:
- Teste em barra fixa;
- Teste de impulsão horizontal;
- Teste de corrida de 12 minutos;
- Teste de natação de 50 (cinquenta) metros.
Concurso PF: quais vagas já estão autorizadas para a Polícia Federal em 2025?
A portaria que autoriza o novo concurso PF para carreiras policiais foi publicada nesta sexta-feira (14/2) no Diário Oficial da União.
A autorização vem como prevista, contemplando 1.000 vagas em nível superior para a Polícia Federal. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, assina o documento.
O documento traz a discriminação das vagas, que são para os 5 cargos da PF anteriormente previstas. Confira:
Cargos | Vagas |
Agente de polícia | 630 |
Escrivão de polícia | 160 |
Delegado de polícia | 120 |
Perito criminal federal | 69 |
Papiloscopista policial federal | 21 |
Conforme informado, o requisito para todos os cargos é o nível superior. Sendo que os cargos de Delegado e Perito exigem formação específica, o primeiro em Direito e o segundo em formação conforme especialidade.
Além deste requisito é necessário que o aprovado tenha Carteira Nacional de Habilitação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em tempo integral e dedicação exclusiva.
Resumão
- Órgão: Polícia Federal;
- Situação: edital autorizado;
- Nível: superior;
- Vagas: 1 mil autorizadas + 1 mil previstas;
- Cargos: vários;
- Iniciais: de R$12 mil a R$26 mil;
- Acesse aqui o edital completo de 2021!
- Acesse aqui o edital completo de 2018!