Concurso PCDF Administrativo: Cebraspe; perfil da banca

Concurso PCDF Administrativo: Cebraspe; perfil da banca

Os interessados no concurso PCDF Administrativo tem um excelente cronograma pela frente, permitindo que se preparem com qualidade. As provas para nível médio, por exemplo, ocorrem só em 19 de janeiro.

Dentre as recomendações para que o candidato se prepare com eficiência, conhecer bem o perfil da banca que organizará as provas é uma excelente medida.

No caso deste processo seletivo, o Cebraspe é a banca e, neste artigo, você conhecerá um pouco mais do seu perfil.

Concurso PCDF Administrativo: qual perfil de prova da banca Cebraspe?

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos, o Cebraspe, é uma das principais bancas avaliadoras quando falamos em concurso público no Brasil.

Apesar disso, muitos candidatos estranham o estilo de prova, por ele de fato ser bastante diferente em relação às demais bancas.

Modelo de questão "Certo" ou "Errado"

A começar pelo modelo de elaborar as questões, a banca emprega o tipo de item em que o candidato deve avaliar afirmações em "Certo" ou "Errado". Muitas vezes há um texto-base que servirá de reflexão para uma série de questões.

Outra característica típica das questões do Cebraspe é a linguagem objetiva e direta. Essas duas estratégias da banca permitem que cobrem um leque bem diversificado e profundo de conhecimentos, exigindo que os candidatos estejam bem preparados.

São 120 questões divididas entre conhecimentos gerais e específicos. Confira a seguir como se parece uma questão do Cebraspe.

Atenção ao "chutar" uma resposta

Nas provas do Cebraspe, existe um mecanismo que pune o candidato que arrisca responder uma pergunta sem saber de fato a resposta.

Diferente da maioria das provas, no caso desta banca, caso você marque uma resposta incorreta você receberá um ponto negativo no cálculo da sua nota. Isso significa na prática que uma resposta incorreta anula uma resposta correta.

Por isso, o ideal é focar primeiro nas questões que você tem certeza da sua resposta. Dividindo as restantes entre aquelas que você está em dúvida e as que não sabe. As que está em dúvida poderá voltar ao final da prova e decidir por uma resposta definitiva.

Quando não souber uma resposta na prova do Cebraspe, o mais indicado é deixar em branco do que arriscar uma resposta que não sabe e acabar perdendo pontos.

Como se preparar para as provas da PCDF Administrativo?

Se você está começando agora no mundo dos concursos, não se preocupe. O processo seletivo da PCDF tem um conteúdo programático acessível. As etapas incluem provas objetivas e dissertativa, com questões de conhecimentos gerais e específicos.

Com a preparação certa, você pode garantir uma bom desempenho nas provas, mesmo sem experiência anterior. Vale a pena se inscrever!

O IMP Concursos oferece cursos voltados para a sua realidade, com a flexibilidade que você precisa para conciliar os estudos com a sua rotina.

Aqui você conta com os melhores simulados para te ajudar a sobressair no estilo de prova do Cebraspe!

Cronograma PCDF Administrativo: Resumo de datas

Solicitação de isenção de taxa 30 de setembro a 7 de outubro
Inscrições de candidatos 24 de outubro a 12 de novembro
Pagamento da taxa de inscrição até 14 de novembro
Aplicação das provas para Gestor 12 de janeiro
Aplicação das provas para Analista (agente administrativo) 19 de janeiro
Divulgação de gabarito preliminar 14 de janeiro (gestor) e 21 de janeiro (analista)
Divulgação do resultado final do concurso 23 de junho

Como serão as etapas do concurso PCDF Administrativo?

Serão realizadas as seguintes fases de avaliação para selecionar candidatos para o concurso PCDF Administrativo:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

As avaliações estão marcadas para serem realizadas nas seguintes datas:

  • 12 de janeiro para Gestor;
  • 19 de janeiro para Analista.

O modelo de item de prova nesta etapa é o de Certo ou Errado. As provas objetivas serão compostas por 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

A avaliação escrita valerá 30,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo/área de atividade/especialidade/ramo.

Resumão

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento