Após anúncio de que a seleção pública para o Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade estava autorizada, foi confirmado que a comissão organizadora do certame está formada.
O grupo iniciará o processo de elaboração do termo de referência, do edital e de contratação de banca para o provimento de 180 vagas para o Instituto. O ICMBio estabeleceu que a comissão irá reger os preparativos com eficiência, integridade, transparência.
Outra informação repassada pelo órgão que merece atenção de interessados é de que o quantitativo atual de vagas deve ser considerado um adiantamento. Isso porque a demanda do instituto é de 1.105 vagas.
Tal dado irá valorizar ainda mais o cadastro de reserva do concurso, bem como dá indícios de que outra edição do certame poderá ser chamada antes do que o esperado.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
QUERO SER APROVADO EM CONCURSO
Edital deve ser publicado em seis meses
Conforme consta na portaria que autorizou o provimento de vagas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade o prazo estipulado para a liberação do edital é de seis meses.
O documento também define que o intervalo entre a publicação do edital e a realização das provas deverá atender ao limite de dois meses. Isso faz com que possamos contar com as avaliações para o primeiro trimestre de 2025.
Como foi o último concurso do ICMBio?
A seleção anterior a dessa autorização, ocorreu no final de 2021 e contou com 171 vagas no total, com 110 para técnico ambiental, de nível médio, e 61 de analista ambiental, de nível superior.
A banca organizadora à época foi o Cebraspe. Foram duas etapas de avaliação, prova discursiva e objetiva.
As provas objetivas para técnico ambiental tiveram 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.
Enquanto para analista ambiental, a etapa objetiva teve 100 questões, sendo 40 de conhecimentos básicos e 60 de específicos.
A etapa discursiva também variou cargo a cargo. Para técnico foi exigida elaboração de texto com até 30 linhas acerca de temática de meio ambiente e Amazônia. Enquanto para analista o máximo de linhas era 45 e a proposta era dar solução à situação-problema relacionada aos conhecimentos específicos do edital.
Resumão
- Órgão: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade;
- Situação atual: edital autorizado;
- Cargos: Analista administrativo e ambiental;
- Vagas: 180;
- Nível: Superior;
- Iniciais: R$ 10,7 mil;
- Acesse aqui o edital de 2021 do ICMBio!