Concurso PF: 2 mil vagas para área policial confirmada por ministro

Concurso PF: 2 mil vagas para área policial confirmada por ministro

Excelente confirmação para aqueles que já se preparam para o concurso PF (Polícia Federal) que se avizinha. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, oficializou que o provimento de vagas para a área policial será de 2.000 vagas.

Conforme as expectativas anteriores, dois provimentos para a Polícia Federal acontecerão. O primeiro, a partir do edital já confirmado, com 1.000 vagas para 2025. E o segundo para 2026, com o mesmo quantitativo de vagas.

Não só isso, mas a declaração de Lewandowski na audiência pública na Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados ainda indicou que a Polícia Federal precisa dobrar o efetivo, ou estará apenas "enxugando gelo". Tal posicionamento poderá indicar ainda mais editais nos próximos anos.

Ainda com essa informação, não fica claro se as 1.000 vagas para 2026 serão providas pelo cadastro de reserva deste edital que já está encaminhado, ou se um novo concurso será aberto no próximo ano.

As vagas intendidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para a PF são de agente, delegado, papiloscopista, perito criminal e escrivão.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

Concurso PF: quais vagas já estão autorizadas para a Polícia Federal em 2025?

A portaria que autoriza o novo concurso PF para carreiras policiais foi publicada nesta sexta-feira (14/2) no Diário Oficial da União.

A autorização vem como prevista, contemplando 1.000 vagas em nível superior para a Polícia Federal. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, assina o documento.

O documento traz a discriminação das vagas, que são para os 5 cargos da PF anteriormente previstas. Confira:

Cargos Vagas
Agente de polícia 630
Escrivão de polícia 160
Delegado de polícia 120
Perito criminal federal 69
Papiloscopista policial federal 21

Conforme informado, o requisito para todos os cargos é o nível superior. Sendo que os cargos de Delegado e Perito exigem formação específica, o primeiro em Direito e o segundo em formação conforme especialidade.

Além deste requisito é necessário que o aprovado tenha Carteira Nacional de Habilitação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em tempo integral e dedicação exclusiva.

Resumão

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog