Após especulações, está confirmado que a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, discute abertura de concurso para 2024.
As vagas são para cargos de nível médio e superior. Tem-se previsão de 80 oportunidades, sendo 40 imediatas e 40 para formação de cadastro de reserva.
A carreira de assistente é de escolaridade média e possui rendimentos de R$3.046,58. Enquanto o cargo de analista tem como requisito o nível superior e iniciais de R$7.993,88.
O cadastro de reserva formado terá prazo de utilização enquanto durar a validade do edital, que será de 1 ano, com possibilidade de ser prorrogado.
A agência informou que possui comissão organizadora formada e trabalha para consolidar a preparação do concurso, estuda cronograma e licitação para escolha de banca examinadora.
Como se preparar?
Este será a primeira seleção com a Embratur possuindo o status de agência. O último certame ocorreu em 2010, quando ainda era Instituto Brasileiro de Turismo.
À época a oferta ficou em 84 vagas de nível médio e superior, divididas aos seguintes cargos e especializações:
Nível médio
- Agente administrativo
Nível superior
- Administrador;
- Economista;
- Técnico em comunicação social;
- Técnico especializado II;
- Técnico especializado IV.
Vale lembrar que a Embratur possui quatro escritórios no Brasil. A Agência tem unidades em Brasília, sede da instituição, além de representações nas cidades de Criciúma (SC), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
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A mudança para o status de agência
Criada em 1966, a Embratur tem longa história na promoção do turismo para o território brasileiro. Até 2020 funcionou como autarquia federal responsável por gerir políticas públicas no setor do turismo.
Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur tornou-se dedicada à promoção do turismo internacional e concentrada "no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior."
Em 2020, a Embratur passou a ser agência de serviço social autônoma, por meio da lei Lei nº 14.002. Tornou-se integrante do Sistema S e adquiriu direito privado. A própria agência explica o que mudou.
A diferença é que a mudança deu mais autonomia e agilidade à Embratur para a atração de turistas estrangeiros, incluindo a divulgação da “Marca Brasil” em todo o mundo, a partir da captação de recursos privados. De lá para cá, a nova Agência encarou novos desafios e acumulou muitos resultados em sua missão: promover no exterior o Brasil, seus destinos e diversos atrativos.