Concurso CNU: concorrência por vagas divulgada; confira relação

Concurso CNU: concorrência por vagas divulgada; confira relação

Foi divulgada a última relação de inscritos antes da aplicação das provas para o Concurso Nacional Unificado de dia 18 de agosto. Os números divulgados foram publicados pelo site do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) responsável pela seleção.

A primeira edição do CNU se tornou o maior processo seletivo para o funcionalismo público da história, com mais de 2,1 milhões de candidatos disputando 6.640 vagas.

Confira na tabela a seguir os números completos.

Conforme os dados, o Bloco 8 - Nível Intermediário é o que apresenta a maior concorrência com 694.551 inscritos para 692 vagas. Por outro lado, o Bloco 2 - Tecnologia, Dados e Informação é o menos concorrido, com 132,3 candidatos por vaga.

Os números demonstram uma alto interesse da população brasileira por oportunidades dentro do serviço público. Com a concorrência geral do CNU atingindo o patamar de 318,4 candidatos por vaga, somente os mais bem preparados ficarão entre os melhores e ingressarão nas oportunidades.

Você entre os melhores

O IMP acredita no resultado do seu esforço. Você que nos acompanha e tem acesso a materiais e informações de primeira qualidade tem tudo que precisa para ficar entre os melhores. Continue contando com o IMP durante sua jornada de aprovação. Boa prova!

QUERO SER APROVADO EM CONCURSO

Candidatos tem mais de uma chance para ingressar em vagas do CNU

Ainda que as estatísticas demonstrem um concurso bastante disputado, o sistema de blocos desenvolvido pelo MGI dá aos candidatos mais de uma oportunidade de conquistar vagas.

Isso porque cada candidato pode se inscrever para mais de uma vaga dentro de um bloco e mesmo que não ingresse na sua vaga de preferência poderá continuar concorrendo aos demais cargos escolhidos dentro de seu bloco.

Números atestam avanços na inclusão, segundo MGI

Ao comunicar os dados desta última relação de inscritos, o Ministério da Gestão e Inovação mostrou-se satisfeito com as políticas empregadas no sentido de democratizar o acesso ao serviço público brasileiro.

O principal número que o MGI utilizou para a avaliação foi o contingente de participantes, sobretudo de negros e negras, que ficou em 415.496 candidatos.

O coeficiente candidato-vaga, entretanto, entre negros e negras ficou bastante semelhante do para ampla concorrência, 315,7. Para pessoas com deficiência ficou em 114,7 e para pessoas indígenas 68,4.

Resumão CNU

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento