Concurso MPU: local de prova disponível para consulta

Concurso MPU: local de prova disponível para consulta

Candidatos participantes do concurso MPU (Ministério Público da União) já podem realizar a consulta ao local em que farão as provas do certame no próximo domingo, dia 4 de maio.

A consulta é feita de maneira individual por meio da página oficial do concurso no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é banca organizadora.

No dia das provas, a aplicação será realizada em turnos diferentes, a depender do cargo escolhido pelo candidato.

Aqueles que concorrem às vagas de analista fazem as provas no período da manhã, das 8h às 12h30. Enquanto os candidatos ao cargo de técnico farão o exame no turno da tarde, das 15h às 19h30.

Conforme é de praxe em provas de concurso público, é recomendado ao candidato chegar ao local com antecedência. No caso do concurso MPU, a orientação é que se chegue 1 hora e 30 minutos antes do horário indicado de início das provas.

Você entre os melhores

O IMP acredita no resultado do seu esforço. Você que nos acompanha e tem acesso a materiais e informações de primeira qualidade tem tudo que precisa para ficar entre os melhores. Continue contando com o IMP durante sua jornada de aprovação. Boa prova!

Concurso MPU: orientações para o dia de prova

Conforme consta no edital da seleção para o Ministério Público da União, é pedido aos candidatos que sigam algumas orientações para o dia de prova.

Primeiramente é imprescindível que o candidato compareça ao seu local de prova portando o comprovante de inscrição e o documento de identificação, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação. Somente serão aceitos documentos originais e com foto. 

Não serão aceitos como documentos de identidade: documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

Será eliminado do Concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como iPod, smartphone, telefone celular, agenda eletrônica, aparelho MP3 player, notebook, tablet, palmtop, pen drive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, carteira, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira (grafite), corretor líquido e/ou borracha.

Concurso MPU: como serão as etapas de provas?

Os candidatos a ingressar no Ministério Público da União em 2025 serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Lembrando que para o cargo de Técnico de Polícia Institucional haverá também Teste de Aptidão Física (TAF).

As provas objetivas serão divididas em dois módulos, cujos tópicos de conhecimento variarão conforme a carreira escolhida pelo candidato. Serão 80 questões no total, sendo 50 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos.

As provas discursivas consistirão na elaboração de uma redação dissertativa-argumentativa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Apenas o Técnico em Polícia Institucional não participará desta etapa.

Vale lembrar que apenas os candidatos que conquistarem a classificação mínima estipulada em edital para cada cargo terão suas provas discursivas corrigidas.

O Teste de Aptidão Física (TAF), aplicado para candidatos a Técnico em Polícia Institucional, será composto de 3 etapas, listadas a seguir:

  • flexão de braço na barra fixa (apenas candidatos do sexo masculino);
  • teste estático de barra (somente candidatas do sexo feminino);
  • flexão abdominal; e
  • corrida de 12 minutos.

As etapas de prova serão aplicadas no dia 4 de maio, em todas as capitais do país e no Distrito Federal. A duração será de 4 horas e 30 minutos e o período em que os candidatos realizará as provas dependerá do cargo escolhido.

Candidatos ao cargo de Analista do MPU farão as provas no turno da manhã, das 8 às 12h30. Enquanto as provas para Técnico ocorrerão no período da tarde, das 15 às 19h30.

Resumo

  • Órgão: Ministério Público da União;
  • Situação atual: edital publicado;
  • Banca: FGV;
  • Nível: superior;
  • Cargos: Técnico e Analista;
  • Iniciais: R$ 9.052,54 até R$ 14.852,98;
  • Inscrição: 13 de janeiro a 27 de fevereiro;
  • Prova: 4 de maio;
  • Acesse aqui o edital completo do MPU!

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos  em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

 QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog