Caso a seleção pública dos Correios de fato cumpra o que a própria empresa prevê e realize provas em cidades para além das capitais, uma tendência para grandes concursos pode ser consolidada.
A Empresa de Telégrafos e Correios (ECT) pretende seguir os passos do CNU e realizar provas em 228 cidades e não apenas em capitais.
Quando o governo apresentou a proposta de uma seleção unificada para múltiplos órgãos da esfera federal, um dos principais objetivos foi promover um modelo que de fato democratizasse o serviço público.
Uma das estratégias empregadas pelo Ministério da Gestão e Inovação foi fazer com que candidatos pudessem realizar provas em municípios de seus estados mais distantes das capitais, o que permitia maior acesso.
Caso os Correios façam adesão a esta proposta e ampliem a tal maneira os locais onde os candidatos possam fazer provas, tal modelo poderá se afixar para concursos de dimensões nacionais.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
QUERO SER APROVADO EM CONCURSO
Seleções semelhantes que podem ampliar acesso no futuro
É notório que certas tendências não se consolidam do dia para a noite. O último concurso da Caixa, por exemplo, que guarda dimensões de inscritos e cargos semelhante com o CNU e o Correios, teve opção para em média uma centena de locais de prova.
Como é possível verificar, seleções como as do Banco do Brasil e INSS, que geralmente alcançam ou superam o milhão de inscritos, podem ser afetadas por esta tendência e se tornar padrão em certames de alçada nacional o número de 228 municípios com locais de prova.
É certo que determinados concursos, sobretudo os de contexto estadual e municipal, continuarão com locais de prova restritos, seja por conservadorismo dos órgãos, questões de logística ou por planejarem dar preferência a candidatos de suas próprias localidades.
Previsão de cronograma dos Correios
Ainda não haja informações oficiais acerca de datas para a realização dos exames, há alguns pontos do cronograma com previsões.
O edital de abertura, por exemplo, é estimado que tenha publicação em setembro. Enquanto o início da contratação é previsto para dezembro. Tal intervalo entre estas datas estima a duração das etapas de classificação de 3 a 4 meses.
Resumão
- Órgão: Empresa de Correios e Telégrafos – ECT;
- Situação: comissão formada;
- Cargos: Agente e Analista dos Correios;
- Vagas: 3,2 mil estimadas;
- Níveis: médio e superior;
- Iniciais: R$ 2.429,25 a R$ 6.190,05;