Concurso PF: agente de polícia; saiba tudo sobre o cargo

Concurso PF: agente de polícia; saiba tudo sobre o cargo

A autorização de um novo concurso PF (Polícia Federal) para carreiras policiais em 2025 irá ofertar vagas para diversos cargos, entre eles o de agente de polícia. Neste artigo você encontra todas as informações relevantes para decidir pelo concurso PF 2025.

A portaria publicada em fevereiro autoriza 1.000 vagas para carreiras policiais na Polícia Federal. Além disso, outro provimento, de mais 1.000 vagas deverá ser liberado em breve.

Com a autorização do concurso, consta em portaria o prazo de 6 meses para a publicação de novo edital, portanto, a abertura do novo concurso ocorrerá até agosto deste ano.

A seguir você encontra informações sobre vagas, remuneração, requisitos, atribuições e último concurso para agente da Polícia Federal.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

Concurso PF: vagas previstas, remuneração, requisito e atribuições de agente de polícia

No concurso da Polícia Federal de 2025 estão autorizadas 630 vagas para o cargo de agente.

No pedido inicial realizado pelo órgão, foram 1.115 vagas solicitadas para o cargo. Portanto, no provimento para 2026 que está previsto, mais 485 vagas para agente podem ser oferecidas.

A remuneração inicial para o cargo na categoria em que os aprovados ingressarão é de R$13.900,54, com previsão de reajuste em maio de 2025 e de 2026. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em tempo integral e dedicação exclusiva.

Conforme informado, o requisito para o cargo é o nível superior em qualquer área de formação. Além disso é necessário que o aprovado tenha Carteira Nacional de Habilitação.

As atribuições para o cargo de agente são:  investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal; proceder à busca de dados necessários; executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações; executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal; conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves; auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Concurso PF: como foi a última seleção para agente de polícia?

O edital anterior para ingresso de servidores no cargo de agente da Polícia Federal ocorreu em 2021, tendo sido organizado pelo Cebraspe.

À época foram ofertadas 1.500 vagas no total e 893 vagas apenas para o cargo de agente de polícia.

Para aquele concurso, 222.631 pessoas se candidataram para este cargo, que teve uma relação de candidato por vaga de 249,31. A taxa de inscrição foi de R$180.

As etapas de prova aplicadas são descritas no quadro a seguir.

Os seguintes tópicos de conhecimento foram cobrados no conteúdo programático das provas.

A seguir você confere os tópicos do bloco I:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal;
  • Legislação Especial;
  • Estatística;
  • Raciocínio Lógico.

Confira agora o que foi cobrado no bloco II:

  • Informática;

Por fim, os conhecimentos do bloco III:

  • Contabilidade Geral;

Ainda assim, 90% do que caiu nas provas para agente de polícia em 2021 estiveram concentrados em 5 matérias.

A etapa discursiva consistiu na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas.

Na prova de 2021, o tema formulado pela banca foi "A atuação da Polícia Federal e a garantia dos direitos e garantias fundamentais".

O exame de aptidão física aplicado a todos os cargos consistiu de 4 provas, com especificidades para candidatos do sexo masculino e feminino. Os detalhes de cada um dos testes podem ser verificados no anexo III do edital de 2021.

Os 4 testes que compuseram o exame foram os seguintes:

  1. teste em barra fixa;
  2.  teste de impulsão horizontal;
  3. teste de natação (50 metros);
  4. teste de corrida de 12 minutos.

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

 

Voltar para o blog