Concurso CNU: anotação de gabarito será permitida no dia de provas

Concurso CNU: anotação de gabarito será permitida no dia de provas

Um pedido muitas vezes solicitado por candidatos do Concurso Nacional Unificado foi atendido pelo governo federal!

Com a decisão, agora será possível anotar as respostas e levar o gabarito para casa, o que permitirá a conferência de erros e acertos com maior agilidade.

A mudança surgiu de negociações que a Defensoria Pública da União vinha fazendo em nome dos participantes do certame. Neste 18 de julho, a DPU e o Ministério da Gestão e Inovação firmaram o acordo que garantirá essa possibilidade aos candidatos.

Em informações repassadas à imprensa, o MGI explicou que folhas para anotação das repostas será oferecida aos candidatos.

Vale lembrar que, anteriormente, o edital proibia qualquer tipo de anotação. O precedente de se ter liberado no concurso Caixa que candidatos anotassem as respostas pode ter dado peso à decisão.

Você entre os melhores

A vida do concurseiro é uma caixinha de surpresas: edital que sai de última hora; prova que jurou que ia passar e não passa; nomeação que era emprego para a vida toda, mas está de olho na próxima vaga.

Seja qual for seu caso, o IMP Concursos tem o preparatório ideal para a etapa que você se encontrar na jornada do serviço público. #VemProIMP!

QUERO SER APROVADO EM CONCURSO

Relembre horários de prova e planeje-se para 18 de agosto

As provas da etapa de conhecimento do Concurso Nacional Unificado ocorrerão em dois turnos, matutino e vespertino.

No período da manhã, candidatos dos blocos 1 a 7 farão a prova objetiva de conhecimentos gerais, composta de 20 questões de múltipla escolha, além da prova dissertativa de conhecimento específico.

Candidatos do bloco 8, de nível médio, farão a primeira prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, e a prova dissertativa, que será 1 redação. 

No período da tarde, será a vez dos conhecimentos específicos para os blocos de 1 a 7, esta segunda prova objetiva terá 50 questões. Os candidatos aos cargos de nível médio, fazem neste turno 40 questões e completam a avaliação objetiva do bloco 8.

Confira a seguir o detalhamento de horários de ambos os turnos.

Turno matutino

  • Abertura dos portões: 7h30;
  • Fechamento dos portões: 8h30;
  • Início da aplicação: 9h;
  • Duração da prova: 2h30.

Turno vespertino

  • Abertura dos portões: 13h;
  • Fechamento dos portões: 14h;
  • Início da aplicação: 14h30;
  • Duração da prova: 3h30.

Garanta o cartão de confirmação e confira seu local de prova

O MGI relembrou que a partir do dia 7 de agosto o cartão de confirmação de inscrição com detalhes do local de prova estará disponível aos participantes na área do candidato no site do Cebraspe.

Este documento será de apresentação obrigatória no dia de provas, por isso não se esqueça de garantir o documento com antecedência. Além disso, é necessário comparecer ao local de prova com um documento de identificação original, cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas.

Qual o melhor método para revisão final no CNU?

Na live do IMP Plano de Estudos CNU com o professor Thiago Medeiros abordou-se o método horizontal, uma maneira de estudar que garantirá que você consiga ativar seu conhecimento prévio dos múltiplos tópicos de todo o edital.

O objetivo deste método é rever todo o conteúdo do edital, refrescando a memória de estudos.

O diferencial do método proposto pelo professor é que no dia da prova, você terá ativado seu conhecimento a respeito dos mais variados conteúdos que farão parte do exame, sem correr o risco de ser surpreendido por algum tópico que esqueceu.

Na organização do seu cronograma por semanas, você irá separar as duas semanas que antecedem a prova apenas para fazer apenas revisão. E isso todos os dias, nada de chegar nesse ponto com conteúdo novo para ver!

Nesta proposta você também deverá combinar segmentos de conteúdo. A sugestão do professor Thiago Medeiros é que você alterne:

  • Um dia com 2/3 do tempo disponível dedicado a conteúdos de eixos temáticos, específicos do seu bloco, com 1/3 de conhecimentos básicos.
  • No dia seguinte, 1/3 da dedicação para prática de redação e leitura e 2/3 para os eixos temáticos.

Lembre-se que isto é apenas uma proporção. Ao organizar seus estudos, você deve incluir mais de um tópico de estudo, garantindo que ao final de duas semanas terá revisado todo o conteúdo do edital.

Resumão CNU

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento