Concurso CNU: dia 18 de agosto; tudo o que você precisa saber

Concurso CNU: dia 18 de agosto; tudo o que você precisa saber

Finalmente chegou o momento tão esperado. Neste sábado você terá a oportunidade de conquistar a sonhada vaga no serviço público federal. O IMP Concursos confia na sua preparação e tem certeza que você dará o seu melhor.

Ainda não dê tempo e nem seja recomendado nenhuma revisão de última hora, neste artigo você encontrará todas as informações para ter um dia de prova tranquilo e bem planejado.

Quais são os horários de aplicação no dia de provas do CNU?

A etapa avaliativa do CNU ocorrerá em dois turnos, matutino e vespertino. A recomendação é sempre se organizar para chegar com antecedência no local de prova, mantendo atenção aos horários de abertura e fechamento dos portões.

Vale lembrar que dos blocos 1 a 7 as provas objetivas são divididas entre conhecimentos gerais e específicos, enquanto que no bloco 8 todos os candidatos fazem prova com mesmo conteúdo programático.

Turno matutino

Pela manhã, candidatos farão a prova discursiva e a primeira prova objetiva, com 20 questões. O bloco 8, de nível médio, terá uma redação, enquanto os demais blocos devem resolver uma questão dissertativa acerca de conhecimentos específicos.

Horários

  • Abertura dos portões – 7h30;
  • Fechamento dos portões – 8h30;
  • Início da aplicação – 9h;
  • Tempo de duração – 2h30.

Turno vespertino

Ao retornarem à tarde, candidatos farão a segunda prova objetiva. O bloco 8 fará mais 40 questões, enquanto os demais blocos farão 50 questões de conhecimentos específicos.

Horários

  • Abertura dos portões – 13h;
  • Fechamento dos portões – 14h;
  • Início da aplicação – 14h30;
  • Tempo de duração – 3h30.

Veja o que levar no dia 18: itens obrigatórios, o que é permitido e o que não é

Se planejar com antecedência é imprescindível para não ter que lidar com imprevistos prejudiciais no dia da prova. Para te ajudar nessa tarefa, a seguir você poderá conferir as orientações sobre o que você deve levar ou evitar no dia 18 de agosto.

O que é obrigatório levar?

  • Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
  • Documento de identidade original com foto.

O que é permitido levar?

  • Cartão de confirmação: apesar de não ser obrigatório, o cartão de confirmação disponibilizado pelo MGI deve ser impresso e levado para facilitar a localização da sala de prova.
  • Alimentação: Desde que os alimentos estejam em embalagens lacradas e as garrafas de água sejam transparentes.
  • Demais pertences: A Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes porta-objetos para guardar seus pertences, incluindo o celular (que deve permanecer desligado e com alarmes desativados durante toda a prova).

O que não é permitido levar?

  • Acessórios como: relógio, óculos escuros, chapéu, boné, gorro etc;
  • Canetas coloridas;
  • Alimentos fora de embalagens transparentes;
  • Aparelhos eletrônicos.

Saiba como controlar a ansiedade durante o dia de provas

A seguir você poderá conferir as principais dicas e recomendações para estar nas melhores condições mentais e físicas para o desempenho ideal no dia do CNU.

Tenha uma boa noite de sono

Além de controlar a ansiedade e o humor, dormir bem te dará disposição mental e um corpo descansado, melhorando e muito seu raciocínio e memória. Garanta a higiene do sono no dia anterior, prepare-se para ir para a cama cedo e descansar a quantidade de horas que seu corpo precisa.

Faça alongamentos e mantenha o corpo livre de estresse 

Mente sã, corpo são! A sabedoria clássica traz uma excelente recomendação para uma prova livre de dor e sofrimento. A tensão da chegada das avaliações pode repercutir no corpo e na musculatura e traz dores incomodas que atrapalham o melhor rendimento no exame. Faça alongamentos e mantenha o corpo relaxado para que sua mente possa trabalhar melhor.

Evite sobrecarregar sua mente no dia anterior

Ora, o contrário também é verdadeiro. Impor a sua mente um dia estressante na véspera do CNU apenas vai prejudicar seu desempenho no exame. Busque atividades que mantenham sua mente aquecida e livre de nervosismo. Um livro de filosofia ou literatura pode ser uma boa pedida.

Sem estudos na véspera

Perceba que em termos de preparação você já deu o que tinha para dar e que agora o momento é de encarar a prova e entregar resultado. Nenhuma revisão ou maratona de estudos de última hora fará diferença significativa no que você sabe ou não responder. Pelo contrário, apenas trará cansaço e prejudicará seu desempenho no dia 18.

Use um bom método de resolução da prova

Aborde a prova da maneira que favoreça seu desempenho. Leia as instruções e avalie o quanto demorará para fazer cada questão e mantenha a gestão adequada do tempo de prova. Dê preferência para responder primeiro as questões e as temáticas que você tem maior segurança e ao final as que ficou em dúvida. Assim você garante que entregou seu melhor.

Lembre-se de respirar

Provavelmente a melhor maneira de lidar com a ansiedade. Respire fundo, mantenha a calma, faça uma pequena pausa. Além de oxigenar bem a mente e o corpo, respirar da maneira adequada te traz ao momento presente e evita perder com pensamentos sabotadores.

Mantenha uma atitude positiva e confie no seu potencial

Você não precisa fazer do CNU um caso de vida ou morte. Tirar esse peso te dará mais confiança e tranquilidade. Pense nessa prova como apenas mais um passo rumo ao seu objetivo. Afinal, mesmo depois de aprovado, novas conquistas virão. Tenha em mente que você fez o seu melhor e se certifique de entregar o seu máximo a partir do quanto se preparou.

O IMP Concursos estará com você seja em qual etapa da jornada do serviço público você estiver.

    Resumão CNU

    Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

    Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

    QUERO FICAR BEM INFORMADO

    Voltar para o blog

    Ficou com alguma dúvida?

    Entre em contato com o nosso atendimento