O Governo Federal segue animado com a transformação do Concurso Nacional Unificado em modelo permanente para a seleção de servidores aos diversos órgão públicos da esfera federal.
Tal possibilidade foi abordada em entrevista de Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicas, concedida à CNN Brasil.
A demanda para que se faça um novo CNU adveio das solicitações realizadas por diversos órgãos federais para o provimento de vagas e que teve prazo encerrado em 31 de maio.
A ministra anunciou que algumas dessas vagas devem ter autorização concedidas ainda em julho deste ano e a expectativa é de que a segunda edição do certame unificado aconteça no ano que vem. Confira a fala de Esther Dweck a respeito do assunto:
A gente pensa em fazer um concurso unificado no ano que vem. Até o início de julho a gente deve autorizar novas vagas. Já anunciamos no Meio Ambiente, por exemplo. Precisamos avaliar se os ministérios e áreas contemplados vão querer fazer a prova unificada ou não. Eles querendo a gente pode repetir a prova unificada.
A ministra ainda mencionou que a realização deste segundo Concurso Unificado dependerá dos próprios órgãos, que devem avaliar se esta forma de ingresso atende às suas expectativas.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
QUERO SER APROVADO EM CONCURSO
Vagas para área ambiental, PF e PRF somam quase 1,5 mil oportunidades
Seleções para a área ambiental são aquelas com negociações mais avançadas. O provimento de cargos para ICMBio, Ibama e Jardim Botânico do Rio de Janeiro tiveram autorização confirmada por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Outra prioridade são as vagas destinadas aos órgãos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ainda que, neste caso, os trâmites estejam menos avançados, se tem alguma estimativa do quantitativo de vagas que pode ser oferecido.
Confira a seguir a listagem de vagas estimadas até o momento:
- Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama): 260 vagas;
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: 180 vagas;
- Jardim Botânico do Rio de Janeiro: 20 vagas;
- Polícia Federal - Área administrativa: 789 vagas;
- Polícia Rodoviária Federal - Agente Administrativo: 235 vagas.
Resumão
- Órgão: MMA e MJSP;
- Situação: autorização solicitada;
- Banca: em definição;
- Cargos: diversos;
- Nível: médio e superior;
- Vagas: 1,5 mil aproximadamente;