Concurso Embrapa: etapa de provas; o que é preciso para aprovação?

Concurso Embrapa: etapa de provas; o que é preciso para aprovação?

Com quase 280 mil candidatos convocados para a etapa de provas no último domingo (23/3), o concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) segue agora para a fase de resultados.

Com isso, diversos participantes ficam em dúvida sobre o que é necessário para ser aprovado. Neste artigo você irá conferir os diferentes critérios empregados pela banca, o Cebraspe, para avaliar os candidatos nas etapas previstas.

Vale lembrar que o certame oferece 1.027 vagas imediatas, além de cadastro de reserva. em diversos cargos, especialidades e lotações para todos os níveis de requisito de formação.

Diferente do que é de costume, a atual seleção para a Embrapa teve como principal fase classificatória e eliminatória apenas a prova objetiva.

Provas discursivas apenas foram aplicadas para o cargo de pesquisador, de mais alto requisito de nível de escolaridade, e algumas especialidades de analista.

Ainda que 280 mil inscritos tenham sido convocados, é costumeiro que haja determinado quantidade de não comparecimento. A informação, entretanto, ainda não foi divulgada pela banca.

A seguir você confere quantos pontos os candidatos devem alcançar para serem considerados aprovados nesta etapa em cada cargo.

Você entre os melhores

O IMP acredita no resultado do seu esforço. Você que nos acompanha e tem acesso a materiais e informações de primeira qualidade tem tudo que precisa para ficar entre os melhores. Continue contando com o IMP durante sua jornada de aprovação. Boa prova!

Concurso Embrapa: o que é necessário para a aprovação nas provas?

A atual seleção para ingresso de servidores na Embrapa teve como banca organizadora o Cebraspe.

Desta forma, as provas objetivas seguiram o padrão da banca, com questões de modelo certo ou errado. Conforme as regras do Cebraspe, cada item que o candidato tiver marcado corretamente lhe confere 1,00 ponto, enquanto os erros retiram 1,00 ponto da somatória final.

A quantidade de questões total da prova, bem como as notas mínimas para aprovação dos candidatos variaram conforme o cargo escolhido. Confira os quadros a seguir.

Assistente

 Prova Quantidade de questões Nota mínima
Conhecimentos gerais 40 itens 8 pontos
Conhecimentos específicos 60 itens 18 pontos
Total 100 itens 30 pontos

Técnico

Prova Quantidade de questões Nota mínima
Conhecimentos gerais 40 itens 8 pontos
Conhecimentos específicos 60 itens 18 pontos
Total 100 itens 30 pontos

Analista

Prova Quantidade de questões Nota mínima
Conhecimentos gerais 40 itens 8 pontos
Conhecimentos complementares 30 itens 6 pontos
Conhecimentos específicos 30 itens 9 pontos
Total 100 itens 30 pontos

Pesquisador

Prova Quantidade de questões Nota mínima
Conhecimentos gerais 50 itens 10 pontos
Conhecimentos complementares 25 itens 5 pontos
Conhecimentos específicos 35 itens 10 pontos
Total 100 itens 33 pontos

Vale lembrar que cada cargo pode possuir etapas adicionais além das provas objetivas aplicadas das provas objetivas. Conforme já mencionado, para alguns candidatos as provas discursivas já foram aplicadas no último domingo, dia 23 de março.

Além destas, algumas especialidades de técnico e assistente terão ainda prova prática, para os candidatos que forem selecionados.

No caso de pesquisador, há ainda duas outras etapas, defesa de memorial e avaliação de títulos, a serem aplicadas conforme o cronograma oficial.

Concurso Embrapa: quando saem os gabaritos do processo seletivo?

Outra questão de interesse dos candidatos que fizeram as provas do certame no último domingo é quando sairão os primeiros gabaritos.

Conforme previsto no edital, a data em que estes documentos serão liberados em sua versão preliminar é no dia 25 de março. A consulta aos gabaritos provisórios poderá ser feito apenas de maneira individual.

A consulta é realizada na página oficial do concurso no site do Cebraspe, que é banca organizadora. Candidatos devem utilizar o CPF e a senha cadastrada no ato de inscrição para realizar o acesso.

Com a liberação dos gabaritos provisórios será aberto o prazo para interposição de recursos contra os documentos, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de março. Após este período, os recursos serão avaliados e a versão definitiva do gabarito será liberada no dia 22 de abril, conforme o cronograma oficial.

Resumão

  • Órgão: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária;
  • Situação: provas realizadas;
  • Banca: Cebraspe;
  • Nível: todos os níveis;
  • Vagas: 1.027;
  • Cargos: assistente, técnico, analista e pesquisador;
  • Iniciais: de R$2.186,19 a R$12.814,61;
  • Inscrições: 16 de dezembro a 7 de janeiro;
  • Provas: 23 de março de 2025;
  • Acesse aqui o edital completo!

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog