Com inscrições encerradas e provas no mês de maio, a relação de inscritos para o concurso MPU (Ministério Público da União) foi divulgada pela banca organizadora. Candidatos concorrem a 172 vagas para as carreiras de técnico e analista, com iniciais de até R$14,8 mil.
Conforme as informações divulgadas, 241.553 pessoas se inscreveram para concorrer às vagas das diversas especialidades das carreiras disponíveis.
Assim como as previsões indicavam, o cargo de Técnico do MPU - Administração sobressaiu com o maior número de participantes, com 115.383 participantes. Com 66 vagas disponíveis, o cargo tem a concorrência de 1.748,23 candidatos por vaga.
Outro cargo que se esperava bastante inscrições, sendo o segundo com maior número de participantes é o de Analista do MPU - Direito, que soma 73.105 inscritos. Com 66 vagas disponíveis, o cargo tem a concorrência de 1.107,65 candidatos por vaga.
Técnico do MPU - Polícia Institucional, outro cargo com bastante interesse de candidatos, somou 24.811 inscrições. Mesmo com menos participantes, o cargo teve uma alta relação de concorrência, com 3.101,38 candidatos disputando cada uma das 8 vagas disponíveis.
A relação de inscritos completa, cargo por cargo, pode ser acessada na página oficial do concurso no site da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que é banca organizadora.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
Concurso MPU: como serão as etapas de provas?
Os candidatos a ingressar no Ministério Público da União em 2025 serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Lembrando que para o cargo de Técnico de Polícia Institucional haverá também Teste de Aptidão Física (TAF).
As provas objetivas serão divididas em dois módulos, cujos tópicos de conhecimento variarão conforme a carreira escolhida pelo candidato. Serão 80 questões no total, sendo 50 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos.
As provas discursivas consistirão na elaboração de uma redação dissertativa-argumentativa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Apenas o Técnico em Polícia Institucional não participará desta etapa.
Vale lembrar que apenas os candidatos que conquistarem a classificação mínima estipulada em edital para cada cargo terão suas provas discursivas corrigidas.
O Teste de Aptidão Física (TAF), aplicado para candidatos a Técnico em Polícia Institucional, será composto de 3 etapas, listadas a seguir:
- flexão de braço na barra fixa (apenas candidatos do sexo masculino);
- teste estático de barra (somente candidatas do sexo feminino);
- flexão abdominal; e
- corrida de 12 minutos.
As etapas de prova serão aplicadas no dia 4 de maio, em todas as capitais do país e no Distrito Federal. A duração será de 4 horas e 30 minutos e o período em que os candidatos realizará as provas dependerá do cargo escolhido.
Candidatos ao cargo de Analista do MPU farão as provas no turno da manhã, das 8 às 12h30. Enquanto as provas para Técnico ocorrerão no período da tarde, das 15 às 19h30.