Anunciada desde abril, a seleção pública de candidatos para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, teve banca organizadora confirmada.
A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec) foi a escolhida.
Com esta fase da organização do certame concluída, abre-se espaço para que o edital seja publicado a qualquer momento. Até o momento estão estimadas 80 vagas, que serão distribuídas entre cargos de nível médio e superior.
Este será o primeiro concurso para provimento de vagas desde que a Embratur foi alçada ao status de agência em 2020. A expectativa é de que até dezembro desde ano, o concurso tenha chegado à etapa de publicação do resultado final.
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Quais cargos serão oferecidos na seleção da Embratur?
Conforme informações disponibilizadas pela agência até o momento, serão 80 vagas para provimento. 40 destas serão imediatas, enquanto a outra metade será para formação de cadastro de reserva.
- Analista (nível superior): 20 vagas + 20 CR;
- Assistente (nível médio): 20 vagas + 20 CR;
A remuneração inicial para o cargo de assistente é de R$ 3.046,58, enquanto o de analista recebe o valor de R$ 7.993,88.
Além do vencimento básico, ambos os cargos tem direito à benefícios. A agência oferece R$ 1.877,88 de auxílio-alimentação, além de auxílio-educação, auxílio para curso de idiomas, auxílio-creche/escola, plano de saúde e odontológico.
Vale lembrar que a Embratur possui quatro escritórios no Brasil. A Agência tem unidades em Brasília, sede da instituição, além de representações nas cidades de Criciúma (SC), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
A mudança para o status de agência
Criada em 1966, a Embratur tem longa história na promoção do turismo para o território brasileiro. Até 2020 funcionou como autarquia federal responsável por gerir políticas públicas no setor do turismo.
Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur tornou-se dedicada à promoção do turismo internacional e concentrada "no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior."
Em 2020, a Embratur passou a ser agência de serviço social autônoma, por meio da lei Lei nº 14.002. Tornou-se integrante do Sistema S e adquiriu direito privado. A própria agência explica o que mudou.
A diferença é que a mudança deu mais autonomia e agilidade à Embratur para a atração de turistas estrangeiros, incluindo a divulgação da “Marca Brasil” em todo o mundo, a partir da captação de recursos privados. De lá para cá, a nova Agência encarou novos desafios e acumulou muitos resultados em sua missão: promover no exterior o Brasil, seus destinos e diversos atrativos.