Uma informação muito aguardada por candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) já pode ser consultada no portal do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Trata-se da relação de candidato por vaga atualizada a partir das abstenções nas provas, que foram bastante altas, com taxa de 54,12% de inscritos não comparecendo.
Entre 2,1 milhões de inscritos, o número de candidatos presentes nas provas agendadas para o dia 18 de agosto foi de 970.037.
Os números foram divulgados pelo MGI na última terça-feira, 25 de setembro, e as listas estão divididas por bloco temático.
A lista não considerou aqueles candidatos que foram eliminados por não terem marcado o gabarito ou frase de validação da prova.
Concorrência por vaga atualizada após provas do CNU
Mesmo com um alto índice de abstenção durante as provas, o Concurso Nacional Unificado segue sendo um dos maiores da história do país, com muitos concorrentes para cada um dos cargos oferecidos.
Bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
No bloco 5, um dos favoritos entre os alunos aqui do IMP Concursos, a relação entre candidatos presentes e vagas disponíveis variou bastante. O bloco ofertou 1.016 vagas.
A vaga mais concorrida dentre as do bloco foi a de Técnico em Assuntos Educacionais para o MGI, que ofertou apenas 2 vagas, porém teve 21.597 candidatos presentes na disputa, ficando com uma relação final de concorrência de 10.798,5 candidatos por vaga.
Enquanto a vaga menos concorrida do bloco foi a de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, que ofertou 58 vagas. Foram 4.181 presentes na disputa, ficando com a relação final de concorrência em 72,1 candidatos por vaga.
Acesse a tabela completa com todas as informações do Bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública
Outro bloco com muitos alunos nosso, o bloco 7 ofertou uma variedade bastante grande de cargos disponíveis na esfera federal. Em termos de concorrência geral, ficou como o segundo bloco mais concorrido, perdendo apenas para o bloco 8, que ofertou vagas de nível médio. O bloco ofertou 1.737 vagas.
A vaga menos concorrida do bloco foi a de Arquivista no Ministério da Gestão e Inovação. Foram 16 vagas ofertadas para um total de 1.985 candidatos presentes nas provas. A relação final de concorrência ficou em 124,1 candidatos por vaga.
Já a vaga mais concorrida foi a de Analista Administrativo da PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar). Foram 125.926 candidatos presentes nas provas disputando um total de 9 vagas. A relação final de concorrência ficou em 13.991,8.
Acesse a tabela completa com todas as informações do Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública.
Bloco 8 - Nível Intermediário
Este bloco concentrou unicamente vagas cujo requisito de escolaridade era o ensino médio completo ou curso técnico específico. Foi o bloco mais concorrido em termos gerais, ofertando 1.003 vagas para apenas 4 órgãos federais. Apesar disso, as vagas caso a caso não foram tão concorridas quanto para o bloco 7.
A vaga mais concorrida do bloco foi a de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (Centro-Oeste) para o IBGE. Foram 83.479 inscritos presentes disputando 40 vagas. A relação final de concorrência ficou em 2.087.
Enquanto a vaga menos concorrida foi a de Agente de Inspeção para o Ministério da Agricultura e Pecuária. Foram 12.597 inscritos presentes disputando 100 vagas. A relação final de concorrência ficou em 126. O requisito para a vaga era o Curso Técnico Agrícola com registro de classe.
Acesse a tabela completa com todas as informações do Bloco 8 - Nível Intermediário.
Quando saem os resultados do concurso CNU?
Com a relação de concorrência, bem como os critérios para ser aprovado no CNU, muitos candidatos já conseguem ter noção de como foram nas avaliações.
Mas a pergunta que fica é: quando está previsto para serem divulgados os resultados do primeiro Concurso Nacional Unificado?
Segundo o cronograma do CNU, o resultado final do processo seletivo está programado para ser liberado no dia 21 de novembro.
Enquanto a divulgação das notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da etapa discursiva ocorrerá no dia 8 de outubro.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, com a liberação dos resultados, a estimativa é de que as primeiras convocações para posse e o curso de formação comecem a ser feitas em janeiro do próximo ano.
Resumão CNU
- Editais publicados
- São 6.640 vagas
- Oportunidades para diversos cargos
- Níveis médio e superior
- Salários iniciais chegam a R$ 22,9 mil
- Provas em 18 de agosto
- Confira o edital completo do bloco 1
- Confira o edital completo do bloco 2
- Confira o edital completo do bloco 3
- Confira o edital completo do bloco 4
- Confira o edital completo do bloco 5
- Confira o edital completo do bloco 6
- Confira o edital completo do bloco 7
- Confira o edital completo do bloco 8